A INOVAÇÃO CONFRONTADA COM AS TENDÊNCIAS VINTAGE E RETRÔ: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DA LINHA BRANCA
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100341 |
Resumo: | Embora se reconheça a existência de uma tendência ao lançamento de produtos com design retrô e estilo vintage, poucas são as pesquisas que se propõem a analisar o fenômeno e escassos são os estudos que enfrentam o aparente paradoxo dessa tendência com relação à inovação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, baseada em análise documental e bibliográfica, o presente artigo discute esse fenômeno, buscando contribuir para sua melhor compreensão. Conclui que as tendências retrô e vintage, enquanto representações sociais associam-se ao desejo de recuperar momentos anteriores do processo produtivo ou, como afirma Yamamari (2013), “tentam evocar a sensação de unicidade que um produto artesanal possuía, remetendo a uma época em que as mercadorias eram, necessariamente, feitas com um dispêndio maior de tempo e trabalho, o que subentende um cuidado e personalização na produção”. A representação social de produtos artesanais, no universo simbólico, tem sido apropriada como estratégia de marketing e utilizada pelas áreas de inovação de grandes empresas, sendo bem sucedida em atender, no plano imaginário, ao desejo dos clientes. |
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A INOVAÇÃO CONFRONTADA COM AS TENDÊNCIAS VINTAGE E RETRÔ: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DA LINHA BRANCATHE CONFRONTED WITH INNOVATION TRENDS AND RETRO VINTAGE: A CASE STUDY IN INDUSTRY WHITE LINEInovaçãoVintageRetrô.VintageRetroInnovation.Embora se reconheça a existência de uma tendência ao lançamento de produtos com design retrô e estilo vintage, poucas são as pesquisas que se propõem a analisar o fenômeno e escassos são os estudos que enfrentam o aparente paradoxo dessa tendência com relação à inovação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, baseada em análise documental e bibliográfica, o presente artigo discute esse fenômeno, buscando contribuir para sua melhor compreensão. Conclui que as tendências retrô e vintage, enquanto representações sociais associam-se ao desejo de recuperar momentos anteriores do processo produtivo ou, como afirma Yamamari (2013), “tentam evocar a sensação de unicidade que um produto artesanal possuía, remetendo a uma época em que as mercadorias eram, necessariamente, feitas com um dispêndio maior de tempo e trabalho, o que subentende um cuidado e personalização na produção”. A representação social de produtos artesanais, no universo simbólico, tem sido apropriada como estratégia de marketing e utilizada pelas áreas de inovação de grandes empresas, sendo bem sucedida em atender, no plano imaginário, ao desejo dos clientes.Although recognized that there is a trend to launch products with retro design and vintage style, there are few studies that analyze the phenomenon and even fewer that face the apparent paradox of such a trend in times of innovation. Through a qualitative research, based on documentary and bibliographical analysis, this article discusses this phenomenon, seeking to contribute to its better understanding. Concludes that the retro trend and vintage style, as social representations, refer to the desire to retrieve previous moments of the production process or, as claimed by Yamamari (2013), "try to evoke a sense of uniqueness possessed by a handmade product, referring to an era in which the goods were necessarily made with a greater expenditure of time and work, which implies a careful and personalization production method". The social representation of artisanal products, in the symbolic universe, has been appropriated by marketing strategy and used by large enterprise innovation areas, being successful in answering, in the imaginary sphere, the desire of consumers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2015-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100341INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 2 (2015); 257-2692515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100341/98994Barlach, LiseteSantos, Lucas Pereira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-29T23:57:06Zoai:revistas.usp.br:article/100341Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-07-29T23:57:06Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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