The image in postmodern culture
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12632 |
Resumo: | Neste ensaio tem-se como objetivo fornecer pistas acerca da inserção da imagem na configuração cultural do pós-modernismo. Ao mesmo tempo, dá-se espaço a uma breve digressão em torno da relação entre pós-modernismo e acumulação flexível, substrato matricial de onde emana o objeto de estudo em questão. Daqui em diante conceitualizam-se teses acerca da transmutação imagética, do primado da imagem e do efeito de desmaterialização instilado por aquela na percepção das relações sociais. Constitui-se, assim, uma cadeia conceitual com o propósito de interligar fenômenos e processos sociais apenas aparentemente dispersos entre si, como a organização da base produtiva do capitalismo contemporâneo, a realidade cultural deste último e o posicionamento da imagem dentro de todo esse enquadramento mais vasto. |
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The image in postmodern culture A imagem na cultura do pós-modernismo ImagePost-modernismCultureFlexible accumulationDematerializationImagemPós-modernismoCulturaAcumulação flexívelDesmaterializaçãoNeste ensaio tem-se como objetivo fornecer pistas acerca da inserção da imagem na configuração cultural do pós-modernismo. Ao mesmo tempo, dá-se espaço a uma breve digressão em torno da relação entre pós-modernismo e acumulação flexível, substrato matricial de onde emana o objeto de estudo em questão. Daqui em diante conceitualizam-se teses acerca da transmutação imagética, do primado da imagem e do efeito de desmaterialização instilado por aquela na percepção das relações sociais. Constitui-se, assim, uma cadeia conceitual com o propósito de interligar fenômenos e processos sociais apenas aparentemente dispersos entre si, como a organização da base produtiva do capitalismo contemporâneo, a realidade cultural deste último e o posicionamento da imagem dentro de todo esse enquadramento mais vasto. In this paper, our main goal is to offer some relevant clues as to the framing of images in the cultural logic of post-modernism. At the same time, we will give space to a brief description of the relation between post-modernism and flexible accumulation, the generative substratum from which our subject derives. Along with this, we conceptualize theses on imagetic transmutation, the primacy of the image and the effect of dematerialization induced by the image in the perception of social relations. In this way, a conceptual chain is constituted with the purpose of connecting only apparently fragmented phenomena and social processes such as the productive basis of contemporary capitalism, its cultural reality and the place of the image in all that wide framing. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1263210.1590/S0103-20702010000100009Tempo Social; Vol. 22 No. 1 (2010); 179-198Tempo Social; v. 22 n. 1 (2010); 179-198Tempo Social; Vol. 22 Núm. 1 (2010); 179-1981809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12632/14409Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, João Valente2023-05-24T15:13:19Zoai:revistas.usp.br:article/12632Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-24T15:13:19Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste ensaio tem-se como objetivo fornecer pistas acerca da inserção da imagem na configuração cultural do pós-modernismo. Ao mesmo tempo, dá-se espaço a uma breve digressão em torno da relação entre pós-modernismo e acumulação flexível, substrato matricial de onde emana o objeto de estudo em questão. Daqui em diante conceitualizam-se teses acerca da transmutação imagética, do primado da imagem e do efeito de desmaterialização instilado por aquela na percepção das relações sociais. Constitui-se, assim, uma cadeia conceitual com o propósito de interligar fenômenos e processos sociais apenas aparentemente dispersos entre si, como a organização da base produtiva do capitalismo contemporâneo, a realidade cultural deste último e o posicionamento da imagem dentro de todo esse enquadramento mais vasto. |
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