Gestão da inovação para o desenvolvimento sustentável: comportamento e reflexões sobre a indústria química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Uiara Gonçalves de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Kneipp, Jordana Marques, Barbieri, Luciana Aparecida, Gomes, Clandia Maffini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79239
Resumo: Os produtos da indústria química são fornecidos para quase todos os tipos de atividades. Qualquer modificação na composição de determinadas substâncias, visando menor agressão ao ambiente, causará modificações no comportamento de quase toda a cadeia de produção da indústria, e esse resultado será percebido por meio da redução do impacto ambiental. Essa é uma das principais razões que levam as indústrias do setor a se empenharem em desenvolver atividades que visam à sustentabilidade das suas operações, sobretudo no que tange às questões sociais e ambientais. Nesse contexto o estudo buscou analisar o gerenciamento de práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade em empresas do setor químico. Para o desenvolvimento do estudo, foram analisadas indústrias instaladas no Brasil, reconhecidas pela adoção de práticas de inovação e comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com os principais responsáveis pela área de P&D das quatro empresas analisadas e complementados por dados secundários publicados em relatórios de sustentabilidade e websites das companhias. O modelo conceitual utilizado foi adaptado de Hansen, Grosse-Dunker e Reichwald (2009) e pressupõe que a gestão da inovação sustentável ocorre a partir da incorporação de cinco dimensões de análise: integração do critério da sustentabilidade; integração de stakeholders e usuários; ampliação do sistema de produto-serviço; marketing da sustentabilidade direcionado para a inovação sustentável e sensibilização no contexto da sustentabilidade. As análises dos dados obtidos evidenciaram que as empresas possuem investimentos em ecoeficiência no sistema produtivo, integrando os critérios da sustentabilidade no desenvolvimento dos processos e produtos agregando valor ao produto e processo. A gestão de parcerias com stakeholders para geração de tecnologia, investimentos em produtos com apelo socioecológico e a conscientização, por parte das lideranças, da importância da sustentabilidade nas operações e produtos da empresa também fazem parte dos principais resultados encontrados. Entretanto, cabe salientar que uma estratégia pouco explorada pelas empresas incide na inclusão da gestão sustentável sob a forma de ampliação do sistema de produto-serviço que poderia implicar em novos tipos de relacionamento entre stakeholders e parceiros, agregando valor ao produto.
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Nesse contexto o estudo buscou analisar o gerenciamento de práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade em empresas do setor químico. Para o desenvolvimento do estudo, foram analisadas indústrias instaladas no Brasil, reconhecidas pela adoção de práticas de inovação e comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com os principais responsáveis pela área de P&D das quatro empresas analisadas e complementados por dados secundários publicados em relatórios de sustentabilidade e websites das companhias. O modelo conceitual utilizado foi adaptado de Hansen, Grosse-Dunker e Reichwald (2009) e pressupõe que a gestão da inovação sustentável ocorre a partir da incorporação de cinco dimensões de análise: integração do critério da sustentabilidade; integração de stakeholders e usuários; ampliação do sistema de produto-serviço; marketing da sustentabilidade direcionado para a inovação sustentável e sensibilização no contexto da sustentabilidade. As análises dos dados obtidos evidenciaram que as empresas possuem investimentos em ecoeficiência no sistema produtivo, integrando os critérios da sustentabilidade no desenvolvimento dos processos e produtos agregando valor ao produto e processo. A gestão de parcerias com stakeholders para geração de tecnologia, investimentos em produtos com apelo socioecológico e a conscientização, por parte das lideranças, da importância da sustentabilidade nas operações e produtos da empresa também fazem parte dos principais resultados encontrados. Entretanto, cabe salientar que uma estratégia pouco explorada pelas empresas incide na inclusão da gestão sustentável sob a forma de ampliação do sistema de produto-serviço que poderia implicar em novos tipos de relacionamento entre stakeholders e parceiros, agregando valor ao produto.The chemical industry products are supplied to almost all kinds of activities. Any change in the composition of substances, aiming less aggression to the environment, may cause changes on the behavior of the almost entire production chain, and this result will be perceived by reducing the environmental impact. This is one of the main reasons leading industries of this sector to engage activities aimed at the sustainability of their operations, particularly in regard to the social and environmental issues. In this context, the study identifies how companies of the chemical industry manage innovation practices oriented towards sustainability. To develop the study were analyzed industries installed in Brazil, recognized by the adoption of innovation practices and committed to sustainable development. The data of this study were obtained from semi-structured interviews conducted with the main representatives of the R&D areas for the four companies analyzed, and supplemented by secondary data published in the companies’ sustainability reports and their respective websites. The conceptual model used was adapted from Hansen, Grosse-Dunker and Reichwald (2009), which presuppose that the management of sustainable innovation occurs through the incorporation of five dimensions of analysis: integration of the sustainability criteria, integration stakeholders and users, expansion of the product-service system; marketing of the innovation aimed at the sustainability and awareness of the sustainability context. The analysis of data obtained reveled that companies keep investments in eco-efficient manufacturing, integrating the sustainability criteria in the development of processes and products adding value to products and processes. The management of partnerships with stakeholders for technology creation, investments in products with socioecological appeal and the consciousness by the leaders on the importance of sustainability in the company´s operations and products are also part of main results. However, it is noted that a strategy exploited by only a few companies focus on the inclusion of a sustainable management as an expansion of product-service system that could bring in new kinds of relationships between stakeholders and partners, adding value to the product.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79239INMR - Innovation & Management Review; v. 8 n. 4 (2011); 88-1162515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79239/83311Menezes, Uiara Gonçalves deKneipp, Jordana MarquesBarbieri, Luciana AparecidaGomes, Clandia Maffiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T19:16:53Zoai:revistas.usp.br:article/79239Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T19:16:53Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
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