CAPACIDADES DINÂMICAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS ENVOLVIDAS NA IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazza, Chael
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Isidro-Filho, Antonio, Hoffmann, Valmir Emil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/110245
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral descrever as relações entre capacidades dinâmicas (CD) e inovação em serviços (IS) envolvidas na implementação e manutenção de práticas de sustentabilidade empresarial. A articulação entre os construtos justifica-se uma vez que, no âmbito processual, tanto as CDs quanto a IS relacionam-se diretamente com a mobilização e transformação da base de recursos e objetivam a agregação de valor. Com base no modelo teórico, estabeleceu-se três proposições: (P1) a implementação e manutenção da sustentabilidade empresarial requer o desenvolvimento de capacidades dinâmicas; (P2) a adoção da ISO 14001 resulta em inovações em serviços; (P3) capacidades dinâmicas são mecanismos causais da inovação em serviços. Assim, elaborou-se um estudo de caso qualitativo e descritivo no Laboratório Sabin fundamentado em entrevistas semiestruturadas e dados documentais e na técnica de análise de conteúdo. Identificou-se 10 inovações e 12 capacidades dinâmicas que, por sua vez, foram categorizadas em dois grupos: implementação e operacionalização (CDIO) e manutenção e renovação (CDMR). As proposições P1 e P2 foram evidenciadas no estudo de caso. Verificou-se que, no âmbito da sustentabilidade, as capacidades dinâmicas atuam não apenas como causa da inovação, mas também como consequência, gerando um ciclo recursivo para a renovação de processos, rotinas e capacidades e contínuas inovações em serviços.
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