Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fernanda Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27948
Resumo: Com as crescentes mudanças no cenário que necessitam de um tempo de resposta do mercado de negócios extremamente rápido, juntamente a crescente presença da inovação e necessidade de gerar vantagem competitiva as organizações, a gestão estratégica surge como ponto chave e diferencial para reduzir gargalos e tornar possível a sobrevivência e a melhoria das empresas. O cenário que atualmente busca dentro da gestão estratégica respostas para questionamentos recentes e flexíveis que englobam todas as partes da organização, independente de sua constituição ou estrutura, tornando a mesma de extrema importância a todas empresas, bem como dentro de diversos empreendimentos e para empreendedores, visto que os mesmos constituem grande parte das organizações e já possuem em suas características básicas valores como diferenciais e inovação. Assim, este trabalho de conclusão de curso busca em seus diferentes métodos compreender e determinar um plano de gestão estratégica para um empreendimento. Dessa forma, se torna relevante tanto para organização estudada, por possibilitar o melhor entendimento da mesma juntamente ao melhor direcionamento que se pode tomar na busca de benefícios a seus serviços e processos, quanto para outras organizações, pesquisadores e gestores, que buscam dentro do modelo explicitado novas formas, métodos, conhecimentos, e aplicabilidade dentro de seus negócios e/ou projetos. Para alcançar este objetivo, o trabalho foi desenvolvido com uma metodologia qualitativa, aplicada e exploratória, com a realização de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, e aplicação de uma entrevista não-estruturada realizada com um dos sócios da organização, incluso também a participação e observação do pesquisador no dia-a-dia da mesma, gerando percepções e conhecimentos aprofundados. Os resultados obtidos incluem, de forma clara, objetiva, analítica e pontual o entendimento das necessidades da organização, bem como métodos para conectar seus objetivos à geração de valor para o cliente, aumento da vantagem competitiva e benefícios organizacionais, constituindo um plano detalhado composto por análises e clientes internos e externos, objetivos, diagnóstico e ações propostas
id UFF-2_3d5f2542373bb6271a40b7509c988f8b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27948
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidadeGestão estratégicaEmpreendedorismoInovaçãoAdministração estratégicaStrategic managementEntrepreneurshipInnovationCom as crescentes mudanças no cenário que necessitam de um tempo de resposta do mercado de negócios extremamente rápido, juntamente a crescente presença da inovação e necessidade de gerar vantagem competitiva as organizações, a gestão estratégica surge como ponto chave e diferencial para reduzir gargalos e tornar possível a sobrevivência e a melhoria das empresas. O cenário que atualmente busca dentro da gestão estratégica respostas para questionamentos recentes e flexíveis que englobam todas as partes da organização, independente de sua constituição ou estrutura, tornando a mesma de extrema importância a todas empresas, bem como dentro de diversos empreendimentos e para empreendedores, visto que os mesmos constituem grande parte das organizações e já possuem em suas características básicas valores como diferenciais e inovação. Assim, este trabalho de conclusão de curso busca em seus diferentes métodos compreender e determinar um plano de gestão estratégica para um empreendimento. Dessa forma, se torna relevante tanto para organização estudada, por possibilitar o melhor entendimento da mesma juntamente ao melhor direcionamento que se pode tomar na busca de benefícios a seus serviços e processos, quanto para outras organizações, pesquisadores e gestores, que buscam dentro do modelo explicitado novas formas, métodos, conhecimentos, e aplicabilidade dentro de seus negócios e/ou projetos. Para alcançar este objetivo, o trabalho foi desenvolvido com uma metodologia qualitativa, aplicada e exploratória, com a realização de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, e aplicação de uma entrevista não-estruturada realizada com um dos sócios da organização, incluso também a participação e observação do pesquisador no dia-a-dia da mesma, gerando percepções e conhecimentos aprofundados. Os resultados obtidos incluem, de forma clara, objetiva, analítica e pontual o entendimento das necessidades da organização, bem como métodos para conectar seus objetivos à geração de valor para o cliente, aumento da vantagem competitiva e benefícios organizacionais, constituindo um plano detalhado composto por análises e clientes internos e externos, objetivos, diagnóstico e ações propostasWith the increasing changes in the scenario that require an extremely fast response time from the business market, coupled with the growing presence of innovation and the need to generate competitive advantage for organizations, strategic management emerges as a key point and differentiating factor to reduce bottlenecks and make possible the survival and improvement of companies. The current business outlook seeks, within strategic management, answers to recent and flexible questions that encompass all parts of the organization, regardless of its constitution or structure, making it extremely important to all companies, as well as within several enterprises and for entrepreneurs, considering that they make up a large part of organizations and already have in their core basic characteristics values such as differentials and innovation. Therefore, this article seeks to understand and determine a strategic management plan for a company, which becomes relevant both for the organization studied, as it allows a better understanding of it alongside with the action plan taken in the search for benefits to its services and processes, as well as for other organizations, researchers and managers, who seek new forms, methods, knowledge and applicability within their businesses and/or projects granted by the showed model. To accomplish this goal the project was developed with a qualitative, applied and exploratory methodology, with the accomplishment of a bibliographical research and case study, application of a non-structured interview carried out with one of the partners of the organization, and the participation and observation of the researcher in the company’s day-today, generating further perceptions and in-depth knowledge.The results obtained include, in a clear, objective, analytical and punctual way, the understanding of the organization's needs, as well as methods to connect its objectives to the generation of value for the client, increase of the competitive advantage and organizational benefits, constituting a detailed plan composed of analyzes and internal and external customers, objectives, diagnosis and proposed actions104Ferreira, Ailton da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2819668585661968Almeida, Fernanda Rodrigues de2023-02-27T12:21:48Z2023-02-27T12:21:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Fernanda Rodrigues de. Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade. 2022. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27948CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-27T12:21:52Zoai:app.uff.br:1/27948Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-27T12:21:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade
title Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade
spellingShingle Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade
Almeida, Fernanda Rodrigues de
Gestão estratégica
Empreendedorismo
Inovação
Administração estratégica
Strategic management
Entrepreneurship
Innovation
title_short Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade
title_full Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade
title_fullStr Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade
title_sort Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade
author Almeida, Fernanda Rodrigues de
author_facet Almeida, Fernanda Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ailton da Silva
http://lattes.cnpq.br/2819668585661968
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fernanda Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica
Empreendedorismo
Inovação
Administração estratégica
Strategic management
Entrepreneurship
Innovation
topic Gestão estratégica
Empreendedorismo
Inovação
Administração estratégica
Strategic management
Entrepreneurship
Innovation
description Com as crescentes mudanças no cenário que necessitam de um tempo de resposta do mercado de negócios extremamente rápido, juntamente a crescente presença da inovação e necessidade de gerar vantagem competitiva as organizações, a gestão estratégica surge como ponto chave e diferencial para reduzir gargalos e tornar possível a sobrevivência e a melhoria das empresas. O cenário que atualmente busca dentro da gestão estratégica respostas para questionamentos recentes e flexíveis que englobam todas as partes da organização, independente de sua constituição ou estrutura, tornando a mesma de extrema importância a todas empresas, bem como dentro de diversos empreendimentos e para empreendedores, visto que os mesmos constituem grande parte das organizações e já possuem em suas características básicas valores como diferenciais e inovação. Assim, este trabalho de conclusão de curso busca em seus diferentes métodos compreender e determinar um plano de gestão estratégica para um empreendimento. Dessa forma, se torna relevante tanto para organização estudada, por possibilitar o melhor entendimento da mesma juntamente ao melhor direcionamento que se pode tomar na busca de benefícios a seus serviços e processos, quanto para outras organizações, pesquisadores e gestores, que buscam dentro do modelo explicitado novas formas, métodos, conhecimentos, e aplicabilidade dentro de seus negócios e/ou projetos. Para alcançar este objetivo, o trabalho foi desenvolvido com uma metodologia qualitativa, aplicada e exploratória, com a realização de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, e aplicação de uma entrevista não-estruturada realizada com um dos sócios da organização, incluso também a participação e observação do pesquisador no dia-a-dia da mesma, gerando percepções e conhecimentos aprofundados. Os resultados obtidos incluem, de forma clara, objetiva, analítica e pontual o entendimento das necessidades da organização, bem como métodos para conectar seus objetivos à geração de valor para o cliente, aumento da vantagem competitiva e benefícios organizacionais, constituindo um plano detalhado composto por análises e clientes internos e externos, objetivos, diagnóstico e ações propostas
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27T12:21:48Z
2023-02-27T12:21:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Fernanda Rodrigues de. Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade. 2022. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27948
identifier_str_mv ALMEIDA, Fernanda Rodrigues de. Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade. 2022. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135402802315264