Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Edmilson de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Zoschke, Ana Cláudia Knoll
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79086
Resumo: Este artigo caracteriza a participação das relações interpessoais dos dirigentes de pequenas e médias empresas (PME) em sua gestão estratégica, particularmente no que se refere à formação, ao desenvolvimento e à realização de sua visão estratégica. Diferentes estudos indicam que esse conceito é fundamental para se entender a gestão estratégica das PME. A pesquisa empírica realizada foi um estudo multi-caso, de cunho exploratório e qualitativo. Os dados foram coletados principalmente por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade e tratados com base em procedimentos de análise intra-sítio e inter-sítio. A amostra foi composta por oito PME de diversos setores da economia, selecionadas por amostragem teórica e também segundo critérios previamente definidos. Os resultados corroboram empiricamente um modelo conceitual de relações disponível na literatura – que é útil para o entendimento da gestão estratégica das PME – e oferecem diferentes contribuições, podendo orientar novos esforços na prática e nos estudos das PME. Uma dessas contribuições é o reconhecimento e a descrição do processo de conversa estratégica, fundamental para o desenvolvimento da visão compartilhada no contexto das PME dirigidas por uma equipe de direção. A conclusão do artigo apresenta algumas necessidades de pesquisa e algumas implicações para a prática nas empresas.
id USP-40_ece8fb47af5d9936b0348fda36ba79d7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79086
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresasMANAGER’S RELATIONS AND STRATEGIC MANAGEMENT OF SMALL AND MEDIUM ENTERPRISESRelaçõesGestão estratégicaPequenas e médias empresas.Este artigo caracteriza a participação das relações interpessoais dos dirigentes de pequenas e médias empresas (PME) em sua gestão estratégica, particularmente no que se refere à formação, ao desenvolvimento e à realização de sua visão estratégica. Diferentes estudos indicam que esse conceito é fundamental para se entender a gestão estratégica das PME. A pesquisa empírica realizada foi um estudo multi-caso, de cunho exploratório e qualitativo. Os dados foram coletados principalmente por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade e tratados com base em procedimentos de análise intra-sítio e inter-sítio. A amostra foi composta por oito PME de diversos setores da economia, selecionadas por amostragem teórica e também segundo critérios previamente definidos. Os resultados corroboram empiricamente um modelo conceitual de relações disponível na literatura – que é útil para o entendimento da gestão estratégica das PME – e oferecem diferentes contribuições, podendo orientar novos esforços na prática e nos estudos das PME. Uma dessas contribuições é o reconhecimento e a descrição do processo de conversa estratégica, fundamental para o desenvolvimento da visão compartilhada no contexto das PME dirigidas por uma equipe de direção. A conclusão do artigo apresenta algumas necessidades de pesquisa e algumas implicações para a prática nas empresas.This paper characterizes the role of interpersonal relations of managers in strategic management of small and medium enterprises (SME), particularly relating to formation, evolution and implementation of their strategic vision. Different authors highlight that this concept is essential to understand strategic management of SME. The empirical research presented in this paper is a multi-case, exploratory and qualitative study. The data was collected mainly through in-depth semi-structured interviews and was processed intra and inter-site qualitative analysis. The sample is composed of eight SME from different sectors. They were chosen by convenience using the technique of theoretical sampling, but respecting some pre-defined criteria. Results corroborate a conceptual model from literature and offer contributions that can provide orientations for new efforts in practice and research about SME. One contribution is the recognition and the description of the strategic conversation process, essential to the development of shared vision in the context of SME directed by management teams. The paper's conclusion presents some future research requirements and some implications of the results on practice.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79086INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 2 (2007); 150-1642515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79086/83158Lima, Edmilson de OliveiraZoschke, Ana Cláudia Knollinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T14:30:41Zoai:revistas.usp.br:article/79086Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T14:30:41Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas
MANAGER’S RELATIONS AND STRATEGIC MANAGEMENT OF SMALL AND MEDIUM ENTERPRISES
title Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas
spellingShingle Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas
Lima, Edmilson de Oliveira
Relações
Gestão estratégica
Pequenas e médias empresas.
title_short Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas
title_full Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas
title_fullStr Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas
title_full_unstemmed Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas
title_sort Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas
author Lima, Edmilson de Oliveira
author_facet Lima, Edmilson de Oliveira
Zoschke, Ana Cláudia Knoll
author_role author
author2 Zoschke, Ana Cláudia Knoll
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Edmilson de Oliveira
Zoschke, Ana Cláudia Knoll
dc.subject.por.fl_str_mv Relações
Gestão estratégica
Pequenas e médias empresas.
topic Relações
Gestão estratégica
Pequenas e médias empresas.
description Este artigo caracteriza a participação das relações interpessoais dos dirigentes de pequenas e médias empresas (PME) em sua gestão estratégica, particularmente no que se refere à formação, ao desenvolvimento e à realização de sua visão estratégica. Diferentes estudos indicam que esse conceito é fundamental para se entender a gestão estratégica das PME. A pesquisa empírica realizada foi um estudo multi-caso, de cunho exploratório e qualitativo. Os dados foram coletados principalmente por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade e tratados com base em procedimentos de análise intra-sítio e inter-sítio. A amostra foi composta por oito PME de diversos setores da economia, selecionadas por amostragem teórica e também segundo critérios previamente definidos. Os resultados corroboram empiricamente um modelo conceitual de relações disponível na literatura – que é útil para o entendimento da gestão estratégica das PME – e oferecem diferentes contribuições, podendo orientar novos esforços na prática e nos estudos das PME. Uma dessas contribuições é o reconhecimento e a descrição do processo de conversa estratégica, fundamental para o desenvolvimento da visão compartilhada no contexto das PME dirigidas por uma equipe de direção. A conclusão do artigo apresenta algumas necessidades de pesquisa e algumas implicações para a prática nas empresas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79086
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79086/83158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 2 (2007); 150-164
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934276837376