Ética e liderança: sua influência na cultura organizacional da empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Tereza Saraiva de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pereira, Raquel da Silva, Maffei, Paulo Antonio de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79026
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar pontos de intersecção na gestão de dois executivos que marcaram época, sob o ponto de vista da ética e da liderança, apresentando os princípios que influenciaram e formaram a cultura, afetando os resultados e o desempenho das organizações que dirigiram, Jack Welch, na General Electric e Konosuke Matsushita, da National e Panasonic. A metodologia utilizada fundamenta-se na pesquisa qualitativo-descritiva, tomando como base a análise do conteúdo biográfico, publicado em dois livros: Jack – Definitivo, Francis John Welch (2001) e Matsushita – Lições de liderança para o próximo milênio, John Kotter (1998). O arcabouço teórico construído considerou quatro aspectos na análise, focando o desempenho da empresa no resultado, nos valores, nas pessoas e no futuro.
id USP-40_dd49f57d5bbb85a9c90f64ed70698400
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79026
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review)
repository_id_str
spelling Ética e liderança: sua influência na cultura organizacional da empresaETHIC AND LEADERSHIP: THEIR INFLUENCES IN THE ORGANIZATIONAL CULTURE OF THE ENTERPRISEO objetivo deste trabalho é identificar pontos de intersecção na gestão de dois executivos que marcaram época, sob o ponto de vista da ética e da liderança, apresentando os princípios que influenciaram e formaram a cultura, afetando os resultados e o desempenho das organizações que dirigiram, Jack Welch, na General Electric e Konosuke Matsushita, da National e Panasonic. A metodologia utilizada fundamenta-se na pesquisa qualitativo-descritiva, tomando como base a análise do conteúdo biográfico, publicado em dois livros: Jack – Definitivo, Francis John Welch (2001) e Matsushita – Lições de liderança para o próximo milênio, John Kotter (1998). O arcabouço teórico construído considerou quatro aspectos na análise, focando o desempenho da empresa no resultado, nos valores, nas pessoas e no futuro.The objective of this work is to identify the intersection points in the management of two executives who marked two epochs, Jack Welch (General Electric) and Konosuke Matsushita (National and Panasonic) under the point of view of ethic and leadership, presenting the principles which influenced and formed the culture, affecting the results and the performance of the organizations which they directed. The methodology used is founded on the descriptive qualitative research, based on the analysis of the biographic content published in two books: Jack – Definitivo, Francis John Welch (2001) and Matsushita – Lições de liderança para o próximo milênio, John Kotter (1998). The conceived theoretical structure considered four aspects in the analysis, focusing the performance of the enterprise on the result, on the values, on the persons and on the future.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79026INMR - Innovation & Management Review; v. 1 n. 1 (2004); 89-1002515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79026/83098Souza, Maria Tereza Saraiva dePereira, Raquel da SilvaMaffei, Paulo Antonio de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T16:29:57Zoai:revistas.usp.br:article/79026Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-22T16:29:57Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética e liderança: sua influência na cultura organizacional da empresa
ETHIC AND LEADERSHIP: THEIR INFLUENCES IN THE ORGANIZATIONAL CULTURE OF THE ENTERPRISE
title Ética e liderança: sua influência na cultura organizacional da empresa
spellingShingle Ética e liderança: sua influência na cultura organizacional da empresa
Souza, Maria Tereza Saraiva de
title_short Ética e liderança: sua influência na cultura organizacional da empresa
title_full Ética e liderança: sua influência na cultura organizacional da empresa
title_fullStr Ética e liderança: sua influência na cultura organizacional da empresa
title_full_unstemmed Ética e liderança: sua influência na cultura organizacional da empresa
title_sort Ética e liderança: sua influência na cultura organizacional da empresa
author Souza, Maria Tereza Saraiva de
author_facet Souza, Maria Tereza Saraiva de
Pereira, Raquel da Silva
Maffei, Paulo Antonio de Jesus
author_role author
author2 Pereira, Raquel da Silva
Maffei, Paulo Antonio de Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Tereza Saraiva de
Pereira, Raquel da Silva
Maffei, Paulo Antonio de Jesus
description O objetivo deste trabalho é identificar pontos de intersecção na gestão de dois executivos que marcaram época, sob o ponto de vista da ética e da liderança, apresentando os princípios que influenciaram e formaram a cultura, afetando os resultados e o desempenho das organizações que dirigiram, Jack Welch, na General Electric e Konosuke Matsushita, da National e Panasonic. A metodologia utilizada fundamenta-se na pesquisa qualitativo-descritiva, tomando como base a análise do conteúdo biográfico, publicado em dois livros: Jack – Definitivo, Francis John Welch (2001) e Matsushita – Lições de liderança para o próximo milênio, John Kotter (1998). O arcabouço teórico construído considerou quatro aspectos na análise, focando o desempenho da empresa no resultado, nos valores, nas pessoas e no futuro.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79026
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79026/83098
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 1 n. 1 (2004); 89-100
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1816702431585632256