RELAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES DAS CAPACIDADES DINÂMICAS E O PROCESSO DE INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE VALOR AGREGADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Letícia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zilber, Moisés Ari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100280
Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre as dimensões da capacidade dinâmica das organizações (Teece, 2007 e 2009) e o processo dinâmico de inovação de uma empresa de serviços de valor agregado, com base nas distintas fases do modelo dinâmico do processo de inovação proposto por Abernathy e Utterback (1978). Para atingir os objetivos propostos para o presente artigo foi adotado o método de pesquisa qualitativa de estudo de caso de uma empresa de Serviços de Valor Agregado (SVA). Com base no referencial teórico e no estudo de caso é possível propor que as dimensões detecção, apreensão e reconfiguração da capacidade dinâmica das organizações têm diferente relevância nas distintas fases do processo de inovação (fluida, transitória e específica).
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spelling RELAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES DAS CAPACIDADES DINÂMICAS E O PROCESSO DE INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE VALOR AGREGADORELATIONSHIP BETWEEN THE DIMENSIONS OF DYNAMIC CAPABILITIES AND THE INNOVATION PROCESS: CASE STUDY OF A COMPANY IN THE VALUE ADDED SERVICES SECTORcapacidades dinâmicasinovação de produtoinovação de processoSVADynamic capabilitiesInnovation cycleProduct innovationProcess innovationVASO objetivo do presente artigo é analisar a relação entre as dimensões da capacidade dinâmica das organizações (Teece, 2007 e 2009) e o processo dinâmico de inovação de uma empresa de serviços de valor agregado, com base nas distintas fases do modelo dinâmico do processo de inovação proposto por Abernathy e Utterback (1978). Para atingir os objetivos propostos para o presente artigo foi adotado o método de pesquisa qualitativa de estudo de caso de uma empresa de Serviços de Valor Agregado (SVA). Com base no referencial teórico e no estudo de caso é possível propor que as dimensões detecção, apreensão e reconfiguração da capacidade dinâmica das organizações têm diferente relevância nas distintas fases do processo de inovação (fluida, transitória e específica).The aim of this paper is to analyze the relationship between the dimensions of dynamic capabilities of organizations (Teece, 2007, 2009) and the of innovation cycle of a value added services (VAS) sector company based on the dynamic model of the different phases of the innovation process proposed by Abernathy and Utterback (1978). To achieve the proposed objectives for this article a case study qualitative research method of a company's Value Added Services (VAS) was adopted. Based on the theory and the single case study it is possible to propose that the dimensions sensing, seizing and reconfiguration of organizations dynamic capabilities have different relevance in fluid, transitional and specific phase of the dynamic innovation process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2015-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100280INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 4 (2014); 213-2342515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100280/98938Santos, Tânia LetíciaZilber, Moisés Ariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-10T19:35:23Zoai:revistas.usp.br:article/100280Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-10T19:35:23Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
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