FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100224 |
Resumo: | Neste artigo procura-se mostrar que é possível construir um artefato em design science para formulação de alternativas de estratégia competitiva empresarial. Para tanto, foi necessário identificar um referencial teórico que pudesse gerar um procedimento adequado à construção de artefatos para esse fim, ou seja, um procedimento que possa ser implementado por meio de rotinas computacionais e possua algum grau de universalidade. A identificação desse referencial teórico foi realizada por meio de pesquisa exploratória do tipo bibliográfica e interpretativa sobre as principais correntes da teoria da estratégia competitiva, que resultou num estudo comparativo sobre o tema. O procedimento para formulação de alternativas de estratégia competitiva foi aplicado como teste a uma indústria líder de mercado em condutores elétricos empregando-se a metodologia de estudo de caso. Embora não seja objetivo deste artigo projetar o artefato, mostra-se como fazê-lo. A formulação de estratégias é um problema complexo, mesmo para empresas que dispõem de pessoal qualificado para essa tarefa. Assim, acredita-se que a aplicação do design science na abordagem dessa questão pode auxiliar essa tarefa. O estudo relatado se caracteriza pela inovação em sistemas organizacionais e a principal contribuição do artigo está na proposta de um procedimento capaz de gerar o artefato, que pareceu funcionar bem, e na apresentação da sua arquitetura. |
id |
USP-40_67bc5b9932ca4f26be38f90e42c6722d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/100224 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOSFORMULATION OF COMPETITIVE STRATEGY WITH THE AID OF ARTIFACTSTeoria da Estratégia EmpresarialEstratégia CompetitivaArtefatos em Design ScienceIndústria de cabos elétricosTheory of Business StrategyCompetitive StrategyArtifacts in Design scienceElectrical conductors industry.Neste artigo procura-se mostrar que é possível construir um artefato em design science para formulação de alternativas de estratégia competitiva empresarial. Para tanto, foi necessário identificar um referencial teórico que pudesse gerar um procedimento adequado à construção de artefatos para esse fim, ou seja, um procedimento que possa ser implementado por meio de rotinas computacionais e possua algum grau de universalidade. A identificação desse referencial teórico foi realizada por meio de pesquisa exploratória do tipo bibliográfica e interpretativa sobre as principais correntes da teoria da estratégia competitiva, que resultou num estudo comparativo sobre o tema. O procedimento para formulação de alternativas de estratégia competitiva foi aplicado como teste a uma indústria líder de mercado em condutores elétricos empregando-se a metodologia de estudo de caso. Embora não seja objetivo deste artigo projetar o artefato, mostra-se como fazê-lo. A formulação de estratégias é um problema complexo, mesmo para empresas que dispõem de pessoal qualificado para essa tarefa. Assim, acredita-se que a aplicação do design science na abordagem dessa questão pode auxiliar essa tarefa. O estudo relatado se caracteriza pela inovação em sistemas organizacionais e a principal contribuição do artigo está na proposta de um procedimento capaz de gerar o artefato, que pareceu funcionar bem, e na apresentação da sua arquitetura.The objective of this article is to show that it is possible to build an artifact in design science with the purpose to formulate alternative of business's competitive strategy. Therefore, it was necessary to identify a theoretical framework from which we could generate a proper procedure to create artifacts for this purpose, that is, such a procedure may be implemented by means of computational algorithms and has some degree of universality. The search to identify this theoretical framework was performed by exploratory and interpretive literature research about the main currents of the theory of competitive strategy, which resulted in a comparative study on the subject. This procedure was applied in an electrical conductors industry, market leader in your field, using the case study methodology. Although it is not the purpose of this article to design the artifact, it is shown how to do it. The strategy formulation is a complex problem, even for companies that are qualified for this task. Thus, it is believed that the application of the design science on that question can assist this task. The study reported is characterized by innovation in organizational systems and the main contribution of this paper is to identify a procedure capable of generating the artifact, which seemed to work well, and the presentation of its architecture.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100224INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 3 (2014); 281-3082515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100224/98886Raymundo, Ricardo ViduedoContador, José LuizContador, José Celsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-10T19:48:45Zoai:revistas.usp.br:article/100224Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-10T19:48:45Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS FORMULATION OF COMPETITIVE STRATEGY WITH THE AID OF ARTIFACTS |
title |
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS |
spellingShingle |
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS Raymundo, Ricardo Viduedo Teoria da Estratégia Empresarial Estratégia Competitiva Artefatos em Design Science Indústria de cabos elétricos Theory of Business Strategy Competitive Strategy Artifacts in Design science Electrical conductors industry. |
title_short |
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS |
title_full |
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS |
title_fullStr |
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS |
title_full_unstemmed |
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS |
title_sort |
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS |
author |
Raymundo, Ricardo Viduedo |
author_facet |
Raymundo, Ricardo Viduedo Contador, José Luiz Contador, José Celso |
author_role |
author |
author2 |
Contador, José Luiz Contador, José Celso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raymundo, Ricardo Viduedo Contador, José Luiz Contador, José Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da Estratégia Empresarial Estratégia Competitiva Artefatos em Design Science Indústria de cabos elétricos Theory of Business Strategy Competitive Strategy Artifacts in Design science Electrical conductors industry. |
topic |
Teoria da Estratégia Empresarial Estratégia Competitiva Artefatos em Design Science Indústria de cabos elétricos Theory of Business Strategy Competitive Strategy Artifacts in Design science Electrical conductors industry. |
description |
Neste artigo procura-se mostrar que é possível construir um artefato em design science para formulação de alternativas de estratégia competitiva empresarial. Para tanto, foi necessário identificar um referencial teórico que pudesse gerar um procedimento adequado à construção de artefatos para esse fim, ou seja, um procedimento que possa ser implementado por meio de rotinas computacionais e possua algum grau de universalidade. A identificação desse referencial teórico foi realizada por meio de pesquisa exploratória do tipo bibliográfica e interpretativa sobre as principais correntes da teoria da estratégia competitiva, que resultou num estudo comparativo sobre o tema. O procedimento para formulação de alternativas de estratégia competitiva foi aplicado como teste a uma indústria líder de mercado em condutores elétricos empregando-se a metodologia de estudo de caso. Embora não seja objetivo deste artigo projetar o artefato, mostra-se como fazê-lo. A formulação de estratégias é um problema complexo, mesmo para empresas que dispõem de pessoal qualificado para essa tarefa. Assim, acredita-se que a aplicação do design science na abordagem dessa questão pode auxiliar essa tarefa. O estudo relatado se caracteriza pela inovação em sistemas organizacionais e a principal contribuição do artigo está na proposta de um procedimento capaz de gerar o artefato, que pareceu funcionar bem, e na apresentação da sua arquitetura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100224 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100224/98886 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 3 (2014); 281-308 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221936145399808 |