Ferramentas inovadoras da abordagem de gestão social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79083 |
Resumo: | A presente pesquisa analisou as ferramentas de gestão social SA-8000, AA-1000 e NBR-16001, com o objetivo de avaliar a abordagem proposta por cada uma delas e o grau de responsabilidade social que cada uma propicia a organização. As abordagens foram classificadas em: natureza normativa, processual e estratégica. De forma a investigar o nível de responsabilidade social foram adotados os seguintes requisitos: nível 1: requisitos éticos mínimos; nível 2: obrigações consideradas além do nível ético mínimo; nível 3: aspirações para ideais éticos. A pesquisa foi desenvolvida em face da literatura acadêmica sobre o tema. Ao final do estudo interpretou-se que para estas ferramentas atingirem o nível três de responsabilidade social, a ética e a conduta considerada moralmente correta devem estar presentes nos dirigentes da organização e por meio da prática de gestão social, transferir-se aos seus stakeholders. A responsabilidade social corporativa requer um conceito de empresa, que busque o equilíbrio entre as suas dimensões econômicas, sociais e ambientais. |
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Ferramentas inovadoras da abordagem de gestão socialINNOVATION TOOLS OF SOCIAL ADMINISTRATION APPROCHResponsabilidade social empresarialFerramentas de gestão socialDesafios éticos.A presente pesquisa analisou as ferramentas de gestão social SA-8000, AA-1000 e NBR-16001, com o objetivo de avaliar a abordagem proposta por cada uma delas e o grau de responsabilidade social que cada uma propicia a organização. As abordagens foram classificadas em: natureza normativa, processual e estratégica. De forma a investigar o nível de responsabilidade social foram adotados os seguintes requisitos: nível 1: requisitos éticos mínimos; nível 2: obrigações consideradas além do nível ético mínimo; nível 3: aspirações para ideais éticos. A pesquisa foi desenvolvida em face da literatura acadêmica sobre o tema. Ao final do estudo interpretou-se que para estas ferramentas atingirem o nível três de responsabilidade social, a ética e a conduta considerada moralmente correta devem estar presentes nos dirigentes da organização e por meio da prática de gestão social, transferir-se aos seus stakeholders. A responsabilidade social corporativa requer um conceito de empresa, que busque o equilíbrio entre as suas dimensões econômicas, sociais e ambientais.The present research has analyzed the tools of social administration SA-8000, AA-1000 and NBR-16001. The objective is to evaluate the proposal approach of each one of them and the degree of social responsibility that they propitiate to the organization. The approaches were classified in: normative, proceeding and strategic nature. In order to investigate the level of social responsibility the following requirements were adopted: level 1: minimum ethical requirements; level 2: obligations considered besides the minimum ethical level; level 3: aspirations for ethical ideals. The research was developed based on academic literature over the theme. It is argued that, in order to reach the level three of social responsibility, the ethics and the conduct morally correct should be embodied in the leaders of the organization and, by means of the practice of social administration, should be transferred to its stakeholders. The social corporate responsibility requires a company concept, that looks for the balance among its economical, social and environmental dimensions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79083INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 2 (2007); 100-1162515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79083/83155Felden, Catia RaquelKelm, Martinho LuisMuller, Pedro Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T14:19:35Zoai:revistas.usp.br:article/79083Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T14:19:35Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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