A pintura trágica de Edvard Munch. Um ensaio sobre a pintura e as marteladas de Nietzsche
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/84944 |
Resumo: | As relações entre a filosofia de Nietzsche e a pintura de Munch são instigantes e complexas. Os aforismos, modo de expressão primordial em Nietzsche da mesma maneira que o são as séries em Munch, lhe permitem perseguir uma idéia a partir de várias perspectivas possiblitando, a ambos, experimentos com o pensar. Cada pintura propões uma interpretação diferente para um mundo onde não existem mais fatos e onde a separação sujeito-objeto foi definitivamente abolida. Assim, ao pintar a dor, os ciúmes, a doença, o grito, a morte, a solidão, a paixão, as mulheres, Munch não mergulha, como poderia parecer à primeira vista, no pessimismo absoluto mas, pelo contrário, diz sim a tudo que é problemático, colocando-se na direção da superação da morte na vida, sendo e fazendo uma pintura trágica, dionisíaca. |
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A pintura trágica de Edvard Munch. Um ensaio sobre a pintura e as marteladas de NietzscheEdvard Munch´s tragic painting: an essay on painting and Nietzsche´s hammering awayNietzschMunchAphorismSeriesPaintingWoemnSubject-objectRelationTragic artistTragic paintingNietzscheMunchAforismosSériesPinturaMulheresRelação sujeito-objetoArtista trágicoPintura trágicaAs relações entre a filosofia de Nietzsche e a pintura de Munch são instigantes e complexas. Os aforismos, modo de expressão primordial em Nietzsche da mesma maneira que o são as séries em Munch, lhe permitem perseguir uma idéia a partir de várias perspectivas possiblitando, a ambos, experimentos com o pensar. Cada pintura propões uma interpretação diferente para um mundo onde não existem mais fatos e onde a separação sujeito-objeto foi definitivamente abolida. Assim, ao pintar a dor, os ciúmes, a doença, o grito, a morte, a solidão, a paixão, as mulheres, Munch não mergulha, como poderia parecer à primeira vista, no pessimismo absoluto mas, pelo contrário, diz sim a tudo que é problemático, colocando-se na direção da superação da morte na vida, sendo e fazendo uma pintura trágica, dionisíaca.Relations between Nietzsche´s philosophy and Munch´s painting are instigating and complex. Aphorisms, Nietzsche´s main form of expression, just as series are for Munch, allow him to pursue an idea from several perspectives in such a way that it enables both to make thought experiments. Each painting proposes a different interpretation for a world where facts no longer exist and where an end was definitely put to the separation between subject-object. Thus, in painting pain, jealousy, illness, shouting, death. loneliness, passion, women, Munch does not dive into absolute pessimism, as would seem at first sight, but, on the contrary, say Yes to everything that is problematic, placing himself in the direction of overcoming death, in life, being and making a tragic, Dionysian painting.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1993-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/8494410.1590/ts.v5i1/2.84944Tempo Social; Vol. 5 No. 1/2 (1993); 67-111Tempo Social; v. 5 n. 1/2 (1993); 67-111Tempo Social; Vol. 5 Núm. 1/2 (1993); 67-1111809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/84944/87673Copyright (c) 1993 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Paulo Roberto Arruda de2023-07-06T17:27:34Zoai:revistas.usp.br:article/84944Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-07-06T17:27:34Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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