Tecnologia da informação hospitalar: três estudos de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79038 |
Resumo: | As tecnologias da informação (TI) poderão oferecer às organizações e seus membros uma alternativa para o futuro que não esteja calcada na lógica da Administração Científica da automação. Entretanto, como mostra este trabalho, a não-compreensão do potencial transformador da TI e a não-adoção de uma estratégia de implementação que contemple as características do contexto social poderá resultar em efeitos adversos para as organizações. Esta pesquisa analisa três casos de implementação de TI em um hospital privado de grande porte. Seu principal objetivo foi analisar o aumento da complexidade social e técnica que emerge com o emprego crescente de TI. |
id |
USP-40_be193c78f00e2a0edffd07415e8577f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79038 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia da informação hospitalar: três estudos de casoHEALTH MANAGEMENT INFORMATION TECHNOLOGY: THREE CASE STUDIESAs tecnologias da informação (TI) poderão oferecer às organizações e seus membros uma alternativa para o futuro que não esteja calcada na lógica da Administração Científica da automação. Entretanto, como mostra este trabalho, a não-compreensão do potencial transformador da TI e a não-adoção de uma estratégia de implementação que contemple as características do contexto social poderá resultar em efeitos adversos para as organizações. Esta pesquisa analisa três casos de implementação de TI em um hospital privado de grande porte. Seu principal objetivo foi analisar o aumento da complexidade social e técnica que emerge com o emprego crescente de TI.Information Technology (IT) may offer organizations and their members an alternative for the future that is not based in the automation logic of Taylor’s Scientific Management. Nevertheless, this paper demonstrates that when managers do not comprehend the transforming potential of IT or the need to implement strategies that contemplate the social characteristics of the organizational environment, they may face adverse results. This research analyses three cases of IT implementation in a large private hospital. Its main objective was to verify the increase in social complexity due to the growing use of IT.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79038INMR - Innovation & Management Review; v. 2 n. 1 (2005); 51-672515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79038/83110Queiroz, Ana Carolina S.Vasconcelos, Flavio Carvalho deMoreira, Daniel Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T12:36:29Zoai:revistas.usp.br:article/79038Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-22T12:36:29Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia da informação hospitalar: três estudos de caso HEALTH MANAGEMENT INFORMATION TECHNOLOGY: THREE CASE STUDIES |
title |
Tecnologia da informação hospitalar: três estudos de caso |
spellingShingle |
Tecnologia da informação hospitalar: três estudos de caso Queiroz, Ana Carolina S. |
title_short |
Tecnologia da informação hospitalar: três estudos de caso |
title_full |
Tecnologia da informação hospitalar: três estudos de caso |
title_fullStr |
Tecnologia da informação hospitalar: três estudos de caso |
title_full_unstemmed |
Tecnologia da informação hospitalar: três estudos de caso |
title_sort |
Tecnologia da informação hospitalar: três estudos de caso |
author |
Queiroz, Ana Carolina S. |
author_facet |
Queiroz, Ana Carolina S. Vasconcelos, Flavio Carvalho de Moreira, Daniel Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Flavio Carvalho de Moreira, Daniel Augusto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Ana Carolina S. Vasconcelos, Flavio Carvalho de Moreira, Daniel Augusto |
description |
As tecnologias da informação (TI) poderão oferecer às organizações e seus membros uma alternativa para o futuro que não esteja calcada na lógica da Administração Científica da automação. Entretanto, como mostra este trabalho, a não-compreensão do potencial transformador da TI e a não-adoção de uma estratégia de implementação que contemple as características do contexto social poderá resultar em efeitos adversos para as organizações. Esta pesquisa analisa três casos de implementação de TI em um hospital privado de grande porte. Seu principal objetivo foi analisar o aumento da complexidade social e técnica que emerge com o emprego crescente de TI. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79038 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79038/83110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 2 n. 1 (2005); 51-67 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221934180368384 |