Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Sérgio Luiz do Amaral
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moysés Filho, José Edson, Pimenta, Renato Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256
Resumo: Studies on management of small and medium enterprises (SMEs) from the perspective of market orientation (OPM) have been rare in Brazil. This article, which applied the model analysis of importance (IPA), aims to determine which marketing activities, designed under the principles of OPM, are adopted by a sample of restaurants per kilogram (SMEs) with over 10 years of existence in the city of São Paulo. The results indicate that there is a momentum generated by the internal staff to identify customer preferences and desires and transform them into services.
id USP-40_7603b4d7b17d638434a9d20d0d26dca2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79256
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)MANAGEMENT AND CUSTOMER ORIENTATION: A STUDY IN RESTAURANTS PER KILOGRAM USING THE MODEL OF IMPORTANCE AND PERFORMANCE ANALYSIS (IPA) DOI:10.5773/rai.v1i1.756Market orientation (OPM)Small and medium enterprises (SMEs)Model importance and performance analysis (IPA).Orientação para o mercado (OPM)Pequenas e médias empresas (PMEs)Modelo de análise de importância e desempenho (IPA).Studies on management of small and medium enterprises (SMEs) from the perspective of market orientation (OPM) have been rare in Brazil. This article, which applied the model analysis of importance (IPA), aims to determine which marketing activities, designed under the principles of OPM, are adopted by a sample of restaurants per kilogram (SMEs) with over 10 years of existence in the city of São Paulo. The results indicate that there is a momentum generated by the internal staff to identify customer preferences and desires and transform them into services.Os estudos sobre gestão de pequenas e médias empresas (PMEs) sob a ótica da orientação para o mercado (OPM) têm sido raros no Brasil. Este artigo tem como objetivo averiguar quais atividades de marketing, concebidas sob os princípios da OPM, são adotadas por uma amostra de restaurantes por quilo (PMEs) com mais de 10 anos de existência na cidade de São Paulo, na qual foi aplicado o modelo de análise de importância (IPA). Os resultados parecem indicar que há uma dinâmica gerada pelos colaboradores internos que identificam desejos e preferência dos clientes e os transformam em serviços.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 1 (2012); 188-2102515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256/83327Moretti, Sérgio Luiz do AmaralMoysés Filho, José EdsonPimenta, Renato Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T18:06:36Zoai:revistas.usp.br:article/79256Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T18:06:36Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)
MANAGEMENT AND CUSTOMER ORIENTATION: A STUDY IN RESTAURANTS PER KILOGRAM USING THE MODEL OF IMPORTANCE AND PERFORMANCE ANALYSIS (IPA) DOI:10.5773/rai.v1i1.756
title Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)
spellingShingle Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)
Moretti, Sérgio Luiz do Amaral
Market orientation (OPM)
Small and medium enterprises (SMEs)
Model importance and performance analysis (IPA).
Orientação para o mercado (OPM)
Pequenas e médias empresas (PMEs)
Modelo de análise de importância e desempenho (IPA).
title_short Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)
title_full Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)
title_fullStr Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)
title_full_unstemmed Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)
title_sort Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)
author Moretti, Sérgio Luiz do Amaral
author_facet Moretti, Sérgio Luiz do Amaral
Moysés Filho, José Edson
Pimenta, Renato Ferreira
author_role author
author2 Moysés Filho, José Edson
Pimenta, Renato Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Sérgio Luiz do Amaral
Moysés Filho, José Edson
Pimenta, Renato Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Market orientation (OPM)
Small and medium enterprises (SMEs)
Model importance and performance analysis (IPA).
Orientação para o mercado (OPM)
Pequenas e médias empresas (PMEs)
Modelo de análise de importância e desempenho (IPA).
topic Market orientation (OPM)
Small and medium enterprises (SMEs)
Model importance and performance analysis (IPA).
Orientação para o mercado (OPM)
Pequenas e médias empresas (PMEs)
Modelo de análise de importância e desempenho (IPA).
description Studies on management of small and medium enterprises (SMEs) from the perspective of market orientation (OPM) have been rare in Brazil. This article, which applied the model analysis of importance (IPA), aims to determine which marketing activities, designed under the principles of OPM, are adopted by a sample of restaurants per kilogram (SMEs) with over 10 years of existence in the city of São Paulo. The results indicate that there is a momentum generated by the internal staff to identify customer preferences and desires and transform them into services.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256/83327
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 1 (2012); 188-210
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221935552954368