A teatralização da política: a propaganda abolicionista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/53134 |
Resumo: | Este artigo argumenta que, ao buscar modelos no repertório abolicionista estrangeiro para construir sua propaganda, os abolicionistas brasileiros viram suas possibilidades de escolha restritas pelas oportunidades políticas locais e pela tradição local católica. Contingências que impediram a simples transposição do modelo de ativismo estrangeiro e conduziram a uma atividade criativa de apropriação, em diálogo com o contexto e a tradição brasileiros. Processo que resultou numa reinvenção, uma vez que as artes, sobretudo o teatro, ganharam na propaganda abolicionista brasileira a proeminência que a religião teve na anglo-americana. |
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A teatralização da política: a propaganda abolicionista The theatricalization of politics: abolitionist propaganda Movimento abolicionistaTeatroRepertórioTradição políticaApropriaçãoAbolitionist movementTheaterRepertoirePolitical traditionAppropriationEste artigo argumenta que, ao buscar modelos no repertório abolicionista estrangeiro para construir sua propaganda, os abolicionistas brasileiros viram suas possibilidades de escolha restritas pelas oportunidades políticas locais e pela tradição local católica. Contingências que impediram a simples transposição do modelo de ativismo estrangeiro e conduziram a uma atividade criativa de apropriação, em diálogo com o contexto e a tradição brasileiros. Processo que resultou numa reinvenção, uma vez que as artes, sobretudo o teatro, ganharam na propaganda abolicionista brasileira a proeminência que a religião teve na anglo-americana. This article argues that although Brazilian abolitionists turned to foreign models of abolitionism to develop their own propaganda, their choices were constrained by local political opportunities and the local Catholic tradition. Those contingences prevented any simple transposition of a foreign model of activism and led to a creative appropriation that responded to the Brazilian context and tradition. The process eventually turned into a reinvention, since arts, especially the theater, acquired the same prominence in the Brazilian abolitionist propaganda that religion had obtained in Anglo-American countries. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/5313410.1590/S0103-20702012000200006Tempo Social; Vol. 24 No. 2 (2012); 101-122 Tempo Social; v. 24 n. 2 (2012); 101-122 Tempo Social; Vol. 24 Núm. 2 (2012); 101-122 1809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/53134/57196Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlonso, Angela2023-05-19T14:29:54Zoai:revistas.usp.br:article/53134Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-19T14:29:54Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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