O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79107 |
Resumo: | Em um ambiente de alta competitividade, a importância da inovação no desempenho de novos produtos, bem como a representatividade de seu impacto na receita das empresas é fato relevante. Por outro lado o conhecimento e sua gestão são elementos novos e desafiadores para os dirigentes e pesquisadores. Os trabalhos empíricos de Li e Calantone (1998), Narver e Slater (1990), Shapiro (2006), Voss, Montoya-Weiss e Voss (2006) salientam a importância da orientação ao mercado e dos processos de gestão do conhecimento de marketing para as organizações, constatando importantes contribuições para o sucesso no mercado de novos produtos e empresas. Com o objetivo de examinar empiricamente as relações entre os conceitos inovação, os processos de gestão do conhecimento de marketing e o desempenho de novos produtos no mercado, realizou-se um survey com 427 respondentes e modelagem por técnicas de equações estrututurais. Verifica-se a supremacia dos processos de gestão de conhecimento de concorrentes sobre os demais construtos nas indústrias pesquisadas, bem como indentificam-se importantes antecedentes do fator inovação. |
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O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercadoTHE IMPACT OF INNOVATION AND MARKETING KNOWLEDGE ON THE NEW PRODUCTS PERFORMANCEGestão do conhecimentoinovaçãoorientação ao mercado.Em um ambiente de alta competitividade, a importância da inovação no desempenho de novos produtos, bem como a representatividade de seu impacto na receita das empresas é fato relevante. Por outro lado o conhecimento e sua gestão são elementos novos e desafiadores para os dirigentes e pesquisadores. Os trabalhos empíricos de Li e Calantone (1998), Narver e Slater (1990), Shapiro (2006), Voss, Montoya-Weiss e Voss (2006) salientam a importância da orientação ao mercado e dos processos de gestão do conhecimento de marketing para as organizações, constatando importantes contribuições para o sucesso no mercado de novos produtos e empresas. Com o objetivo de examinar empiricamente as relações entre os conceitos inovação, os processos de gestão do conhecimento de marketing e o desempenho de novos produtos no mercado, realizou-se um survey com 427 respondentes e modelagem por técnicas de equações estrututurais. Verifica-se a supremacia dos processos de gestão de conhecimento de concorrentes sobre os demais construtos nas indústrias pesquisadas, bem como indentificam-se importantes antecedentes do fator inovação.In a business environment characterized by a high level of competitiveness, the impact of innovation and new products on an organization’s revenue becomes an important factor. On the other hand, knowledge and knowledge management are new elements that are atracting opportunities and challenges to managers and firms. Researchers such as Li e Calatone (1998), Narver e Slater (1990), Shapiro (2006) and Voss, Montoya-Weiss e Voss (2006) point out the importance of learning and managing market knowledge for organizations in general. This research was developed with the aim to empirically examine the relationships between innovation, market knowledge management and the performance of new products within the market. By means of a survey based on 434 respondents and the use of structural equation modeling (Hattie, 1997), it is possible to verify the supremacy of the competitor knowledge management process over other constructs. We also identify elements which are important for explain the innovation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79107INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 2 (2008); 5-242515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79107/83179Gonçalves Filho, CidGonçalves, Carlos AlbertoPardini, Daniel Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:04:04Zoai:revistas.usp.br:article/79107Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T18:04:04Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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