Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Filho, Cid
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Veit, Mara Regina, Monteiro, Plínio Rafael Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317
Resumo: Este estudo buscou identificar a relação existente o perfil potencial do empreendedor, a orientação para o mercado, a turbulência ambiental e o desempenho nos negócios no cenário nacional. A premissa fundamental é que fatores internos a empresa, tal como a orientação ao mercado, o grau de inovação e o perfil dos empreendedores conjuntamente com fatores exógenos a empresa são determinantes de seu desempenho organizacional e do grau de inovação implementado. Conjugando questionamentos e alternativas teóricas para o relacionamento entre estes construtos, foram propostas estruturas teóricas rivais que foram testadas segundo uma estratégia de modelos concorrentes (HAIR et al., 1998). Para tanto foi conduzido um survey nacional que contou com uma amostra de 1.552 empresários ligados a base SEBRAE. Os resultados demonstram que o perfil empreendedor pode agir como o determinante da orientação ao mercado adotado pelas empresas e seu grau de inovação. Tais fatores por conseqüência poderiam ser considerados determinantes do desempenho organizacional, conjuntamente com a presença de elementos que caracterizam a turbulência, complexidade e agressividade no setor.
id USP-40_29d2f5b67ab9c2ee575927c0bcd603aa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79317
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review)
repository_id_str
spelling Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negóciosInovaçãoorientação para mercadoempreendedorismocomportamento empreendedorEste estudo buscou identificar a relação existente o perfil potencial do empreendedor, a orientação para o mercado, a turbulência ambiental e o desempenho nos negócios no cenário nacional. A premissa fundamental é que fatores internos a empresa, tal como a orientação ao mercado, o grau de inovação e o perfil dos empreendedores conjuntamente com fatores exógenos a empresa são determinantes de seu desempenho organizacional e do grau de inovação implementado. Conjugando questionamentos e alternativas teóricas para o relacionamento entre estes construtos, foram propostas estruturas teóricas rivais que foram testadas segundo uma estratégia de modelos concorrentes (HAIR et al., 1998). Para tanto foi conduzido um survey nacional que contou com uma amostra de 1.552 empresários ligados a base SEBRAE. Os resultados demonstram que o perfil empreendedor pode agir como o determinante da orientação ao mercado adotado pelas empresas e seu grau de inovação. Tais fatores por conseqüência poderiam ser considerados determinantes do desempenho organizacional, conjuntamente com a presença de elementos que caracterizam a turbulência, complexidade e agressividade no setor.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 2 (2013); 81-1012515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317/83387Gonçalves Filho, CidVeit, Mara ReginaMonteiro, Plínio Rafael Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-15T12:55:55Zoai:revistas.usp.br:article/79317Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-15T12:55:55Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios
title Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios
spellingShingle Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios
Gonçalves Filho, Cid
Inovação
orientação para mercado
empreendedorismo
comportamento empreendedor
title_short Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios
title_full Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios
title_fullStr Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios
title_full_unstemmed Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios
title_sort Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios
author Gonçalves Filho, Cid
author_facet Gonçalves Filho, Cid
Veit, Mara Regina
Monteiro, Plínio Rafael Reis
author_role author
author2 Veit, Mara Regina
Monteiro, Plínio Rafael Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Filho, Cid
Veit, Mara Regina
Monteiro, Plínio Rafael Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
orientação para mercado
empreendedorismo
comportamento empreendedor
topic Inovação
orientação para mercado
empreendedorismo
comportamento empreendedor
description Este estudo buscou identificar a relação existente o perfil potencial do empreendedor, a orientação para o mercado, a turbulência ambiental e o desempenho nos negócios no cenário nacional. A premissa fundamental é que fatores internos a empresa, tal como a orientação ao mercado, o grau de inovação e o perfil dos empreendedores conjuntamente com fatores exógenos a empresa são determinantes de seu desempenho organizacional e do grau de inovação implementado. Conjugando questionamentos e alternativas teóricas para o relacionamento entre estes construtos, foram propostas estruturas teóricas rivais que foram testadas segundo uma estratégia de modelos concorrentes (HAIR et al., 1998). Para tanto foi conduzido um survey nacional que contou com uma amostra de 1.552 empresários ligados a base SEBRAE. Os resultados demonstram que o perfil empreendedor pode agir como o determinante da orientação ao mercado adotado pelas empresas e seu grau de inovação. Tais fatores por conseqüência poderiam ser considerados determinantes do desempenho organizacional, conjuntamente com a presença de elementos que caracterizam a turbulência, complexidade e agressividade no setor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317/83387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 2 (2013); 81-101
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1816702432976044032