O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Filho, Cid
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gonçalves, Carlos Alberto, Pardini, Daniel Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79107
Resumo: Em um ambiente de alta competitividade, a importância da inovação no desempenho de novos produtos, bem como a representatividade de seu impacto na receita das empresas é fato relevante. Por outro lado o conhecimento e sua gestão são elementos novos e desafiadores para os dirigentes e pesquisadores. Os trabalhos empíricos de Li e Calantone (1998), Narver e Slater (1990), Shapiro (2006), Voss, Montoya-Weiss e Voss (2006) salientam a importância da orientação ao mercado e dos processos de gestão do conhecimento de marketing para as organizações, constatando importantes contribuições para o sucesso no mercado de novos produtos e empresas. Com o objetivo de examinar empiricamente as relações entre os conceitos inovação, os processos de gestão do conhecimento de marketing e o desempenho de novos produtos no mercado, realizou-se um survey com 427 respondentes e modelagem por técnicas de equações estrututurais. Verifica-se a supremacia dos processos de gestão de conhecimento de concorrentes sobre os demais construtos nas indústrias pesquisadas, bem como indentificam-se importantes antecedentes do fator inovação.
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