Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Rosemeire Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Wada, Elizabeth Kyoko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15070
Resumo: A pesquisa sobre a gestão organizacional voltada para o relacionamento com os stakeholders refere-se à importância da construção do envolvimento de vários grupos no desenvolvimento dos negócios, de forma a criar e distribuir valor. Para uma melhor visualização e entendimento da estratégia voltada para a gestão com os stakeholders e seu aproveitamento nas redes hoteleiras, a abordagem qualitativa com a metodologia voltada para o estudo de casos múltiplos foi a mais adequada para a investigação empírica. Para essa investigação, foram selecionadas três redes de hotéis por reunirem características que viabilizariam a análise comparativa do estudo, de acordo com o método sugerido por Yin (2010), em que foram utilizadas para coleta de dados, três fontes de evidências: entrevistas, observações diretas e documentação. Por intermédio desta pesquisa, foi possível identificar que, por meio de uma gestão voltada para a transparência, para a ética, para os valores e, principalmente, para o respeito mútuo, a estratégia pode ser mais colaborativa e resultar no aumento da sustentabilidade das organizações.DOI:10.5585/riae.v10i3.1773
id RIEOEI-1_7516ae7542af5be606588d5430ac33b8
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15070
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor HoteleiroStakeholders: Organizational Strategy and Relationship a Multiple Case Study in the Hotel SectorSTAKEHOLDERS: ESTRATEGIA ORGANIZACIONAL Y RELACIÓN ESTUDIO DE CASOS MÚLTIPLES DEL SECTOR HOTELEROEstratégia; Hotelaria; Relacionamento; Stakeholders.Stakeholders; Strategy; Relationship; Hotel Management.Stakeholders; Estrategia; Relación; Hotel.A pesquisa sobre a gestão organizacional voltada para o relacionamento com os stakeholders refere-se à importância da construção do envolvimento de vários grupos no desenvolvimento dos negócios, de forma a criar e distribuir valor. Para uma melhor visualização e entendimento da estratégia voltada para a gestão com os stakeholders e seu aproveitamento nas redes hoteleiras, a abordagem qualitativa com a metodologia voltada para o estudo de casos múltiplos foi a mais adequada para a investigação empírica. Para essa investigação, foram selecionadas três redes de hotéis por reunirem características que viabilizariam a análise comparativa do estudo, de acordo com o método sugerido por Yin (2010), em que foram utilizadas para coleta de dados, três fontes de evidências: entrevistas, observações diretas e documentação. Por intermédio desta pesquisa, foi possível identificar que, por meio de uma gestão voltada para a transparência, para a ética, para os valores e, principalmente, para o respeito mútuo, a estratégia pode ser mais colaborativa e resultar no aumento da sustentabilidade das organizações.DOI:10.5585/riae.v10i3.1773Research into organizational management that focuses on relationships with stakeholders refers to the importance of the commitment of the various groups in the business development prioritizing the creation and distribution of values. For a better view and understanding of strategy-oriented management with stakeholders and the usage of this strategy in hotel chains, a qualitative approach to the methodology, focused on multiple case studies, was the most suitable for empirical investigation. Three hotel chains were selected, with features that allowed a comparative analysis of the study according to the method suggested by Yin (2010), with three sources of evidence: interviews, direct observations and documentation. Through this research, it was found that, through transparency, ethics, values and especially mutual respect clearly shown by the management, a strategy can be more collaborative and result in increasing the sustainability of organizations.La investigación sobre la gestión organizacional con énfasis en la relación con los stakeholders se refiere a la importancia de la construcción de la participación de varios grupos en el desarrollo de los negocios con el objetivo de crear y distribuir valor. Para una mejor visualización y entendimiento de la estrategia centrada para la gestión con los stakeholders y su aprovechamiento en las redes hoteleras, el enfoque cualitativo con la metodología de estudio de casos múltiples fue la más adecuada para la investigación empírica. Para este estudio fueron seleccionados tres redes de hoteles por reunir características que viabilizarían el análisis comparativo del estudio de acuerdo con el método sugerido por Yin (2010), en el que fueron utilizados para la recolección de los datos, tres fuentes de evidencias: las entrevistas, las observaciones directas y la documentación. A través de esta investigación fue posible identificar que, por medio de una gestión centrada para la transparencia, para la ética, para los valores y principalmente para el respeto mutuo, la estrategia puede ser más colaborativa y resultar en el aumento de la sustentabilidad de las organizaciones.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2011-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1507010.5585/ijsm.v10i3.1773Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 3 (2011): RIAE v10n3; 94-125Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 3 (2011): RIAE v10n3; 94-1252176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15070/7279Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Rosemeire RodriguesWada, Elizabeth Kyoko2019-09-20T13:32:01Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15070Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:32:01Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro
Stakeholders: Organizational Strategy and Relationship a Multiple Case Study in the Hotel Sector
STAKEHOLDERS: ESTRATEGIA ORGANIZACIONAL Y RELACIÓN ESTUDIO DE CASOS MÚLTIPLES DEL SECTOR HOTELERO
title Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro
spellingShingle Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro
Junqueira, Rosemeire Rodrigues
Estratégia; Hotelaria; Relacionamento; Stakeholders.
Stakeholders; Strategy; Relationship; Hotel Management.
Stakeholders; Estrategia; Relación; Hotel.
title_short Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro
title_full Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro
title_fullStr Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro
title_full_unstemmed Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro
title_sort Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro
author Junqueira, Rosemeire Rodrigues
author_facet Junqueira, Rosemeire Rodrigues
Wada, Elizabeth Kyoko
author_role author
author2 Wada, Elizabeth Kyoko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Rosemeire Rodrigues
Wada, Elizabeth Kyoko
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia; Hotelaria; Relacionamento; Stakeholders.
Stakeholders; Strategy; Relationship; Hotel Management.
Stakeholders; Estrategia; Relación; Hotel.
topic Estratégia; Hotelaria; Relacionamento; Stakeholders.
Stakeholders; Strategy; Relationship; Hotel Management.
Stakeholders; Estrategia; Relación; Hotel.
description A pesquisa sobre a gestão organizacional voltada para o relacionamento com os stakeholders refere-se à importância da construção do envolvimento de vários grupos no desenvolvimento dos negócios, de forma a criar e distribuir valor. Para uma melhor visualização e entendimento da estratégia voltada para a gestão com os stakeholders e seu aproveitamento nas redes hoteleiras, a abordagem qualitativa com a metodologia voltada para o estudo de casos múltiplos foi a mais adequada para a investigação empírica. Para essa investigação, foram selecionadas três redes de hotéis por reunirem características que viabilizariam a análise comparativa do estudo, de acordo com o método sugerido por Yin (2010), em que foram utilizadas para coleta de dados, três fontes de evidências: entrevistas, observações diretas e documentação. Por intermédio desta pesquisa, foi possível identificar que, por meio de uma gestão voltada para a transparência, para a ética, para os valores e, principalmente, para o respeito mútuo, a estratégia pode ser mais colaborativa e resultar no aumento da sustentabilidade das organizações.DOI:10.5585/riae.v10i3.1773
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-02
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15070
10.5585/ijsm.v10i3.1773
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15070
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v10i3.1773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15070/7279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 3 (2011): RIAE v10n3; 94-125
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 3 (2011): RIAE v10n3; 94-125
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138725175754752