Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143 |
Resumo: | Neste estudo empírico, apresenta-se a concepção de um projeto de capacitação docente para o uso de tecnologia no ambiente de ensino-aprendizagem em uma escola de administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES), no Rio de Janeiro, com o intuito de difundir o e-learning como uma inovação dentro da organização. Inicialmente apresenta-se a trajetória da educação a distância (EAD) na IES, desde a sua implantação até o momento atual, e as causas que motivaram a proposta do projeto. Dentro do escopo do projeto o objetivo é preparar os docentes para a inovação (e-learning) e identificar possíveis elementos que atuarão no processo como Champions (ROGERS, 1995), ou seja, como multiplicadores e responsáveis pela catequização do e-learning dentro da organização. Nessa etapa do projeto (1ª fase), mapeou-se o posicionamento dos docentes em relação ao que pensam sobre o uso de tecnologia no ambiente de ensino. Os dados foram gerados por meio de debates em fóruns de discussão e analisados pelo método de análise de conteúdo. Ficou explícito que os docentes participantes do programa identificaram a necessidade de inovação no ambiente de ensino e para tal desejam infraestrutura e reconhecem a importância do apoio institucional. Finalmente apresentam-se recomendações para programas de difusão de inovação em IES. |
id |
USP-40_a58c6e2bfb8272e4d7831ad420fd740e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79143 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de championsA TEACHER EDUCATION PROJECT AND THE DIFFUSION OF E-LEARNING: A STUDY IN THE SEARCH FOR CHAMPIONS DOI:10.5585/rai.v6i2.366Capacitação docentedifusão da inovaçãoe-learning.Neste estudo empírico, apresenta-se a concepção de um projeto de capacitação docente para o uso de tecnologia no ambiente de ensino-aprendizagem em uma escola de administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES), no Rio de Janeiro, com o intuito de difundir o e-learning como uma inovação dentro da organização. Inicialmente apresenta-se a trajetória da educação a distância (EAD) na IES, desde a sua implantação até o momento atual, e as causas que motivaram a proposta do projeto. Dentro do escopo do projeto o objetivo é preparar os docentes para a inovação (e-learning) e identificar possíveis elementos que atuarão no processo como Champions (ROGERS, 1995), ou seja, como multiplicadores e responsáveis pela catequização do e-learning dentro da organização. Nessa etapa do projeto (1ª fase), mapeou-se o posicionamento dos docentes em relação ao que pensam sobre o uso de tecnologia no ambiente de ensino. Os dados foram gerados por meio de debates em fóruns de discussão e analisados pelo método de análise de conteúdo. Ficou explícito que os docentes participantes do programa identificaram a necessidade de inovação no ambiente de ensino e para tal desejam infraestrutura e reconhecem a importância do apoio institucional. Finalmente apresentam-se recomendações para programas de difusão de inovação em IES.This empirical study presents a teacher education project for the use of technology in the teaching-learning environment of a Business School in a higher education institution (HEI) in Rio de Janeiro, in order to spread e-learning as an innovation within the organization. First, the history of distance education in that institution is presented, from its initial implementation to the present time, as well as the motivation for the project. Within the scope of the project, the aim is to prepare teachers for e-learning and to identify individuals that could play the role of Champions in the process (ROGERS, 1995), i.e. e-learning multipliers in the organization. At this stage of the project (1st phase), the position of lecturers as to beliefs about the use of technology in the teaching process was mapped. Data were generated by means of discussions in forums and were submitted to content analysis. It was clear that lecturers who participated in the program identified the need for innovation in the education environment, with the appropriate infrastructure. They also recognize the importance of institutional support. Finally recommendations are made for innovation diffusion programs in HEIs.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 2 (2009); 119-1342515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143/83215Freitas, Angilberto SabinoNarducci, VivianeDubeux, Veranise JacubowskiBertrand, Hélèneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T15:23:34Zoai:revistas.usp.br:article/79143Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T15:23:34Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions A TEACHER EDUCATION PROJECT AND THE DIFFUSION OF E-LEARNING: A STUDY IN THE SEARCH FOR CHAMPIONS DOI:10.5585/rai.v6i2.366 |
title |
Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions |
spellingShingle |
Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions Freitas, Angilberto Sabino Capacitação docente difusão da inovação e-learning. |
title_short |
Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions |
title_full |
Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions |
title_fullStr |
Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions |
title_full_unstemmed |
Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions |
title_sort |
Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions |
author |
Freitas, Angilberto Sabino |
author_facet |
Freitas, Angilberto Sabino Narducci, Viviane Dubeux, Veranise Jacubowski Bertrand, Hélène |
author_role |
author |
author2 |
Narducci, Viviane Dubeux, Veranise Jacubowski Bertrand, Hélène |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Angilberto Sabino Narducci, Viviane Dubeux, Veranise Jacubowski Bertrand, Hélène |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacitação docente difusão da inovação e-learning. |
topic |
Capacitação docente difusão da inovação e-learning. |
description |
Neste estudo empírico, apresenta-se a concepção de um projeto de capacitação docente para o uso de tecnologia no ambiente de ensino-aprendizagem em uma escola de administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES), no Rio de Janeiro, com o intuito de difundir o e-learning como uma inovação dentro da organização. Inicialmente apresenta-se a trajetória da educação a distância (EAD) na IES, desde a sua implantação até o momento atual, e as causas que motivaram a proposta do projeto. Dentro do escopo do projeto o objetivo é preparar os docentes para a inovação (e-learning) e identificar possíveis elementos que atuarão no processo como Champions (ROGERS, 1995), ou seja, como multiplicadores e responsáveis pela catequização do e-learning dentro da organização. Nessa etapa do projeto (1ª fase), mapeou-se o posicionamento dos docentes em relação ao que pensam sobre o uso de tecnologia no ambiente de ensino. Os dados foram gerados por meio de debates em fóruns de discussão e analisados pelo método de análise de conteúdo. Ficou explícito que os docentes participantes do programa identificaram a necessidade de inovação no ambiente de ensino e para tal desejam infraestrutura e reconhecem a importância do apoio institucional. Finalmente apresentam-se recomendações para programas de difusão de inovação em IES. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143/83215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 2 (2009); 119-134 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221934885011456 |