Proposta de um normativo para capacitação docente na UFCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Alinele Lucena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46554
Resumo: Este projeto partiu da reflexão sobre docência e competências. É fato que a docência é um importante determinante do sucesso ou fracasso do processo educacional e tem grande responsabilidade pelos resultados esperados. No âmbito federal, é a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) que define as diretrizes do desenvolvimento profissional. Ela compreende o processo de desenvolvimento do servidor público por meio do diagnóstico de competências. O mapeamento de competências é a primeira etapa, das quatro que compõem o planejamento sistemático que envolve o Sistema de Capacitação Baseado em Competências (SCBC). No caso da UFCA, há um empenho para que as ações de capacitação propostas aos docentes atendam aos pressupostos da Gestão por Competências. A universidade realiza ações de formação continuada de professores, mas ainda não apontou normas para a formação continuada para estes profissionais. Assim, este projeto compreendeu uma proposta de intervenção com o objetivo geral de propor a elaboração de um normativo para capacitação docente na UFCA. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema e a seguir um levantamento para validar um instrumento de mapeamento de lacuna de competências que foi elaborado a partir de uma análise de similitude entre os dados apontados pelos docentes da UFCA e o corpo teórico que cerca o tema. Por último foi elaborada uma proposta de normativo para a capacitação docente. Espera-se, como contribuição, que a capacitação dos docentes da UFCA possa auxiliar a universidade a contribuir com professores cada vez mais empoderados e qualificados para levarem avante a missão da UFCA: ensino, pesquisa, extensão e cultura.
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