Quanto mais difícil, melhor? Proposição de um esquema teórico do esforço do consumidor, riscos percebidos e satisfação com o processo de compra pela Internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79046 |
Resumo: | O ditado popular ‘quanto mais difícil, melhor’ é colocado em questão na área do comportamento do consumidor por meio deste ensaio teórico. Com base em uma série de experimentos realizados em 1969, Cardozo afirma que quanto maior o esforço despendido pelo consumidor em uma determinada aquisição, maior a percepção da satisfação com o processo de compra. Ou seja, a percepção do resultado da compra seria moldada de acordo com o esforço investido na obtenção do produto. O trabalho inicial de Cardozo é revisto neste ensaio com uma nova roupagem, analisando a temática, mais de três décadas depois, no atual contexto do comércio eletrônico. Não foram encontradas, até o momento, pesquisas publicadas sobre qual seria a associação das estratégias de redução de riscos percebidos, consideradas aqui um esforço empregado pelo consumidor, na satisfação com o processo de compra do e-commerce. O estudo proposto tem então como objetivo ampliar as investigações sobre o tema, propondo um esquema teórico sobre a associação entre as estratégias de redução de riscos nas compras pela rede e a satisfação do consumidor, analisando a propensão a assumir riscos e o envolvimento do indivíduo como variáveis mediadoras da relação. |
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Quanto mais difícil, melhor? Proposição de um esquema teórico do esforço do consumidor, riscos percebidos e satisfação com o processo de compra pela InternetTHE MORE DIFFICULT THE BETTER? PROPOSAL FOR A THEORETICAL FRAMEWORK OF CONSUMER EFFORT, PERCEIVED RISKS AND SATISFACTION WITH THE PROCESS OF PURCHASING THROUGH THE INTERNETO ditado popular ‘quanto mais difícil, melhor’ é colocado em questão na área do comportamento do consumidor por meio deste ensaio teórico. Com base em uma série de experimentos realizados em 1969, Cardozo afirma que quanto maior o esforço despendido pelo consumidor em uma determinada aquisição, maior a percepção da satisfação com o processo de compra. Ou seja, a percepção do resultado da compra seria moldada de acordo com o esforço investido na obtenção do produto. O trabalho inicial de Cardozo é revisto neste ensaio com uma nova roupagem, analisando a temática, mais de três décadas depois, no atual contexto do comércio eletrônico. Não foram encontradas, até o momento, pesquisas publicadas sobre qual seria a associação das estratégias de redução de riscos percebidos, consideradas aqui um esforço empregado pelo consumidor, na satisfação com o processo de compra do e-commerce. O estudo proposto tem então como objetivo ampliar as investigações sobre o tema, propondo um esquema teórico sobre a associação entre as estratégias de redução de riscos nas compras pela rede e a satisfação do consumidor, analisando a propensão a assumir riscos e o envolvimento do indivíduo como variáveis mediadoras da relação.The popular saying “the more difficult the better” in the field of consumer behavior is questioned in this theoretical essay. Based on a series of experiments carried out in 1969, Cardozo states that the greater the effort of the consumer to make a determined purchase, the greater will be their perception of satisfaction of the purchasing process, That is, the perception of the result of the purchase will be molded by the effort made to obtain the product. Cardozo´s initial work is now reviewed more than three decades later, from a different point of view that of electronic commerce. Up until the present moment, no published surveys have been found on what the connection between the strategies of perceived risk reduction with the process of e-commerce purchases is. The proposed study thus aims at extending research in this area and proposes a theoretical framework on the association between the strategies of risk reduction in Internet purchases and consumer satisfaction, analyzing the propensity to take risks and the involvement of the individual as mediating variables of this relationshipUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79046INMR - Innovation & Management Review; v. 2 n. 2 (2005); 33-482515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79046/83118Kovacs, Michelle HelenaFarias, Salomão Alencar deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T19:21:16Zoai:revistas.usp.br:article/79046Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T19:21:16Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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