O impacto de tecnologias sustentadoras e de ruptura no processo de desenvolvimento de produtos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79041 |
Resumo: | Este trabalho visa examinar os impactos de inovações e tecnologias sustentadoras e de ruptura no processo de desenvolvimento e produtos de empresas que atuam no Brasil. Segundo Clayton Christensen, inovações e tecnologias sustentadoras podem ser radicais ou incrementais, caras ou baratas, de software ou de hardware, de componentes ou arquiteturais e formadoras ou destruidoras de competências. Podem envolver grandes mudanças tecnológicas mas, por terem pequeno impacto organizacional, em geral são as grandes empresas que as conduzem e acabam apresentando ao mercado produtos que oferecem mais do que ele deseja ou quer, a preços elevados. Essas empresas podem ter problemas quando surge uma tecnologia de ruptura, que traz para o mercado uma proposição muito diferente das proporcionadas pelas tecnologias sustentadoras vigentes. São em geral aplicadas a produtos mais simples, menores, de desempenho inferior a curto prazo, mas freqüentemente mais convenientes para ao uso e mais baratos. Exemplos incluem o surgimento de tecnologia de transistores em relação à de válvulas a vácuo e sua aplicação em diversos setores, bem como as pequenas motocicletas ‘fora de estrada’ japonesas que se baseavam em tecnologias de ruptura em relação às das poderosas e tradicionais motocicletas ‘sobre a estrada’, de marca Harley Davidson e BMW. Para atingir o objetivo do trabalho, foram examinados dois processos de desenvolvimento de produtos essencialmente diferentes: o da Embraer e o da Natura, mediante a estratégia de estudo de casos. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual envolvendo inovação e tecnologia, com ênfase nos tipos sustentadora e de ruptura, além de desenvolvimento de produtos. Em seguida, procedeu-se a ampla coleta de informações sobre as empresas, de natureza primária e secundária, complementada por consulta a executivos. Como resultados, são oferecidos insights que podem contribuir para a eficácia do processo de desenvolvimento de produtos, no âmbito que essa estratégia de pesquisa permite. |
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O impacto de tecnologias sustentadoras e de ruptura no processo de desenvolvimento de produtosTHE IMPACT OF SUSTAINING AND DISRUPTIVE TECHNOLOGIES ON THE PRODUCT DEVELOPMENT PROCESSEste trabalho visa examinar os impactos de inovações e tecnologias sustentadoras e de ruptura no processo de desenvolvimento e produtos de empresas que atuam no Brasil. Segundo Clayton Christensen, inovações e tecnologias sustentadoras podem ser radicais ou incrementais, caras ou baratas, de software ou de hardware, de componentes ou arquiteturais e formadoras ou destruidoras de competências. Podem envolver grandes mudanças tecnológicas mas, por terem pequeno impacto organizacional, em geral são as grandes empresas que as conduzem e acabam apresentando ao mercado produtos que oferecem mais do que ele deseja ou quer, a preços elevados. Essas empresas podem ter problemas quando surge uma tecnologia de ruptura, que traz para o mercado uma proposição muito diferente das proporcionadas pelas tecnologias sustentadoras vigentes. São em geral aplicadas a produtos mais simples, menores, de desempenho inferior a curto prazo, mas freqüentemente mais convenientes para ao uso e mais baratos. Exemplos incluem o surgimento de tecnologia de transistores em relação à de válvulas a vácuo e sua aplicação em diversos setores, bem como as pequenas motocicletas ‘fora de estrada’ japonesas que se baseavam em tecnologias de ruptura em relação às das poderosas e tradicionais motocicletas ‘sobre a estrada’, de marca Harley Davidson e BMW. Para atingir o objetivo do trabalho, foram examinados dois processos de desenvolvimento de produtos essencialmente diferentes: o da Embraer e o da Natura, mediante a estratégia de estudo de casos. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual envolvendo inovação e tecnologia, com ênfase nos tipos sustentadora e de ruptura, além de desenvolvimento de produtos. Em seguida, procedeu-se a ampla coleta de informações sobre as empresas, de natureza primária e secundária, complementada por consulta a executivos. Como resultados, são oferecidos insights que podem contribuir para a eficácia do processo de desenvolvimento de produtos, no âmbito que essa estratégia de pesquisa permite.This paper examines the impact of innovations and sustaining and disruptive technologies in the development process of companies in Brazil. According to Clayton Christensen, innovations and sustaining technologies may be radical or incremental, expensive or cheap, software or hardware, components or architectural, and may form or destroy skills. They may involve huge technological changes, but, as they have little organizational impact, usually large companies carry them out and end up by presenting to the market products which offer more than it desires or requires, at high prices. These companies may have problems when there appears a disruptive technology, which brings to the market a proposal which is very different to those of the reigning sustaining technologies. They are in general applied to simpler, smaller products, which have an lower short-term performance, but which are frequently more convenient and cheaper. Examples include the appearance of transistor technology in relation to vacuum valves and their application in various sectors, and small off-road Japanese motorcycles, which are based on disruptive technology in relation to the powerful traditional on-road motorcycles such as Harley Davidsons and BMWs. Two development processes of essentially different products were examined: those of Embraer and those of Natura, through the strategy of case studies. Initially, a conceptual review was made on innovation and technology, emphasizing the sustaining and disruptive types, in addition to product development. Then a wider collection of primary and secondary information on the companies was made, which was complemented by consultations with executives. As a result, a number of insights are made which may contribute to the efficiency of the product development process to the extent which this research strategy allows.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79041INMR - Innovation & Management Review; v. 2 n. 1 (2005); 89-1022515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79041/83113Rimoli, Celso Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T12:50:55Zoai:revistas.usp.br:article/79041Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-22T12:50:55Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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