A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140 |
Resumo: | A partir da perspectiva comunicacional, o presente trabalho analisa a integração entre o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto (P&D) e o Departamento de Marketing na implantação de um sistema web para a gestão de saúde na rede pública de Blumenau, município com cerca de 310 mil habitantes, situado no Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. O prontuário eletrônico elimina a necessidade de preenchimento de fichas de papel, acelerando o cadastramento dos pacientes.A ferramenta envia os exames para as equipes de trabalho, armazena o resultado das consultas anteriores e disponibiliza um banco de dados acessível a partir de qualquer unidade da rede. O processo está implantado em uma Unidade de Atenção Básica e encontra-se em fase de implantação em oito farmácias de Ambulatórios Gerais e da Policlínica, com possibilidade de se expandir para toda região. A realização desta pesquisa constatou a importância da partilha de informações e da flexibilidade de papéis na relação entre os departamentos envolvidos na implementação de uma iniciativa inovadora. Tal dinâmica influencia decisivamente o resultado final de uma proposta. Os dados ajudam a compreender a estrutura organizacional de uma atividade que dependa da cooperação entre diferentes áreas de uma empresa, oferecendo informações que aprimorem o fluxo de trabalho e o relacionamento em projetos futuros. Além disso, contribui para uma análise sobre o papel da comunicação no desenvolvimento de projetos de inovação. |
id |
USP-40_c33cc6d024f2dcb8e83654715dd88ce9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/100140 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review) |
repository_id_str |
|
spelling |
A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)Integração P&D-MarketingRede pública de saúdeBlumenauA partir da perspectiva comunicacional, o presente trabalho analisa a integração entre o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto (P&D) e o Departamento de Marketing na implantação de um sistema web para a gestão de saúde na rede pública de Blumenau, município com cerca de 310 mil habitantes, situado no Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. O prontuário eletrônico elimina a necessidade de preenchimento de fichas de papel, acelerando o cadastramento dos pacientes.A ferramenta envia os exames para as equipes de trabalho, armazena o resultado das consultas anteriores e disponibiliza um banco de dados acessível a partir de qualquer unidade da rede. O processo está implantado em uma Unidade de Atenção Básica e encontra-se em fase de implantação em oito farmácias de Ambulatórios Gerais e da Policlínica, com possibilidade de se expandir para toda região. A realização desta pesquisa constatou a importância da partilha de informações e da flexibilidade de papéis na relação entre os departamentos envolvidos na implementação de uma iniciativa inovadora. Tal dinâmica influencia decisivamente o resultado final de uma proposta. Os dados ajudam a compreender a estrutura organizacional de uma atividade que dependa da cooperação entre diferentes áreas de uma empresa, oferecendo informações que aprimorem o fluxo de trabalho e o relacionamento em projetos futuros. Além disso, contribui para uma análise sobre o papel da comunicação no desenvolvimento de projetos de inovação.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 2 (2014); 179-1972515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140/98809Reis, ClóvisZoschke, Ana CláudiaMattos, Mauro MarceloPacheco Cardoso Filho, Humberto Leopoldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-14T14:17:21Zoai:revistas.usp.br:article/100140Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-14T14:17:21Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC) |
title |
A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC) |
spellingShingle |
A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC) Reis, Clóvis Integração P&D-Marketing Rede pública de saúde Blumenau |
title_short |
A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC) |
title_full |
A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC) |
title_fullStr |
A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC) |
title_full_unstemmed |
A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC) |
title_sort |
A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC) |
author |
Reis, Clóvis |
author_facet |
Reis, Clóvis Zoschke, Ana Cláudia Mattos, Mauro Marcelo Pacheco Cardoso Filho, Humberto Leopoldo |
author_role |
author |
author2 |
Zoschke, Ana Cláudia Mattos, Mauro Marcelo Pacheco Cardoso Filho, Humberto Leopoldo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Clóvis Zoschke, Ana Cláudia Mattos, Mauro Marcelo Pacheco Cardoso Filho, Humberto Leopoldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração P&D-Marketing Rede pública de saúde Blumenau |
topic |
Integração P&D-Marketing Rede pública de saúde Blumenau |
description |
A partir da perspectiva comunicacional, o presente trabalho analisa a integração entre o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto (P&D) e o Departamento de Marketing na implantação de um sistema web para a gestão de saúde na rede pública de Blumenau, município com cerca de 310 mil habitantes, situado no Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. O prontuário eletrônico elimina a necessidade de preenchimento de fichas de papel, acelerando o cadastramento dos pacientes.A ferramenta envia os exames para as equipes de trabalho, armazena o resultado das consultas anteriores e disponibiliza um banco de dados acessível a partir de qualquer unidade da rede. O processo está implantado em uma Unidade de Atenção Básica e encontra-se em fase de implantação em oito farmácias de Ambulatórios Gerais e da Policlínica, com possibilidade de se expandir para toda região. A realização desta pesquisa constatou a importância da partilha de informações e da flexibilidade de papéis na relação entre os departamentos envolvidos na implementação de uma iniciativa inovadora. Tal dinâmica influencia decisivamente o resultado final de uma proposta. Os dados ajudam a compreender a estrutura organizacional de uma atividade que dependa da cooperação entre diferentes áreas de uma empresa, oferecendo informações que aprimorem o fluxo de trabalho e o relacionamento em projetos futuros. Além disso, contribui para uma análise sobre o papel da comunicação no desenvolvimento de projetos de inovação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140/98809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 2 (2014); 179-197 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1816702433068318720 |