Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Leonel Cezar
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Heringer, Benedita Hirene de França, França, Antonio Limongi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79183
Resumo: Desde que os setores industriais começaram a olhar a inovação como um instrumento de vantagens competitivas e de desenvolvimento econômico, o estudo da inovação tem se aprofundado em suas inúmeras variantes. Examina-se aqui o caso da Renishaw, uma empresa multinacional, líder em seu setor, centrada na produção e comercialização de instrumentos, metodologias e sistemas de ajustes finos em máquinas de controle numérico, com filiais em 30 países ao redor do mundo. Neste artigo, o objetivo é determinar as características do formato gerencial da inovação nessa empresa, considerando-se as características de seus processos de inovação. Utilizou-se o método de estudo de caso e coletou-se informações de três sujeitos sociais da alta administração da filial brasileira, com subsequente uso de documentos informativos oficiais. Os resultados indicaram que a empresa possui um modelo bem consolidado de acesso e ampliação da base tecnológica, centrado em sua matriz. Seus processos de inovação são caracterizados pela inovação aberta e pela inovação por usuário. Os processos de inovação aberta são decorrentes de interações com centros de P&D apenas no país sede da matriz. Seus processos de inovação distribuída, porém, estão dispersos no sistema capilar de suas filiais, com a tarefa de personalizar os produtos para os clientes. Assim, a empresa encontra equilíbrio entre a centralização do domínio tecnológico exercido exclusivamente pela matriz, por meio de inovações abertas e distribuídas, e a descentralização de inovações periféricas, por meio da inovação distribuída, através de suas filiais.
id USP-40_4eec13c0b3e923080a6fd7af94e8a798
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79183
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Padrões de inovação em multinacional de base tecnológicaInovaçãoInovação AbertaInovação por UsuárioDomínio TecnológicoProcessos de Inovação.Desde que os setores industriais começaram a olhar a inovação como um instrumento de vantagens competitivas e de desenvolvimento econômico, o estudo da inovação tem se aprofundado em suas inúmeras variantes. Examina-se aqui o caso da Renishaw, uma empresa multinacional, líder em seu setor, centrada na produção e comercialização de instrumentos, metodologias e sistemas de ajustes finos em máquinas de controle numérico, com filiais em 30 países ao redor do mundo. Neste artigo, o objetivo é determinar as características do formato gerencial da inovação nessa empresa, considerando-se as características de seus processos de inovação. Utilizou-se o método de estudo de caso e coletou-se informações de três sujeitos sociais da alta administração da filial brasileira, com subsequente uso de documentos informativos oficiais. Os resultados indicaram que a empresa possui um modelo bem consolidado de acesso e ampliação da base tecnológica, centrado em sua matriz. Seus processos de inovação são caracterizados pela inovação aberta e pela inovação por usuário. Os processos de inovação aberta são decorrentes de interações com centros de P&D apenas no país sede da matriz. Seus processos de inovação distribuída, porém, estão dispersos no sistema capilar de suas filiais, com a tarefa de personalizar os produtos para os clientes. Assim, a empresa encontra equilíbrio entre a centralização do domínio tecnológico exercido exclusivamente pela matriz, por meio de inovações abertas e distribuídas, e a descentralização de inovações periféricas, por meio da inovação distribuída, através de suas filiais.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79183INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 3 (2010); 94-1192515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79183/83255Rodrigues, Leonel CezarHeringer, Benedita Hirene de FrançaFrança, Antonio Limongiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T18:58:57Zoai:revistas.usp.br:article/79183Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-17T18:58:57Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica
title Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica
spellingShingle Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica
Rodrigues, Leonel Cezar
Inovação
Inovação Aberta
Inovação por Usuário
Domínio Tecnológico
Processos de Inovação.
title_short Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica
title_full Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica
title_fullStr Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica
title_full_unstemmed Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica
title_sort Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica
author Rodrigues, Leonel Cezar
author_facet Rodrigues, Leonel Cezar
Heringer, Benedita Hirene de França
França, Antonio Limongi
author_role author
author2 Heringer, Benedita Hirene de França
França, Antonio Limongi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Leonel Cezar
Heringer, Benedita Hirene de França
França, Antonio Limongi
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Inovação Aberta
Inovação por Usuário
Domínio Tecnológico
Processos de Inovação.
topic Inovação
Inovação Aberta
Inovação por Usuário
Domínio Tecnológico
Processos de Inovação.
description Desde que os setores industriais começaram a olhar a inovação como um instrumento de vantagens competitivas e de desenvolvimento econômico, o estudo da inovação tem se aprofundado em suas inúmeras variantes. Examina-se aqui o caso da Renishaw, uma empresa multinacional, líder em seu setor, centrada na produção e comercialização de instrumentos, metodologias e sistemas de ajustes finos em máquinas de controle numérico, com filiais em 30 países ao redor do mundo. Neste artigo, o objetivo é determinar as características do formato gerencial da inovação nessa empresa, considerando-se as características de seus processos de inovação. Utilizou-se o método de estudo de caso e coletou-se informações de três sujeitos sociais da alta administração da filial brasileira, com subsequente uso de documentos informativos oficiais. Os resultados indicaram que a empresa possui um modelo bem consolidado de acesso e ampliação da base tecnológica, centrado em sua matriz. Seus processos de inovação são caracterizados pela inovação aberta e pela inovação por usuário. Os processos de inovação aberta são decorrentes de interações com centros de P&D apenas no país sede da matriz. Seus processos de inovação distribuída, porém, estão dispersos no sistema capilar de suas filiais, com a tarefa de personalizar os produtos para os clientes. Assim, a empresa encontra equilíbrio entre a centralização do domínio tecnológico exercido exclusivamente pela matriz, por meio de inovações abertas e distribuídas, e a descentralização de inovações periféricas, por meio da inovação distribuída, através de suas filiais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79183
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79183/83255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 3 (2010); 94-119
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934959460352