Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schröder, Lorena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bandeira-de-Mello, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79206
Resumo: This paper, which summarizes the author’s master thesis in organization studies, presents results from a study of strategic management practices as they relate to organizational stakeholders. The underlying conceptual framework comes from stakeholder theory, transaction costs economics and the new economic sociology, which emphasize minimization of the costs of preventing opportunistic behaviour, and paradoxically, the development of social networks based on trust, which seek to maximize collective gain. This is a qualitative case study involving interviews with diverse stakeholders—community representatives, clients, and suppliers from an appliance manufacturer in Santa Catarina, Brazil. The results suggest the existence of a variety of different practices. Despite the presence of opportunistic pressures, cooperation and mutual trust are seen as important factors serving the interests of those involved.
id USP-40_03a7376dbd07801f3990a466f2eb413b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79206
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônicoTHE FIRM-STAKEHOLDER INTERFACE: A CASE STUDY FROM THE HOUSEHOLD APPLIANCE INDUSTRY DOI:10.5773/rai.v8i1.485EmbedednessReciprocityRelationshipStakeholdersTrust.ConfiançaEnraizamentoReciprocidadeRelacionamentoStakeholders.This paper, which summarizes the author’s master thesis in organization studies, presents results from a study of strategic management practices as they relate to organizational stakeholders. The underlying conceptual framework comes from stakeholder theory, transaction costs economics and the new economic sociology, which emphasize minimization of the costs of preventing opportunistic behaviour, and paradoxically, the development of social networks based on trust, which seek to maximize collective gain. This is a qualitative case study involving interviews with diverse stakeholders—community representatives, clients, and suppliers from an appliance manufacturer in Santa Catarina, Brazil. The results suggest the existence of a variety of different practices. Despite the presence of opportunistic pressures, cooperation and mutual trust are seen as important factors serving the interests of those involved.No presente artigo, decorrente de pesquisa em nível de mestrado em Estratégia nas Organizações, apresentam-se os resultados do estudo sobre a prática da gestão estratégica das organizações no relacionamento com seus stakeholders. O trabalho é realizado à luz da Teoria dos Stakeholders, das principais discussões das perspectivas teóricas da Teoria dos Custos de Transação, a qual se baseia na premissa de que as transações comerciais de caráter econômico buscam alternativas de menores custos de transação, e da Nova Sociologia Econômica, na qual as discussões fundamentam que as relações emergem de redes sociais baseadas na confiança e no retorno de benefícios comuns aos atores envolvidos. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso de caráter qualitativo, desenvolvido em uma organização do setor eletroeletrônico do estado de Santa Catarina, sendo realizada com os grupos de stakeholders comunidade, fornecedores e clientes, mediante entrevistas, envolvendo atores representantes da empresa e de cada um dos grupos de stakeholders. Os resultados permitiram analisar os diferentes grupos e revelaram particularidades no relacionamento da empresa com esses stakeholders, de modo que foi possível observar práticas distintas em condições variadas, sob diferentes perspectivas. Apesar dos interesses econômicos presentes nas relações, a cooperação e a confiança mútua predominam na busca de interesses dos envolvidos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79206INMR - Innovation & Management Review; v. 8 n. 1 (2011); 148 - 1682515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79206/83278Schröder, LorenaBandeira-de-Mello, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T16:40:08Zoai:revistas.usp.br:article/79206Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-17T16:40:08Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico
THE FIRM-STAKEHOLDER INTERFACE: A CASE STUDY FROM THE HOUSEHOLD APPLIANCE INDUSTRY DOI:10.5773/rai.v8i1.485
title Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico
spellingShingle Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico
Schröder, Lorena
Embededness
Reciprocity
Relationship
Stakeholders
Trust.
Confiança
Enraizamento
Reciprocidade
Relacionamento
Stakeholders.
title_short Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico
title_full Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico
title_fullStr Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico
title_full_unstemmed Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico
title_sort Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico
author Schröder, Lorena
author_facet Schröder, Lorena
Bandeira-de-Mello, Rodrigo
author_role author
author2 Bandeira-de-Mello, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schröder, Lorena
Bandeira-de-Mello, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Embededness
Reciprocity
Relationship
Stakeholders
Trust.
Confiança
Enraizamento
Reciprocidade
Relacionamento
Stakeholders.
topic Embededness
Reciprocity
Relationship
Stakeholders
Trust.
Confiança
Enraizamento
Reciprocidade
Relacionamento
Stakeholders.
description This paper, which summarizes the author’s master thesis in organization studies, presents results from a study of strategic management practices as they relate to organizational stakeholders. The underlying conceptual framework comes from stakeholder theory, transaction costs economics and the new economic sociology, which emphasize minimization of the costs of preventing opportunistic behaviour, and paradoxically, the development of social networks based on trust, which seek to maximize collective gain. This is a qualitative case study involving interviews with diverse stakeholders—community representatives, clients, and suppliers from an appliance manufacturer in Santa Catarina, Brazil. The results suggest the existence of a variety of different practices. Despite the presence of opportunistic pressures, cooperation and mutual trust are seen as important factors serving the interests of those involved.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79206
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79206/83278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 8 n. 1 (2011); 148 - 168
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221935006646272