A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valent, Vinicius Dornelles
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dornelles, Geni de Sales, Valent, Joice Zagna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100218
Resumo: Entender os cenários econômicos permite avaliar melhor as decisões estratégicas tomadas pelas empresas em uma economia de mercado. Um destes cenários chama-se oligopólio, opera com poucas empresas e gera barreiras à entrada de outras. O presente artigo analisa a inserção da empresa de aviação comercial Azul Linhas Aéreas no Brasil. Mormente, em um segmento de mercado oligopolista, que se caracteriza como um duopólio, dominado por duas empresas. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a natureza da estratégia empresarial que superou barreiras existentes no duopólio. De modo específico avaliou a dinâmica de operação da empresa no mercado, analisou a tomada de decisão gerencial e verificou suas perspectivas de desenvolvimento e permanência no mercado. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva. Ela associou os processos de estudo documental e histórico e usou técnicas de análise qualitativa em dados primários e secundários. Constatou-se que uma barreira de entrada para a Azul Linhas Aéreas no Brasil é a própria complexidade da decisão de ingresso, porque ela afeta a dinâmica da economia ao exigir grandes investimentos, cujo retorno é sempre no longo prazo. Pode-se afirmar que a estratégia empresarial conduzida pelo empreendedor da Azul, desenhou no mercado brasileiro um novo cenário econômico. O duopólio deu lugar a um oligopólio, devido aos novos patamares de desempenho das empresas, agora, alavancados pela concorrência.
id USP-40_34387d4c6f3799c198c9978b56d7a973
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/100218
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORAAZUL LINHAS AÉREAS INSERTION IN THE BRAZILIAN MARKET: A DESCRIPTIVE STUDY OF AN INNOVATIVE STRATEGYOligopolyStrategic managementInnovationEntrepreneurship.Oligopóliogestão estratégicainovaçãoempreendedorismoEntender os cenários econômicos permite avaliar melhor as decisões estratégicas tomadas pelas empresas em uma economia de mercado. Um destes cenários chama-se oligopólio, opera com poucas empresas e gera barreiras à entrada de outras. O presente artigo analisa a inserção da empresa de aviação comercial Azul Linhas Aéreas no Brasil. Mormente, em um segmento de mercado oligopolista, que se caracteriza como um duopólio, dominado por duas empresas. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a natureza da estratégia empresarial que superou barreiras existentes no duopólio. De modo específico avaliou a dinâmica de operação da empresa no mercado, analisou a tomada de decisão gerencial e verificou suas perspectivas de desenvolvimento e permanência no mercado. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva. Ela associou os processos de estudo documental e histórico e usou técnicas de análise qualitativa em dados primários e secundários. Constatou-se que uma barreira de entrada para a Azul Linhas Aéreas no Brasil é a própria complexidade da decisão de ingresso, porque ela afeta a dinâmica da economia ao exigir grandes investimentos, cujo retorno é sempre no longo prazo. Pode-se afirmar que a estratégia empresarial conduzida pelo empreendedor da Azul, desenhou no mercado brasileiro um novo cenário econômico. O duopólio deu lugar a um oligopólio, devido aos novos patamares de desempenho das empresas, agora, alavancados pela concorrência.Understand the economic scenarios better assess the strategic decisions taken by companies in a market economy. One of these scenarios is called oligopoly where firms operate with few barriers to entry and generates other. This article analyzes the entry of the commercial aviation company Azul Airlines in Brazil. Especially in an oligopolistic market segment which is characterized as a duopoly. The main objective of the research was to identify the nature of the business strategy that overcame barriers in duopoly. Specifically was evaluated the dynamic operation of the enterprise market, analyzed the managerial decision making and verified their development prospects and stay in the market. The research was descriptive. It associated processes of historical and documentary study using qualitative analysis techniques in primary and secondary data. An entry barrier to Azul Linhas Aéreas in Brazil is the very complexity of the decision to join, because it affects the dynamics of the economy by requiring large investments whose return is always in the long run. It can be argued that business strategy undertaken by the Azul´s entrepreneur designed in the Brazilian market a new economic scenario. The duopoly has led to an oligopoly what ended up reflecting in new heights of business performance now leveraged by competition.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100218INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 3 (2014); 125-1492515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100218/98880Valent, Vinicius DornellesDornelles, Geni de SalesValent, Joice Zagnainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-10T19:45:18Zoai:revistas.usp.br:article/100218Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-10T19:45:18Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA
AZUL LINHAS AÉREAS INSERTION IN THE BRAZILIAN MARKET: A DESCRIPTIVE STUDY OF AN INNOVATIVE STRATEGY
title A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA
spellingShingle A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA
Valent, Vinicius Dornelles
Oligopoly
Strategic management
Innovation
Entrepreneurship.
Oligopólio
gestão estratégica
inovação
empreendedorismo
title_short A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA
title_full A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA
title_fullStr A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA
title_sort A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA
author Valent, Vinicius Dornelles
author_facet Valent, Vinicius Dornelles
Dornelles, Geni de Sales
Valent, Joice Zagna
author_role author
author2 Dornelles, Geni de Sales
Valent, Joice Zagna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valent, Vinicius Dornelles
Dornelles, Geni de Sales
Valent, Joice Zagna
dc.subject.por.fl_str_mv Oligopoly
Strategic management
Innovation
Entrepreneurship.
Oligopólio
gestão estratégica
inovação
empreendedorismo
topic Oligopoly
Strategic management
Innovation
Entrepreneurship.
Oligopólio
gestão estratégica
inovação
empreendedorismo
description Entender os cenários econômicos permite avaliar melhor as decisões estratégicas tomadas pelas empresas em uma economia de mercado. Um destes cenários chama-se oligopólio, opera com poucas empresas e gera barreiras à entrada de outras. O presente artigo analisa a inserção da empresa de aviação comercial Azul Linhas Aéreas no Brasil. Mormente, em um segmento de mercado oligopolista, que se caracteriza como um duopólio, dominado por duas empresas. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a natureza da estratégia empresarial que superou barreiras existentes no duopólio. De modo específico avaliou a dinâmica de operação da empresa no mercado, analisou a tomada de decisão gerencial e verificou suas perspectivas de desenvolvimento e permanência no mercado. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva. Ela associou os processos de estudo documental e histórico e usou técnicas de análise qualitativa em dados primários e secundários. Constatou-se que uma barreira de entrada para a Azul Linhas Aéreas no Brasil é a própria complexidade da decisão de ingresso, porque ela afeta a dinâmica da economia ao exigir grandes investimentos, cujo retorno é sempre no longo prazo. Pode-se afirmar que a estratégia empresarial conduzida pelo empreendedor da Azul, desenhou no mercado brasileiro um novo cenário econômico. O duopólio deu lugar a um oligopólio, devido aos novos patamares de desempenho das empresas, agora, alavancados pela concorrência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100218
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100218/98880
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 3 (2014); 125-149
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936133865472