O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66536 |
Resumo: | O conhecimento da biodiversidade de forma mais intensa pode contribuir muito com a conservação desta, afinal é muito mais provável que se proteja o que se conhece do que o que não se conhece. Na perspectiva da arborização urbana tem-se dois aspectos importantes com relação ao conhecimento da biodiversidade. O primeiro é que a arborização urbana pode contribuir para o conhecimento da biodiversidade local e o segundo aspecto é que quando a população tem percepção da biodiversidade local ela pode cuidar mais das árvores urbanas e, provavelmente, não se incomodar tanto com questões como rachaduras em calçadas, folhas caídas, dentre outros problemas decorrentes. Diante disso, o presente estudo investigou como tem acontecido o ensino do conhecimento sobre as plantas nas escolas públicas de educação básica do litoral do Paraná. Constatou-se que ainda é muito incipiente o ensino do conhecimento sobre as árvores da região nas escolas da educação básica. Evidenciou-se também que a arborização urbana contribui para o conhecimento das espécies pelos estudantes e professores o que justifica a importância de se arborizar com nativas. |
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O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANAbiodiversidade; conservação; educação básicaO conhecimento da biodiversidade de forma mais intensa pode contribuir muito com a conservação desta, afinal é muito mais provável que se proteja o que se conhece do que o que não se conhece. Na perspectiva da arborização urbana tem-se dois aspectos importantes com relação ao conhecimento da biodiversidade. O primeiro é que a arborização urbana pode contribuir para o conhecimento da biodiversidade local e o segundo aspecto é que quando a população tem percepção da biodiversidade local ela pode cuidar mais das árvores urbanas e, provavelmente, não se incomodar tanto com questões como rachaduras em calçadas, folhas caídas, dentre outros problemas decorrentes. Diante disso, o presente estudo investigou como tem acontecido o ensino do conhecimento sobre as plantas nas escolas públicas de educação básica do litoral do Paraná. Constatou-se que ainda é muito incipiente o ensino do conhecimento sobre as árvores da região nas escolas da educação básica. Evidenciou-se também que a arborização urbana contribui para o conhecimento das espécies pelos estudantes e professores o que justifica a importância de se arborizar com nativas.Universidade Federal do ParanáMaristela Silva, LenirFarina, BrunaFerreira Gomes Lourenço, Josiane2012-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6653610.5380/revsbau.v7i3.66536Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 7, n. 3 (2012); 97-1031980-769410.5380/revsbau.v7i3reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66536/38343http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:50:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/66536Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2019-07-02T12:50:59Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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