Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79330 |
Resumo: | As orientações para o mercado e para a aprendizagem interferem no desempenho organizacional por meio dos impactos diretos na inovação (Baker & Sinkula, 1999). O objetivo deste estudo consistiu em avaliar as orientações para o mercado e aprendizagem e a inovação impactando no desempenho das ópticas de Passo Fundo/RS. Este estudo é caracterizado como um survey com adesão de 24 ópticas, em que os dados foram analisados por meio de análises descritivas e multivariadas. Na análise multivariada e na modelagem de equações estruturais, o método de estimação utilizado foi o Partial Least Squares. Os resultados sugerem que a orientação para mercado e a inovação impactam de forma positiva no desempenho. Observou-se também que, de um lado, a orientação para aprendizagem impacta positivamente na orientação para o mercado e, por outro, apresenta impacto negativo na inovação. Considera-se que estudos adicionais com setores empresariais específicos são necessários. |
id |
USP-40_412ba04bd11ccbe25a73987cea4d7bf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79330 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticaschaveDesempenho organizacionalinovaçãoorientação para aprendizagemorientação para mercado.As orientações para o mercado e para a aprendizagem interferem no desempenho organizacional por meio dos impactos diretos na inovação (Baker & Sinkula, 1999). O objetivo deste estudo consistiu em avaliar as orientações para o mercado e aprendizagem e a inovação impactando no desempenho das ópticas de Passo Fundo/RS. Este estudo é caracterizado como um survey com adesão de 24 ópticas, em que os dados foram analisados por meio de análises descritivas e multivariadas. Na análise multivariada e na modelagem de equações estruturais, o método de estimação utilizado foi o Partial Least Squares. Os resultados sugerem que a orientação para mercado e a inovação impactam de forma positiva no desempenho. Observou-se também que, de um lado, a orientação para aprendizagem impacta positivamente na orientação para o mercado e, por outro, apresenta impacto negativo na inovação. Considera-se que estudos adicionais com setores empresariais específicos são necessários.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79330INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 3 (2013); 65-882515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79330/83401Mores, Giana de VargasAbbade, Eduardo BottiAntoni, Verner Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-14T19:11:21Zoai:revistas.usp.br:article/79330Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-14T19:11:21Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas |
title |
Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas |
spellingShingle |
Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas Mores, Giana de Vargas chave Desempenho organizacional inovação orientação para aprendizagem orientação para mercado. |
title_short |
Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas |
title_full |
Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas |
title_fullStr |
Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas |
title_full_unstemmed |
Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas |
title_sort |
Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas |
author |
Mores, Giana de Vargas |
author_facet |
Mores, Giana de Vargas Abbade, Eduardo Botti Antoni, Verner Luis |
author_role |
author |
author2 |
Abbade, Eduardo Botti Antoni, Verner Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mores, Giana de Vargas Abbade, Eduardo Botti Antoni, Verner Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
chave Desempenho organizacional inovação orientação para aprendizagem orientação para mercado. |
topic |
chave Desempenho organizacional inovação orientação para aprendizagem orientação para mercado. |
description |
As orientações para o mercado e para a aprendizagem interferem no desempenho organizacional por meio dos impactos diretos na inovação (Baker & Sinkula, 1999). O objetivo deste estudo consistiu em avaliar as orientações para o mercado e aprendizagem e a inovação impactando no desempenho das ópticas de Passo Fundo/RS. Este estudo é caracterizado como um survey com adesão de 24 ópticas, em que os dados foram analisados por meio de análises descritivas e multivariadas. Na análise multivariada e na modelagem de equações estruturais, o método de estimação utilizado foi o Partial Least Squares. Os resultados sugerem que a orientação para mercado e a inovação impactam de forma positiva no desempenho. Observou-se também que, de um lado, a orientação para aprendizagem impacta positivamente na orientação para o mercado e, por outro, apresenta impacto negativo na inovação. Considera-se que estudos adicionais com setores empresariais específicos são necessários. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79330 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79330/83401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 3 (2013); 65-88 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221936036347904 |