Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Daniel Augusto
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ihy, Mauro Takeo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79061
Resumo: A partir de meados da década de noventa, houve um aumento da competição no cenário brasileiro e também uma grande evolução na área tecnológica, ocasionando grandes mudanças nas empresas. Dentro desse contexto, as empresas varejistas e atacadistas têm buscado meios de melhorar seus processos logísticos, visando responder de forma eficiente às necessidades do mercado consumidor. No que se refere ao gerenciamento do abastecimento, o estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI – Vendor Managed Inventory) surge como uma importante alternativa para melhor gerir os processos e a gestão dos estoques. Este artigo tem por objetivo descrever e detalhar a gestão do abastecimento de uma rede atacadista no que diz respeito à contribuição estratégica dos processos logísticos, mais especificamente ao sistema de reposição automática. Para tanto, adotou-se uma abordagem empírico-teórica orientada por um estudo de caso único, de forma a possibilitar maior aprofundamento e compreensão do objeto estudado. O estudo tomou como base a rede holandesa atacadista Makro, presente no Brasil com 52 lojas. O estudo oferece um breve relato sobre a evolução da empresa e detalhes específicos das atividades comerciais, formas de gerenciamento do abastecimento e controle de estoques, além de destacar o funcionamento do processo de reposição automática.
id USP-40_ed17ed6e38e19ce9cd64a77af9522fb7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79061
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.ARETAIL INVENTORY MANAGEMENT: A CASE STUDY OF VENDOR MANAGED INVENTORY AT MAKRO ATACADISTA S.A.A partir de meados da década de noventa, houve um aumento da competição no cenário brasileiro e também uma grande evolução na área tecnológica, ocasionando grandes mudanças nas empresas. Dentro desse contexto, as empresas varejistas e atacadistas têm buscado meios de melhorar seus processos logísticos, visando responder de forma eficiente às necessidades do mercado consumidor. No que se refere ao gerenciamento do abastecimento, o estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI – Vendor Managed Inventory) surge como uma importante alternativa para melhor gerir os processos e a gestão dos estoques. Este artigo tem por objetivo descrever e detalhar a gestão do abastecimento de uma rede atacadista no que diz respeito à contribuição estratégica dos processos logísticos, mais especificamente ao sistema de reposição automática. Para tanto, adotou-se uma abordagem empírico-teórica orientada por um estudo de caso único, de forma a possibilitar maior aprofundamento e compreensão do objeto estudado. O estudo tomou como base a rede holandesa atacadista Makro, presente no Brasil com 52 lojas. O estudo oferece um breve relato sobre a evolução da empresa e detalhes específicos das atividades comerciais, formas de gerenciamento do abastecimento e controle de estoques, além de destacar o funcionamento do processo de reposição automática.Since the 90´s there has been increased competition in the Brazilian scenario. At the same time, a great evolution in the technological area has occurred, leading to great changes in companies. The search for better logistic processes is in order, as logistics has played a fundamental role in business management, enabling the development of strategies that focus on the efficacy of supply chain as a whole. In this context, retail and wholesale companies have sought means of improving their logistic processes. Particularly VMI - Vendor Managed Inventory provide an important alternative to better manage logistic processes and inventories. The present article has the objective of analyze the management of supply at the Dutch wholesale chain, Makro, which has been in Brazil since 1972 with 52 stores. The study offers a brief account of the company evolution and some specific information on commercial activities, ways of supply management and inventory control. Furthermore, it highlights the operation of the automated inventory process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79061INMR - Innovation & Management Review; v. 3 n. 2 (2006); 5-222515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79061/83133Moreira, Daniel AugustoIhy, Mauro Takeoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T18:39:16Zoai:revistas.usp.br:article/79061Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T18:39:16Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.A
RETAIL INVENTORY MANAGEMENT: A CASE STUDY OF VENDOR MANAGED INVENTORY AT MAKRO ATACADISTA S.A.
title Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.A
spellingShingle Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.A
Moreira, Daniel Augusto
title_short Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.A
title_full Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.A
title_fullStr Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.A
title_full_unstemmed Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.A
title_sort Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.A
author Moreira, Daniel Augusto
author_facet Moreira, Daniel Augusto
Ihy, Mauro Takeo
author_role author
author2 Ihy, Mauro Takeo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Daniel Augusto
Ihy, Mauro Takeo
description A partir de meados da década de noventa, houve um aumento da competição no cenário brasileiro e também uma grande evolução na área tecnológica, ocasionando grandes mudanças nas empresas. Dentro desse contexto, as empresas varejistas e atacadistas têm buscado meios de melhorar seus processos logísticos, visando responder de forma eficiente às necessidades do mercado consumidor. No que se refere ao gerenciamento do abastecimento, o estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI – Vendor Managed Inventory) surge como uma importante alternativa para melhor gerir os processos e a gestão dos estoques. Este artigo tem por objetivo descrever e detalhar a gestão do abastecimento de uma rede atacadista no que diz respeito à contribuição estratégica dos processos logísticos, mais especificamente ao sistema de reposição automática. Para tanto, adotou-se uma abordagem empírico-teórica orientada por um estudo de caso único, de forma a possibilitar maior aprofundamento e compreensão do objeto estudado. O estudo tomou como base a rede holandesa atacadista Makro, presente no Brasil com 52 lojas. O estudo oferece um breve relato sobre a evolução da empresa e detalhes específicos das atividades comerciais, formas de gerenciamento do abastecimento e controle de estoques, além de destacar o funcionamento do processo de reposição automática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79061
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79061/83133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 3 n. 2 (2006); 5-22
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934233845760