BUSINESS MODEL AND CORE COMPETENCE REFINEMENT: GOOGLE’S CASE STUDY
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79148 |
Resumo: | O volume de negócios realizados na Internet tem crescido vertiginosamente. Neste sentido, novas estratégias e modelos de negócios competitivos são fatores cruciais para consolidar uma posição de liderança no mercado. Em essência, uma empresa que oferecer seus serviços a um grande número de usuários e de empresas complementares terá sua posição estratégica fortalecida. A empresa Google tem focado o alcance da posição de liderança por meio de dois serviços distintos, a ferramenta de busca e o serviço de propaganda na Web. Estes serviços formam a base da construção da competência central da empresa, isto é, sua capacidade de armazenar dados atualizados sobre as intenções de busca dos usuários online e o oferecimento de resultados que os satisfaçam. Esse estudo demonstra que a competência da Google é fortalecida à medida que estes serviços são utilizados. Como conseqüência, novos usuários são atraídos pelos serviços da empresa, o que retro-alimenta sua base de dados, criando, assim, o chamado efeito em rede. Este trabalho explica estas relações. |
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BUSINESS MODEL AND CORE COMPETENCE REFINEMENT: GOOGLE’S CASE STUDYModelo de negócios e refinamento da competência central: o caso Googlebusiness modelcore competencenetwork effectsO volume de negócios realizados na Internet tem crescido vertiginosamente. Neste sentido, novas estratégias e modelos de negócios competitivos são fatores cruciais para consolidar uma posição de liderança no mercado. Em essência, uma empresa que oferecer seus serviços a um grande número de usuários e de empresas complementares terá sua posição estratégica fortalecida. A empresa Google tem focado o alcance da posição de liderança por meio de dois serviços distintos, a ferramenta de busca e o serviço de propaganda na Web. Estes serviços formam a base da construção da competência central da empresa, isto é, sua capacidade de armazenar dados atualizados sobre as intenções de busca dos usuários online e o oferecimento de resultados que os satisfaçam. Esse estudo demonstra que a competência da Google é fortalecida à medida que estes serviços são utilizados. Como conseqüência, novos usuários são atraídos pelos serviços da empresa, o que retro-alimenta sua base de dados, criando, assim, o chamado efeito em rede. Este trabalho explica estas relações.Negotiations on the Internet have reached a huge volume. In this sense, new strategies and competitive business models are crucial factors to consolidate a firm’s leadership position. In essence, a company that offers its services to a broader number of users and complementary companies will have its strategic position strengthened. Google has focused in achieving a leadership position through two distinct services: the search engine and the advertisement service on the Web. Those services are the baseline to build that company’s core competence, or in other words, they are its capacity to hold fresh data about the search intentions of online users and to offer those users results that satisfy them. This paper demonstrates that Google’s competence is reinforced as those services are used. As a consequence, new users will be attracted to the company’s services which will feed its database, creating the so-called network effects. This paper explains those relations.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79148INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 3 (2009); 46-622515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79148/83220Sugano, Joel YutakaVeiga Gonçalves, Eduardo JardelFigueira, Marianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T14:04:36Zoai:revistas.usp.br:article/79148Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T14:04:36Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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