A face oculta da transferência de renda para jovens no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12474 |
Resumo: | A partir da análise mais ampla do caráter das recentes políticas públicas dirigidas a jovens no Brasil e das orientações conflitivas inerentes a esse campo, o artigo discute os pressupostos contidos em três programas públicos implementados no país: o Projeto Agente Jovem, o Programa Serviço Civil Voluntário e o Programa Bolsa Trabalho Renda. Após uma caracterização geral de cada um deles, sem ignorar aspectos de sua diversidade, a análise concentra-se nos paradoxos e ambigüidades subjacentes a seu formato comum: a transferência de renda atrelada à exigência de algum tipo de contrapartida do público juvenil, em geral o retorno/permanência na escola e a realização de atividades de caráter socioeducativo ou comunitário. Sem negar o benefício promovido pelo acesso à renda, o artigo alerta para a possibilidade de disseminação de novas formas de dominação a partir da adoção desse modelo nas ações públicas dirigidas aos jovens. |
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A face oculta da transferência de renda para jovens no Brasil The hidden face of the income transference for youths in Brazil JuventudePolíticas públicasProgramas socioeducativosTransferência de rendaYouthPublic policiesSocio-educational programsIncome transferenceA partir da análise mais ampla do caráter das recentes políticas públicas dirigidas a jovens no Brasil e das orientações conflitivas inerentes a esse campo, o artigo discute os pressupostos contidos em três programas públicos implementados no país: o Projeto Agente Jovem, o Programa Serviço Civil Voluntário e o Programa Bolsa Trabalho Renda. Após uma caracterização geral de cada um deles, sem ignorar aspectos de sua diversidade, a análise concentra-se nos paradoxos e ambigüidades subjacentes a seu formato comum: a transferência de renda atrelada à exigência de algum tipo de contrapartida do público juvenil, em geral o retorno/permanência na escola e a realização de atividades de caráter socioeducativo ou comunitário. Sem negar o benefício promovido pelo acesso à renda, o artigo alerta para a possibilidade de disseminação de novas formas de dominação a partir da adoção desse modelo nas ações públicas dirigidas aos jovens. Based on a broader analysis of the character of recent public policies directed at youths in Brazil and on the conflicting orientations inherent in this field, this paper deals with the presuppositions contained in three public programs taking place in the country: the Young Agent Project, the Voluntary Civil Service Program and the Work-Income Grant Program. To begin with, a general characterization of each of these programs is made, taking into consideration the aspects of their diversity; secondly, the analysis focuses on the paradoxes and ambiguities feature to their common underlining: the transference of income linked to some kind of repayment by the youngsters, usually the return to or the carrying on at school and the fulfillment of socio-educational or community type activities. Taking into account the beneficial side of access to income, this paper cautions the reader on the possibility of dissemination of new forms of domination based on the adoption of this model in public policies directed at youngsters. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2005-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1247410.1590/S0103-20702005000200007Tempo Social; Vol. 17 No. 2 (2005); 141-172Tempo Social; v. 17 n. 2 (2005); 141-172Tempo Social; Vol. 17 Núm. 2 (2005); 141-1721809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12474/14251Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSposito, Marilia PontesCorrochano, Maria Carla2023-06-13T14:25:15Zoai:revistas.usp.br:article/12474Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-06-13T14:25:15Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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