Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79111 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis. |
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Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveisINNOVATION IN THE CONSUMER BEHAVIOR REWARD SOCIO ENVIRONMENTALLY RESPONSIBLE COMPANIESComportamento do consumidorinovaçãoresponsabilidade socioambiental.Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.This article presents a quantitative research conducted with 462 ungraduated business administration students in region of greater São Paulo, to assess its consumer’s perception focuses on the innovative behavior and responsibility social and environmental. We make survey in area publications and a focus group with area experts and managers. In sequence we preceded the construction a Likert scale with 28 assertions. For the data analysis we used structural equation modeling method, trying to establish a causal assessment between two constructs importance and recognition by the consumers of correct social and environment enterprises. Five items were also measured socio-demographics of participants. As a result we obtained a value of the degree of adhesion between the two constructs of 0.86, indicating that there is a strong causal relationship. Therefore, this study allowed proving the existence of perception innovation in consumer behavior, which is the reward in the decision to buy, business social and environment responsibility.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79111INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 2 (2008); 73-912515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79111/83183Garcia, Mauro NevesSilva, Dirceu daPereira, Raquel da SilvaRossi, George BedinelliMinciotti, Silvio Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:35:36Zoai:revistas.usp.br:article/79111Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T18:35:36Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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