Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317 |
Resumo: | Este estudo buscou identificar a relação existente o perfil potencial do empreendedor, a orientação para o mercado, a turbulência ambiental e o desempenho nos negócios no cenário nacional. A premissa fundamental é que fatores internos a empresa, tal como a orientação ao mercado, o grau de inovação e o perfil dos empreendedores conjuntamente com fatores exógenos a empresa são determinantes de seu desempenho organizacional e do grau de inovação implementado. Conjugando questionamentos e alternativas teóricas para o relacionamento entre estes construtos, foram propostas estruturas teóricas rivais que foram testadas segundo uma estratégia de modelos concorrentes (HAIR et al., 1998). Para tanto foi conduzido um survey nacional que contou com uma amostra de 1.552 empresários ligados a base SEBRAE. Os resultados demonstram que o perfil empreendedor pode agir como o determinante da orientação ao mercado adotado pelas empresas e seu grau de inovação. Tais fatores por conseqüência poderiam ser considerados determinantes do desempenho organizacional, conjuntamente com a presença de elementos que caracterizam a turbulência, complexidade e agressividade no setor. |
id |
USP-40_29d2f5b67ab9c2ee575927c0bcd603aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79317 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negóciosInovaçãoorientação para mercadoempreendedorismocomportamento empreendedorEste estudo buscou identificar a relação existente o perfil potencial do empreendedor, a orientação para o mercado, a turbulência ambiental e o desempenho nos negócios no cenário nacional. A premissa fundamental é que fatores internos a empresa, tal como a orientação ao mercado, o grau de inovação e o perfil dos empreendedores conjuntamente com fatores exógenos a empresa são determinantes de seu desempenho organizacional e do grau de inovação implementado. Conjugando questionamentos e alternativas teóricas para o relacionamento entre estes construtos, foram propostas estruturas teóricas rivais que foram testadas segundo uma estratégia de modelos concorrentes (HAIR et al., 1998). Para tanto foi conduzido um survey nacional que contou com uma amostra de 1.552 empresários ligados a base SEBRAE. Os resultados demonstram que o perfil empreendedor pode agir como o determinante da orientação ao mercado adotado pelas empresas e seu grau de inovação. Tais fatores por conseqüência poderiam ser considerados determinantes do desempenho organizacional, conjuntamente com a presença de elementos que caracterizam a turbulência, complexidade e agressividade no setor.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 2 (2013); 81-1012515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317/83387Gonçalves Filho, CidVeit, Mara ReginaMonteiro, Plínio Rafael Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-15T12:55:55Zoai:revistas.usp.br:article/79317Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-15T12:55:55Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios |
title |
Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios |
spellingShingle |
Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios Gonçalves Filho, Cid Inovação orientação para mercado empreendedorismo comportamento empreendedor |
title_short |
Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios |
title_full |
Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios |
title_fullStr |
Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios |
title_full_unstemmed |
Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios |
title_sort |
Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios |
author |
Gonçalves Filho, Cid |
author_facet |
Gonçalves Filho, Cid Veit, Mara Regina Monteiro, Plínio Rafael Reis |
author_role |
author |
author2 |
Veit, Mara Regina Monteiro, Plínio Rafael Reis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Filho, Cid Veit, Mara Regina Monteiro, Plínio Rafael Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação orientação para mercado empreendedorismo comportamento empreendedor |
topic |
Inovação orientação para mercado empreendedorismo comportamento empreendedor |
description |
Este estudo buscou identificar a relação existente o perfil potencial do empreendedor, a orientação para o mercado, a turbulência ambiental e o desempenho nos negócios no cenário nacional. A premissa fundamental é que fatores internos a empresa, tal como a orientação ao mercado, o grau de inovação e o perfil dos empreendedores conjuntamente com fatores exógenos a empresa são determinantes de seu desempenho organizacional e do grau de inovação implementado. Conjugando questionamentos e alternativas teóricas para o relacionamento entre estes construtos, foram propostas estruturas teóricas rivais que foram testadas segundo uma estratégia de modelos concorrentes (HAIR et al., 1998). Para tanto foi conduzido um survey nacional que contou com uma amostra de 1.552 empresários ligados a base SEBRAE. Os resultados demonstram que o perfil empreendedor pode agir como o determinante da orientação ao mercado adotado pelas empresas e seu grau de inovação. Tais fatores por conseqüência poderiam ser considerados determinantes do desempenho organizacional, conjuntamente com a presença de elementos que caracterizam a turbulência, complexidade e agressividade no setor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317/83387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 2 (2013); 81-101 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1816702432976044032 |