Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79206 |
Resumo: | This paper, which summarizes the author’s master thesis in organization studies, presents results from a study of strategic management practices as they relate to organizational stakeholders. The underlying conceptual framework comes from stakeholder theory, transaction costs economics and the new economic sociology, which emphasize minimization of the costs of preventing opportunistic behaviour, and paradoxically, the development of social networks based on trust, which seek to maximize collective gain. This is a qualitative case study involving interviews with diverse stakeholders—community representatives, clients, and suppliers from an appliance manufacturer in Santa Catarina, Brazil. The results suggest the existence of a variety of different practices. Despite the presence of opportunistic pressures, cooperation and mutual trust are seen as important factors serving the interests of those involved. |
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Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônicoTHE FIRM-STAKEHOLDER INTERFACE: A CASE STUDY FROM THE HOUSEHOLD APPLIANCE INDUSTRY DOI:10.5773/rai.v8i1.485EmbedednessReciprocityRelationshipStakeholdersTrust.ConfiançaEnraizamentoReciprocidadeRelacionamentoStakeholders.This paper, which summarizes the author’s master thesis in organization studies, presents results from a study of strategic management practices as they relate to organizational stakeholders. The underlying conceptual framework comes from stakeholder theory, transaction costs economics and the new economic sociology, which emphasize minimization of the costs of preventing opportunistic behaviour, and paradoxically, the development of social networks based on trust, which seek to maximize collective gain. This is a qualitative case study involving interviews with diverse stakeholders—community representatives, clients, and suppliers from an appliance manufacturer in Santa Catarina, Brazil. The results suggest the existence of a variety of different practices. Despite the presence of opportunistic pressures, cooperation and mutual trust are seen as important factors serving the interests of those involved.No presente artigo, decorrente de pesquisa em nível de mestrado em Estratégia nas Organizações, apresentam-se os resultados do estudo sobre a prática da gestão estratégica das organizações no relacionamento com seus stakeholders. O trabalho é realizado à luz da Teoria dos Stakeholders, das principais discussões das perspectivas teóricas da Teoria dos Custos de Transação, a qual se baseia na premissa de que as transações comerciais de caráter econômico buscam alternativas de menores custos de transação, e da Nova Sociologia Econômica, na qual as discussões fundamentam que as relações emergem de redes sociais baseadas na confiança e no retorno de benefícios comuns aos atores envolvidos. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso de caráter qualitativo, desenvolvido em uma organização do setor eletroeletrônico do estado de Santa Catarina, sendo realizada com os grupos de stakeholders comunidade, fornecedores e clientes, mediante entrevistas, envolvendo atores representantes da empresa e de cada um dos grupos de stakeholders. Os resultados permitiram analisar os diferentes grupos e revelaram particularidades no relacionamento da empresa com esses stakeholders, de modo que foi possível observar práticas distintas em condições variadas, sob diferentes perspectivas. Apesar dos interesses econômicos presentes nas relações, a cooperação e a confiança mútua predominam na busca de interesses dos envolvidos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79206INMR - Innovation & Management Review; v. 8 n. 1 (2011); 148 - 1682515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79206/83278Schröder, LorenaBandeira-de-Mello, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T16:40:08Zoai:revistas.usp.br:article/79206Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-17T16:40:08Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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