A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Clóvis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zoschke, Ana Cláudia, Mattos, Mauro Marcelo, Pacheco Cardoso Filho, Humberto Leopoldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140
Resumo: A partir da perspectiva comunicacional, o presente trabalho analisa a integração entre o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto (P&D) e o Departamento de Marketing na implantação de um sistema web para a gestão de saúde na rede pública de Blumenau, município com cerca de 310 mil habitantes, situado no Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. O prontuário eletrônico elimina a necessidade de preenchimento de fichas de papel, acelerando o cadastramento dos pacientes.A ferramenta envia os exames para as equipes de trabalho, armazena o resultado das consultas anteriores e disponibiliza um banco de dados acessível a partir de qualquer unidade da rede. O processo está implantado em uma Unidade de Atenção Básica e encontra-se em fase de implantação em oito farmácias de Ambulatórios Gerais e da Policlínica, com possibilidade de se expandir para toda região. A realização desta pesquisa constatou a importância da partilha de informações e da flexibilidade de papéis na relação entre os departamentos envolvidos na implementação de uma iniciativa inovadora. Tal dinâmica influencia decisivamente o resultado final de uma proposta. Os dados ajudam a compreender a estrutura organizacional de uma atividade que dependa da cooperação entre diferentes áreas de uma empresa, oferecendo informações que aprimorem o fluxo de trabalho e o relacionamento em projetos futuros. Além disso, contribui para uma análise sobre o papel da comunicação no desenvolvimento de projetos de inovação.
id USP-40_c33cc6d024f2dcb8e83654715dd88ce9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/100140
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review)
repository_id_str
spelling A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)Integração P&D-MarketingRede pública de saúdeBlumenauA partir da perspectiva comunicacional, o presente trabalho analisa a integração entre o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto (P&D) e o Departamento de Marketing na implantação de um sistema web para a gestão de saúde na rede pública de Blumenau, município com cerca de 310 mil habitantes, situado no Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. O prontuário eletrônico elimina a necessidade de preenchimento de fichas de papel, acelerando o cadastramento dos pacientes.A ferramenta envia os exames para as equipes de trabalho, armazena o resultado das consultas anteriores e disponibiliza um banco de dados acessível a partir de qualquer unidade da rede. O processo está implantado em uma Unidade de Atenção Básica e encontra-se em fase de implantação em oito farmácias de Ambulatórios Gerais e da Policlínica, com possibilidade de se expandir para toda região. A realização desta pesquisa constatou a importância da partilha de informações e da flexibilidade de papéis na relação entre os departamentos envolvidos na implementação de uma iniciativa inovadora. Tal dinâmica influencia decisivamente o resultado final de uma proposta. Os dados ajudam a compreender a estrutura organizacional de uma atividade que dependa da cooperação entre diferentes áreas de uma empresa, oferecendo informações que aprimorem o fluxo de trabalho e o relacionamento em projetos futuros. Além disso, contribui para uma análise sobre o papel da comunicação no desenvolvimento de projetos de inovação.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 2 (2014); 179-1972515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140/98809Reis, ClóvisZoschke, Ana CláudiaMattos, Mauro MarceloPacheco Cardoso Filho, Humberto Leopoldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-14T14:17:21Zoai:revistas.usp.br:article/100140Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-14T14:17:21Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)
title A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)
spellingShingle A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)
Reis, Clóvis
Integração P&D-Marketing
Rede pública de saúde
Blumenau
title_short A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)
title_full A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)
title_fullStr A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)
title_full_unstemmed A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)
title_sort A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)
author Reis, Clóvis
author_facet Reis, Clóvis
Zoschke, Ana Cláudia
Mattos, Mauro Marcelo
Pacheco Cardoso Filho, Humberto Leopoldo
author_role author
author2 Zoschke, Ana Cláudia
Mattos, Mauro Marcelo
Pacheco Cardoso Filho, Humberto Leopoldo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Clóvis
Zoschke, Ana Cláudia
Mattos, Mauro Marcelo
Pacheco Cardoso Filho, Humberto Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv Integração P&D-Marketing
Rede pública de saúde
Blumenau
topic Integração P&D-Marketing
Rede pública de saúde
Blumenau
description A partir da perspectiva comunicacional, o presente trabalho analisa a integração entre o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto (P&D) e o Departamento de Marketing na implantação de um sistema web para a gestão de saúde na rede pública de Blumenau, município com cerca de 310 mil habitantes, situado no Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. O prontuário eletrônico elimina a necessidade de preenchimento de fichas de papel, acelerando o cadastramento dos pacientes.A ferramenta envia os exames para as equipes de trabalho, armazena o resultado das consultas anteriores e disponibiliza um banco de dados acessível a partir de qualquer unidade da rede. O processo está implantado em uma Unidade de Atenção Básica e encontra-se em fase de implantação em oito farmácias de Ambulatórios Gerais e da Policlínica, com possibilidade de se expandir para toda região. A realização desta pesquisa constatou a importância da partilha de informações e da flexibilidade de papéis na relação entre os departamentos envolvidos na implementação de uma iniciativa inovadora. Tal dinâmica influencia decisivamente o resultado final de uma proposta. Os dados ajudam a compreender a estrutura organizacional de uma atividade que dependa da cooperação entre diferentes áreas de uma empresa, oferecendo informações que aprimorem o fluxo de trabalho e o relacionamento em projetos futuros. Além disso, contribui para uma análise sobre o papel da comunicação no desenvolvimento de projetos de inovação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100140/98809
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 2 (2014); 179-197
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1816702433068318720