Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256 |
Resumo: | Studies on management of small and medium enterprises (SMEs) from the perspective of market orientation (OPM) have been rare in Brazil. This article, which applied the model analysis of importance (IPA), aims to determine which marketing activities, designed under the principles of OPM, are adopted by a sample of restaurants per kilogram (SMEs) with over 10 years of existence in the city of São Paulo. The results indicate that there is a momentum generated by the internal staff to identify customer preferences and desires and transform them into services. |
id |
USP-40_7603b4d7b17d638434a9d20d0d26dca2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79256 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)MANAGEMENT AND CUSTOMER ORIENTATION: A STUDY IN RESTAURANTS PER KILOGRAM USING THE MODEL OF IMPORTANCE AND PERFORMANCE ANALYSIS (IPA) DOI:10.5773/rai.v1i1.756Market orientation (OPM)Small and medium enterprises (SMEs)Model importance and performance analysis (IPA).Orientação para o mercado (OPM)Pequenas e médias empresas (PMEs)Modelo de análise de importância e desempenho (IPA).Studies on management of small and medium enterprises (SMEs) from the perspective of market orientation (OPM) have been rare in Brazil. This article, which applied the model analysis of importance (IPA), aims to determine which marketing activities, designed under the principles of OPM, are adopted by a sample of restaurants per kilogram (SMEs) with over 10 years of existence in the city of São Paulo. The results indicate that there is a momentum generated by the internal staff to identify customer preferences and desires and transform them into services.Os estudos sobre gestão de pequenas e médias empresas (PMEs) sob a ótica da orientação para o mercado (OPM) têm sido raros no Brasil. Este artigo tem como objetivo averiguar quais atividades de marketing, concebidas sob os princípios da OPM, são adotadas por uma amostra de restaurantes por quilo (PMEs) com mais de 10 anos de existência na cidade de São Paulo, na qual foi aplicado o modelo de análise de importância (IPA). Os resultados parecem indicar que há uma dinâmica gerada pelos colaboradores internos que identificam desejos e preferência dos clientes e os transformam em serviços.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 1 (2012); 188-2102515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256/83327Moretti, Sérgio Luiz do AmaralMoysés Filho, José EdsonPimenta, Renato Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T18:06:36Zoai:revistas.usp.br:article/79256Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T18:06:36Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA) MANAGEMENT AND CUSTOMER ORIENTATION: A STUDY IN RESTAURANTS PER KILOGRAM USING THE MODEL OF IMPORTANCE AND PERFORMANCE ANALYSIS (IPA) DOI:10.5773/rai.v1i1.756 |
title |
Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA) |
spellingShingle |
Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA) Moretti, Sérgio Luiz do Amaral Market orientation (OPM) Small and medium enterprises (SMEs) Model importance and performance analysis (IPA). Orientação para o mercado (OPM) Pequenas e médias empresas (PMEs) Modelo de análise de importância e desempenho (IPA). |
title_short |
Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA) |
title_full |
Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA) |
title_fullStr |
Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA) |
title_full_unstemmed |
Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA) |
title_sort |
Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA) |
author |
Moretti, Sérgio Luiz do Amaral |
author_facet |
Moretti, Sérgio Luiz do Amaral Moysés Filho, José Edson Pimenta, Renato Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Moysés Filho, José Edson Pimenta, Renato Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretti, Sérgio Luiz do Amaral Moysés Filho, José Edson Pimenta, Renato Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Market orientation (OPM) Small and medium enterprises (SMEs) Model importance and performance analysis (IPA). Orientação para o mercado (OPM) Pequenas e médias empresas (PMEs) Modelo de análise de importância e desempenho (IPA). |
topic |
Market orientation (OPM) Small and medium enterprises (SMEs) Model importance and performance analysis (IPA). Orientação para o mercado (OPM) Pequenas e médias empresas (PMEs) Modelo de análise de importância e desempenho (IPA). |
description |
Studies on management of small and medium enterprises (SMEs) from the perspective of market orientation (OPM) have been rare in Brazil. This article, which applied the model analysis of importance (IPA), aims to determine which marketing activities, designed under the principles of OPM, are adopted by a sample of restaurants per kilogram (SMEs) with over 10 years of existence in the city of São Paulo. The results indicate that there is a momentum generated by the internal staff to identify customer preferences and desires and transform them into services. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256/83327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 1 (2012); 188-210 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221935552954368 |