TENDÊNCIAS TEMÁTICAS EM CAPACIDADES DINÂMICAS: UM MAPEAMENTO DO CAMPO POR MEIO DE UM ESTUDO DE CO-CITAÇÃO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Andre Luis Janzkovsk
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Tomas Sparano, Kato, Heitor Takashi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100331
Resumo: Muitos pesquisadores da área de estratégia, recentemente, têm se dedicado ao estudo das capacidades dinâmicas, porém a proliferação de estudos sobre este tema ocorre de maneira não homogênea e concensual, tanto que ainda há uma quantidade significativa de artigos que discute a natureza e o conceito de capacidades dinâmicas. Desta forma, a proposta deste artigo foi mapear a evolução temática da área por meio de um estudo biblométrico de cocitação.   Foram identificados 467 artigos, com mais de 20 citações, no ISI Web of Knowledge, entre os anos de 1992 e 2012 e agrupados em três períodos de sete anos.  As matrizes de cocitação dos três períodos foram a base para análise fatorial, que possibilitou a extração de temas-chave conceituais, como especialidades, correntes teóricas ou subcampos.  A análise fatorial possibilitou identificar 9 fatores, que representam nove subcampos do tema capacidades dinâmicas:  1) estudos sobre a natureza das capacidades dinâmicas; 2) RBV como base para as capacidades dinâmicas; 3) Capacidades dinâmicas como elementos de construção de redes organizacionais;  4) Capacidades dinâmicas e visão baseada em conhecimento (KBV); 5) Capacidades dinâmicas e aprendizagem intraorganizacional; 6)  Modelos estatísticos para capacidades dinâmicas; 7) Inovação, desenvolvimento de competências e capacidades dinâmicas; 8) Capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional; 9) Capacidades dinâmicas e competências essenciais. Diante dos subcampos identificados e sua decorrente evolução no tempo, as duas principais contribuições do presente artigo foram mapear conceitualmente a área e identificar as mudanças que ocorreram em sua estrutura intelectual, assim possibilitando que estudos posteriores possam ser desenvolvidos com base neste framework.  
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