O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Carolina Corona
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1134
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_15d12766326564f06ee1597db64fdbff
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarialPerformance empresarialVantagem competitivaOrientação para o mercadoOrientação para a inovaçãoCapacidades de marketingClientesDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.Com a globalização e a intensificação da competição as empresas passaram a adaptar a sua estratégia e transferiram o seu centro de interesse para os clientes com o objetivo de estabilizar e valorizar a sua carteira de clientes. Cada vez mais, as competências e os recursos são vistos como fatores chave para o desenvolvimento de uma organização (Moller & Torronen, 2003). Face ao exposto, parece consensual que a estratégia de marketing seja de grande importância para a performance empresarial. Compreender o papel da estratégia de marketing na performance empresarial será o principal propósito deste estudo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das variáveis Orientação de Mercado, Orientação para a Inovação, Capacidades de Marketing Inside-out e Outside-in (de dentro para fora e de fora para dentro) na performance empresarial. Assim, tendo por base a informação recolhida através de questionário numa amostra de 324 empresas industriais do concelho de Leiria, efetuou-se um estudo quantitativo, transversal e de natureza dedutiva, cujos resultados obtidos evidenciaram que a Orientação para a Inovação tem capacidade para explicar parte da Performance Empresarial, assim como a Orientação para o Mercado tem um impacto positivo na Vantagem Competitiva. Tendo em conta estes resultados, no final do presente estudo, serão apresentadas as contribuições do mesmo e recomendações direcionadas aos gestores e administradores das empresas do concelho de Leiria.Marques, Alzira Maria AscensãoIC-OnlineMourão, Carolina Corona2014-11-26T14:49:58Z2013-12-172014-11-262013-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1134TID:201880067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:26Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:52.536331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial
title O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial
spellingShingle O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial
Mourão, Carolina Corona
Performance empresarial
Vantagem competitiva
Orientação para o mercado
Orientação para a inovação
Capacidades de marketing
Clientes
title_short O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial
title_full O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial
title_fullStr O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial
title_full_unstemmed O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial
title_sort O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial
author Mourão, Carolina Corona
author_facet Mourão, Carolina Corona
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Alzira Maria Ascensão
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Carolina Corona
dc.subject.por.fl_str_mv Performance empresarial
Vantagem competitiva
Orientação para o mercado
Orientação para a inovação
Capacidades de marketing
Clientes
topic Performance empresarial
Vantagem competitiva
Orientação para o mercado
Orientação para a inovação
Capacidades de marketing
Clientes
description Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-17
2013-12-17T00:00:00Z
2014-11-26T14:49:58Z
2014-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1134
TID:201880067
url http://hdl.handle.net/10400.8/1134
identifier_str_mv TID:201880067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136955133329408