O impacto de tecnologias sustentadoras e de ruptura no processo de desenvolvimento de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rimoli, Celso Augusto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79041
Resumo: Este trabalho visa examinar os impactos de inovações e tecnologias sustentadoras e de ruptura no processo de desenvolvimento e produtos de empresas que atuam no Brasil. Segundo Clayton Christensen, inovações e tecnologias sustentadoras podem ser radicais ou incrementais, caras ou baratas, de software ou de hardware, de componentes ou arquiteturais e formadoras ou destruidoras de competências. Podem envolver grandes mudanças tecnológicas mas, por terem pequeno impacto organizacional, em geral são as grandes empresas que as conduzem e acabam apresentando ao mercado produtos que oferecem mais do que ele deseja ou quer, a preços elevados. Essas empresas podem ter problemas quando surge uma tecnologia de ruptura, que traz para o mercado uma proposição muito diferente das proporcionadas pelas tecnologias sustentadoras vigentes. São em geral aplicadas a produtos mais simples, menores, de desempenho inferior a curto prazo, mas freqüentemente mais convenientes para ao uso e mais baratos. Exemplos incluem o surgimento de tecnologia de transistores em relação à de válvulas a vácuo e sua aplicação em diversos setores, bem como as pequenas motocicletas ‘fora de estrada’ japonesas que se baseavam em tecnologias de ruptura em relação às das poderosas e tradicionais motocicletas ‘sobre a estrada’, de marca Harley Davidson e BMW. Para atingir o objetivo do trabalho, foram examinados dois processos de desenvolvimento de produtos essencialmente diferentes: o da Embraer e o da Natura, mediante a estratégia de estudo de casos. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual envolvendo inovação e tecnologia, com ênfase nos tipos sustentadora e de ruptura, além de desenvolvimento de produtos. Em seguida, procedeu-se a ampla coleta de informações sobre as empresas, de natureza primária e secundária, complementada por consulta a executivos. Como resultados, são oferecidos insights que podem contribuir para a eficácia do processo de desenvolvimento de produtos, no âmbito que essa estratégia de pesquisa permite.
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