Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Angilberto Sabino
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Narducci, Viviane, Dubeux, Veranise Jacubowski, Bertrand, Hélène
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143
Resumo: Neste estudo empírico, apresenta-se a concepção de um projeto de capacitação docente para o uso de tecnologia no ambiente de ensino-aprendizagem em uma escola de administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES), no Rio de Janeiro, com o intuito de difundir o e-learning como uma inovação dentro da organização. Inicialmente apresenta-se a trajetória da educação a distância (EAD) na IES, desde a sua implantação até o momento atual, e as causas que motivaram a proposta do projeto. Dentro do escopo do projeto o objetivo é preparar os docentes para a inovação (e-learning) e identificar possíveis elementos que atuarão no processo como Champions (ROGERS, 1995), ou seja, como multiplicadores e responsáveis pela catequização do e-learning dentro da organização. Nessa etapa do projeto (1ª fase), mapeou-se o posicionamento dos docentes em relação ao que pensam sobre o uso de tecnologia no ambiente de ensino. Os dados foram gerados por meio de debates em fóruns de discussão e analisados pelo método de análise de conteúdo. Ficou explícito que os docentes participantes do programa identificaram a necessidade de inovação no ambiente de ensino e para tal desejam infraestrutura e reconhecem a importância do apoio institucional. Finalmente apresentam-se recomendações para programas de difusão de inovação em IES.
id USP-40_a58c6e2bfb8272e4d7831ad420fd740e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79143
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de championsA TEACHER EDUCATION PROJECT AND THE DIFFUSION OF E-LEARNING: A STUDY IN THE SEARCH FOR CHAMPIONS DOI:10.5585/rai.v6i2.366Capacitação docentedifusão da inovaçãoe-learning.Neste estudo empírico, apresenta-se a concepção de um projeto de capacitação docente para o uso de tecnologia no ambiente de ensino-aprendizagem em uma escola de administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES), no Rio de Janeiro, com o intuito de difundir o e-learning como uma inovação dentro da organização. Inicialmente apresenta-se a trajetória da educação a distância (EAD) na IES, desde a sua implantação até o momento atual, e as causas que motivaram a proposta do projeto. Dentro do escopo do projeto o objetivo é preparar os docentes para a inovação (e-learning) e identificar possíveis elementos que atuarão no processo como Champions (ROGERS, 1995), ou seja, como multiplicadores e responsáveis pela catequização do e-learning dentro da organização. Nessa etapa do projeto (1ª fase), mapeou-se o posicionamento dos docentes em relação ao que pensam sobre o uso de tecnologia no ambiente de ensino. Os dados foram gerados por meio de debates em fóruns de discussão e analisados pelo método de análise de conteúdo. Ficou explícito que os docentes participantes do programa identificaram a necessidade de inovação no ambiente de ensino e para tal desejam infraestrutura e reconhecem a importância do apoio institucional. Finalmente apresentam-se recomendações para programas de difusão de inovação em IES.This empirical study presents a teacher education project for the use of technology in the teaching-learning environment of a Business School in a higher education institution (HEI) in Rio de Janeiro, in order to spread e-learning as an innovation within the organization. First, the history of distance education in that institution is presented, from its initial implementation to the present time, as well as the motivation for the project. Within the scope of the project, the aim is to prepare teachers for e-learning and to identify individuals that could play the role of Champions in the process (ROGERS, 1995), i.e. e-learning multipliers in the organization. At this stage of the project (1st phase), the position of lecturers as to beliefs about the use of technology in the teaching process was mapped. Data were generated by means of discussions in forums and were submitted to content analysis. It was clear that lecturers who participated in the program identified the need for innovation in the education environment, with the appropriate infrastructure. They also recognize the importance of institutional support. Finally recommendations are made for innovation diffusion programs in HEIs.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 2 (2009); 119-1342515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143/83215Freitas, Angilberto SabinoNarducci, VivianeDubeux, Veranise JacubowskiBertrand, Hélèneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T15:23:34Zoai:revistas.usp.br:article/79143Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T15:23:34Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions
A TEACHER EDUCATION PROJECT AND THE DIFFUSION OF E-LEARNING: A STUDY IN THE SEARCH FOR CHAMPIONS DOI:10.5585/rai.v6i2.366
title Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions
spellingShingle Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions
Freitas, Angilberto Sabino
Capacitação docente
difusão da inovação
e-learning.
title_short Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions
title_full Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions
title_fullStr Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions
title_full_unstemmed Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions
title_sort Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions
author Freitas, Angilberto Sabino
author_facet Freitas, Angilberto Sabino
Narducci, Viviane
Dubeux, Veranise Jacubowski
Bertrand, Hélène
author_role author
author2 Narducci, Viviane
Dubeux, Veranise Jacubowski
Bertrand, Hélène
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Angilberto Sabino
Narducci, Viviane
Dubeux, Veranise Jacubowski
Bertrand, Hélène
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação docente
difusão da inovação
e-learning.
topic Capacitação docente
difusão da inovação
e-learning.
description Neste estudo empírico, apresenta-se a concepção de um projeto de capacitação docente para o uso de tecnologia no ambiente de ensino-aprendizagem em uma escola de administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES), no Rio de Janeiro, com o intuito de difundir o e-learning como uma inovação dentro da organização. Inicialmente apresenta-se a trajetória da educação a distância (EAD) na IES, desde a sua implantação até o momento atual, e as causas que motivaram a proposta do projeto. Dentro do escopo do projeto o objetivo é preparar os docentes para a inovação (e-learning) e identificar possíveis elementos que atuarão no processo como Champions (ROGERS, 1995), ou seja, como multiplicadores e responsáveis pela catequização do e-learning dentro da organização. Nessa etapa do projeto (1ª fase), mapeou-se o posicionamento dos docentes em relação ao que pensam sobre o uso de tecnologia no ambiente de ensino. Os dados foram gerados por meio de debates em fóruns de discussão e analisados pelo método de análise de conteúdo. Ficou explícito que os docentes participantes do programa identificaram a necessidade de inovação no ambiente de ensino e para tal desejam infraestrutura e reconhecem a importância do apoio institucional. Finalmente apresentam-se recomendações para programas de difusão de inovação em IES.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143/83215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 2 (2009); 119-134
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934885011456