Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Mauro Neves
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Dirceu da, Pereira, Raquel da Silva, Rossi, George Bedinelli, Minciotti, Silvio Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79111
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.
id USP-40_badfc7bd576e1a0d7e51bbd1b905b846
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79111
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveisINNOVATION IN THE CONSUMER BEHAVIOR REWARD SOCIO ENVIRONMENTALLY RESPONSIBLE COMPANIESComportamento do consumidorinovaçãoresponsabilidade socioambiental.Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.This article presents a quantitative research conducted with 462 ungraduated business administration students in region of greater São Paulo, to assess its consumer’s perception focuses on the innovative behavior and responsibility social and environmental. We make survey in area publications and a focus group with area experts and managers. In sequence we preceded the construction a Likert scale with 28 assertions. For the data analysis we used structural equation modeling method, trying to establish a causal assessment between two constructs importance and recognition by the consumers of correct social and environment enterprises. Five items were also measured socio-demographics of participants. As a result we obtained a value of the degree of adhesion between the two constructs of 0.86, indicating that there is a strong causal relationship. Therefore, this study allowed proving the existence of perception innovation in consumer behavior, which is the reward in the decision to buy, business social and environment responsibility.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79111INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 2 (2008); 73-912515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79111/83183Garcia, Mauro NevesSilva, Dirceu daPereira, Raquel da SilvaRossi, George BedinelliMinciotti, Silvio Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:35:36Zoai:revistas.usp.br:article/79111Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T18:35:36Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis
INNOVATION IN THE CONSUMER BEHAVIOR REWARD SOCIO ENVIRONMENTALLY RESPONSIBLE COMPANIES
title Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis
spellingShingle Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis
Garcia, Mauro Neves
Comportamento do consumidor
inovação
responsabilidade socioambiental.
title_short Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis
title_full Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis
title_fullStr Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis
title_full_unstemmed Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis
title_sort Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis
author Garcia, Mauro Neves
author_facet Garcia, Mauro Neves
Silva, Dirceu da
Pereira, Raquel da Silva
Rossi, George Bedinelli
Minciotti, Silvio Augusto
author_role author
author2 Silva, Dirceu da
Pereira, Raquel da Silva
Rossi, George Bedinelli
Minciotti, Silvio Augusto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Mauro Neves
Silva, Dirceu da
Pereira, Raquel da Silva
Rossi, George Bedinelli
Minciotti, Silvio Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
inovação
responsabilidade socioambiental.
topic Comportamento do consumidor
inovação
responsabilidade socioambiental.
description Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79111
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79111/83183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 2 (2008); 73-91
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934320877568