Aplicação do controle estatístico de processo em uma empresa do setor avícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giron, Elizabeth
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Opazo, Miguel Angel Uribe, Rocha Junior, Weimar Freire, Gimenes, Regio Marcio Toesca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79343
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo aplicar o Controle Estatístico de Processo (CEP) na matéria-prima carcaça de frango em uma empresa de abate e industrialização de frango de corte, localizada na região Oeste do estado do Paraná. A escolha da matéria-prima ocorreu pela necessidade de se ter um sistema de controle em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação com relação à segurança do alimento. As variáveis monitoradas na matéria-prima e estudadas no processo foram: temperatura da água no sistema de pré-resfriamento, temperatura da água no sistema de resfriamento e temperatura da carcaça na saída do sistema de resfriamento. Os dados foram coletados durante os meses de janeiro de 2005 a maio de 2006. Foram utilizados os seguintes métodos estatísticos: gráficos de controle e S (Média e Desvio Padrão), EWMA (Média Móvel Exponencialmente Ponderada), CUSUM forma tabular (Somas Acumuladas Forma Tabular) e CUSUM Máscara V, e a metodologia Seis Sigma foi utilizada para avaliar o nível de qualidade do processo. Os resultados apurados permitem concluir que o processo de resfriamento de carcaças de frango não é capaz de produzir carcaças dentro dos limites de especificações necessários do produto, ou seja, o processo não se encontra em estado de controle estatístico. Foram apresentadas aos gestores da empresa ações corretivas por meio de plano de ação ou método de solução de problema (QC STORY) na visão de controle de Qualidade Total.
id USP-40_8e51c78b4502279fe32985bd09a82e69
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79343
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Aplicação do controle estatístico de processo em uma empresa do setor avícolaControle de qualidadeSeis sigmaItens de verificação.Esse trabalho tem por objetivo aplicar o Controle Estatístico de Processo (CEP) na matéria-prima carcaça de frango em uma empresa de abate e industrialização de frango de corte, localizada na região Oeste do estado do Paraná. A escolha da matéria-prima ocorreu pela necessidade de se ter um sistema de controle em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação com relação à segurança do alimento. As variáveis monitoradas na matéria-prima e estudadas no processo foram: temperatura da água no sistema de pré-resfriamento, temperatura da água no sistema de resfriamento e temperatura da carcaça na saída do sistema de resfriamento. Os dados foram coletados durante os meses de janeiro de 2005 a maio de 2006. Foram utilizados os seguintes métodos estatísticos: gráficos de controle e S (Média e Desvio Padrão), EWMA (Média Móvel Exponencialmente Ponderada), CUSUM forma tabular (Somas Acumuladas Forma Tabular) e CUSUM Máscara V, e a metodologia Seis Sigma foi utilizada para avaliar o nível de qualidade do processo. Os resultados apurados permitem concluir que o processo de resfriamento de carcaças de frango não é capaz de produzir carcaças dentro dos limites de especificações necessários do produto, ou seja, o processo não se encontra em estado de controle estatístico. Foram apresentadas aos gestores da empresa ações corretivas por meio de plano de ação ou método de solução de problema (QC STORY) na visão de controle de Qualidade Total.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79343INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 4 (2013); 38-622515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79343/83414Giron, ElizabethOpazo, Miguel Angel UribeRocha Junior, Weimar FreireGimenes, Regio Marcio Toescainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-14T18:32:07Zoai:revistas.usp.br:article/79343Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-14T18:32:07Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do controle estatístico de processo em uma empresa do setor avícola
title Aplicação do controle estatístico de processo em uma empresa do setor avícola
spellingShingle Aplicação do controle estatístico de processo em uma empresa do setor avícola
Giron, Elizabeth
Controle de qualidade
Seis sigma
Itens de verificação.
title_short Aplicação do controle estatístico de processo em uma empresa do setor avícola
title_full Aplicação do controle estatístico de processo em uma empresa do setor avícola
title_fullStr Aplicação do controle estatístico de processo em uma empresa do setor avícola
title_full_unstemmed Aplicação do controle estatístico de processo em uma empresa do setor avícola
title_sort Aplicação do controle estatístico de processo em uma empresa do setor avícola
author Giron, Elizabeth
author_facet Giron, Elizabeth
Opazo, Miguel Angel Uribe
Rocha Junior, Weimar Freire
Gimenes, Regio Marcio Toesca
author_role author
author2 Opazo, Miguel Angel Uribe
Rocha Junior, Weimar Freire
Gimenes, Regio Marcio Toesca
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giron, Elizabeth
Opazo, Miguel Angel Uribe
Rocha Junior, Weimar Freire
Gimenes, Regio Marcio Toesca
dc.subject.por.fl_str_mv Controle de qualidade
Seis sigma
Itens de verificação.
topic Controle de qualidade
Seis sigma
Itens de verificação.
description Esse trabalho tem por objetivo aplicar o Controle Estatístico de Processo (CEP) na matéria-prima carcaça de frango em uma empresa de abate e industrialização de frango de corte, localizada na região Oeste do estado do Paraná. A escolha da matéria-prima ocorreu pela necessidade de se ter um sistema de controle em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação com relação à segurança do alimento. As variáveis monitoradas na matéria-prima e estudadas no processo foram: temperatura da água no sistema de pré-resfriamento, temperatura da água no sistema de resfriamento e temperatura da carcaça na saída do sistema de resfriamento. Os dados foram coletados durante os meses de janeiro de 2005 a maio de 2006. Foram utilizados os seguintes métodos estatísticos: gráficos de controle e S (Média e Desvio Padrão), EWMA (Média Móvel Exponencialmente Ponderada), CUSUM forma tabular (Somas Acumuladas Forma Tabular) e CUSUM Máscara V, e a metodologia Seis Sigma foi utilizada para avaliar o nível de qualidade do processo. Os resultados apurados permitem concluir que o processo de resfriamento de carcaças de frango não é capaz de produzir carcaças dentro dos limites de especificações necessários do produto, ou seja, o processo não se encontra em estado de controle estatístico. Foram apresentadas aos gestores da empresa ações corretivas por meio de plano de ação ou método de solução de problema (QC STORY) na visão de controle de Qualidade Total.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79343
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79343/83414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 4 (2013); 38-62
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936056270848