A batalha das línguas na publicação nacional: um estudo comparativo das publicações do CNPq (Brasil) e Conicet (Argentina)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beigel, Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Digiampietri, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
eng
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/201819
Resumo: A predominância do inglês como língua acadêmica nos principais periódicos tem sido amplamente estudada. Por outro lado, é difícil mensurar a incidência da publicação nesse idioma no mundo ibero-americano, porque ainda são poucos os estudos de bases de dados regionais ou baseados em trajetórias acadêmicas completas de pesquisadores dos países do Sul global. As razões são simples: a) existem várias bases de dados de revistas ibero-americanas, mas com grandes sobreposições entre elas; b) existem sistemas curriculares na maioria dos países, mas eles não estão disponíveis abertamente ou com curadoria profissional. Visando a colaborar nessa direção, este trabalho comparativo oferece um panorama das publicações completas de duas comunidades científicas: pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq, Brasil) e pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet-Argentina). Para focar o idioma e o país de publicação dessa produção científica, utilizamos as informações disponibilizadas no sistema curricular Sigeva (Argentina) e Lattes (Brasil). Seu uso oferece dificuldades para estudos bibliométricos ou de citação, porém permite a construção de estatísticas descritivas da produção de trajetórias completas de produção. Uma informação relevante para oferecer um panorama do multilinguismo, da bibliodiversidade e do peso da publicação nacional nestas comunidades.
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spelling A batalha das línguas na publicação nacional: um estudo comparativo das publicações do CNPq (Brasil) e Conicet (Argentina)La batalla de las lenguas en la publicación nacional: un estudio comparativo de las publicaciones del CNPq (Brasil) y Conicet (Argentina)The battle of the languages in national publishing: a comparative study of the publishing performance by CNPq (Brazil) and Conicet (Argentina)MultilinguismoPublicação nacionalCircuitos editoriaisSigeva-LattesConicetCNPqMultilingüismoRevistas nacionalesCircuitos de publicaciónSigeva-LattesConicetCNPqMultilingualismNational publishingPublishing circuitsSigeva-LattesConicetCNPqA predominância do inglês como língua acadêmica nos principais periódicos tem sido amplamente estudada. Por outro lado, é difícil mensurar a incidência da publicação nesse idioma no mundo ibero-americano, porque ainda são poucos os estudos de bases de dados regionais ou baseados em trajetórias acadêmicas completas de pesquisadores dos países do Sul global. As razões são simples: a) existem várias bases de dados de revistas ibero-americanas, mas com grandes sobreposições entre elas; b) existem sistemas curriculares na maioria dos países, mas eles não estão disponíveis abertamente ou com curadoria profissional. Visando a colaborar nessa direção, este trabalho comparativo oferece um panorama das publicações completas de duas comunidades científicas: pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq, Brasil) e pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet-Argentina). Para focar o idioma e o país de publicação dessa produção científica, utilizamos as informações disponibilizadas no sistema curricular Sigeva (Argentina) e Lattes (Brasil). Seu uso oferece dificuldades para estudos bibliométricos ou de citação, porém permite a construção de estatísticas descritivas da produção de trajetórias completas de produção. Uma informação relevante para oferecer um panorama do multilinguismo, da bibliodiversidade e do peso da publicação nacional nestas comunidades.El predominio del inglés como lengua académica en las revistas de corriente principal ha sido profusamente estudiado. En cambio, es difícil calibrar la incidencia de la publicación en esteidioma en el mundo Iberoamericano porque son todavía escasos los  estudios de bases de datos regionales o de trayectorias académicas  completas de investigadores de los países del Sur global. Las razones son sencillas: a) hay múltiples bases de datos de revistas Iberoamericanas, pero con grandes solapamientos; y b) hay sistemas de currículo en la mayoría de los países, pero no están disponibles abiertamente o no están curadas profesionalmente. Precisamente para colaborar en esta dirección, este trabajo comparativo ofrece um panorama de las publicaciones completas de dos  comunidades científicas: los pesquisadores del Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq, Brasil) y los investigadores del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet-Argentina). Para poner el foco en el idioma y el país de edición de la producción científica, utilizamos la información autocargada en el sistema curricular Sigeva (Argentina) y Lattes (Brasil). Su utilización ofrece dificultades a los estudios  bibliométricos o de citaciones, en cambio, permite construir una estadística descriptiva de la producción completa de itinerários completos de producción que es relevante para  frecer un panorama del  multilingüismo, la bibliodiversidady el peso de la publicación nacional en estas comunidades.The predominance of English as an academic language in mainstream journals has been extensively studied. In change, it is difficult to gauge the incidence of publication in this language in the Ibero-American world because there are still few studies of regional databases or based in complete academic trajectories of researchers from the countries of the global South. The reasons are simple: a) there are multiple databases of  Ibero-American journals, but with large overlaps in between; b) there are curriculum systems in most countries, but they are not openly available or professionally curated. Precisely to collaborate in this direction, this comparative work offers an overview of the complete publications of two  scientific communities: researchers from the Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq, Brazil) and researchers from the National Council for Scientific and Technical Research (Conicet-Argentina). To focus on the language and country of publication of this scientific production, we used the information uploaded in Sigeva  (Argentina) and Lattes (Brazil)  curricular system. Its use offers  difficulties to bibliometric or citation studies, however, it allows the construction of descriptive statistics of the production of complete production itineraries. A relevant information to  offer an overview of multilingualism, bibliodiversity and the weight of the national publication in these communities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/20181910.11606/0103-2070.ts.2022.201819Tempo Social; Vol. 34 No. 3 (2022); 209-251Tempo Social; v. 34 n. 3 (2022); 209-251Tempo Social; Vol. 34 Núm. 3 (2022); 209-2511809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaenghttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/201819/189986https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/201819/189987Copyright (c) 2022 Fernanda Beigel, Luciano Antonio Digiampietrihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBeigel, FernandaBeigel, FernandaDigiampietri, Luciano2023-04-24T12:09:52Zoai:revistas.usp.br:article/201819Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-04-24T12:09:52Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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