METHODOLOGY FOR THE IDENTIFICATION OF THE ACTIVITIES OF THE ENTERPRISE TO OUTSOURCE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79024 |
Resumo: | Este artigo discute a estratégia de terceirização, sugerindo um processo hierarquizado de tomada de decisão sobre quais funções terceirizar e mostrando que a transferência a terceiros deve ser feita em três fases. O ponto central do trabalho está na formulação de uma metodologia quantitativa, baseada no modelo de campos e armas da competição, para identificar em quais daquelas funções principais reside seu core business, e que deveriam, portanto, ser retidas pela empresa. Os procedimentos apresentados na literatura, para localizar o core business da empresa carecem de critérios objetivos. A metodologia busca identificar as suas competências ou as que poderá adquirir, identificando as ferramentas gerenciais e/ou operacionais que melhor domina e que poderiam propiciar-lhe vantagem competitiva em algum ou alguns campos os quais, por sua vez, estão relacionados com as funções principais da empresa. Sugere-se também metodologia para identificar, dentre as demais funções, quais deveriam ser terceirizadas. Uma aplicação a uma empresa da indústria têxtil é apresentada. |
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METHODOLOGY FOR THE IDENTIFICATION OF THE ACTIVITIES OF THE ENTERPRISE TO OUTSOURCEMetodologia para identificação das atividades da empresa a terceirizarEste artigo discute a estratégia de terceirização, sugerindo um processo hierarquizado de tomada de decisão sobre quais funções terceirizar e mostrando que a transferência a terceiros deve ser feita em três fases. O ponto central do trabalho está na formulação de uma metodologia quantitativa, baseada no modelo de campos e armas da competição, para identificar em quais daquelas funções principais reside seu core business, e que deveriam, portanto, ser retidas pela empresa. Os procedimentos apresentados na literatura, para localizar o core business da empresa carecem de critérios objetivos. A metodologia busca identificar as suas competências ou as que poderá adquirir, identificando as ferramentas gerenciais e/ou operacionais que melhor domina e que poderiam propiciar-lhe vantagem competitiva em algum ou alguns campos os quais, por sua vez, estão relacionados com as funções principais da empresa. Sugere-se também metodologia para identificar, dentre as demais funções, quais deveriam ser terceirizadas. Uma aplicação a uma empresa da indústria têxtil é apresentada.This paper discusses the outsourcing strategy, suggesting a hierarchical process of decision taking about functions to outsource and showing that the transference of functions to third party must be done in three successive phases. The core of the work is in the formulation of a quantitative methodology, based on a model of fields and means of competition to identify in what of those main functions of the enterprise its core business resides, and what of them should therefore be eliminated by the enterprise. The procedures presented in the literature to locate the core business of the enterprise need objective criteria. The methodology seeks to identify the competences which the enterprise has, or which it may achieve identifying the managing and /or operating tools which it better controls and which might provide competitive advantage to the enterprise in some field or filds of the competition which in turn are related with the main functions of the enterprise. A methodology to identify what functions, among the other ones should be outsourced, is also suggested. An application to an enterprise of a textile industry is presented.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79024INMR - Innovation & Management Review; v. 1 n. 1 (2004); 50-692515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79024/83096Contador, José CelsoContador, José LuizRylo, Emerson Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T14:40:11Zoai:revistas.usp.br:article/79024Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-22T14:40:11Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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