O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maristela Silva, Lenir
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Farina, Bruna, Ferreira Gomes Lourenço, Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66536
Resumo: O conhecimento da biodiversidade de forma mais intensa pode contribuir muito com a conservação desta, afinal é muito mais provável que se proteja o que se conhece do que o que não se conhece. Na perspectiva da arborização urbana tem-se dois aspectos importantes com relação ao conhecimento da biodiversidade. O primeiro é que a arborização urbana pode contribuir para o conhecimento da biodiversidade local e o segundo aspecto é que quando a população tem percepção da biodiversidade local ela pode cuidar mais das árvores urbanas e, provavelmente, não se incomodar tanto com questões como rachaduras em calçadas, folhas caídas, dentre outros problemas decorrentes. Diante disso, o presente estudo investigou como tem acontecido o ensino do conhecimento sobre as plantas nas escolas públicas de educação básica do litoral do Paraná. Constatou-se que ainda é muito incipiente o ensino do conhecimento sobre as árvores da região nas escolas da educação básica. Evidenciou-se também que a arborização urbana contribui para o conhecimento das espécies pelos estudantes e professores o que justifica a importância de se arborizar com nativas.
id USP-42_a207d645a676e0deed7f7216113372bd
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66536
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANAbiodiversidade; conservação; educação básicaO conhecimento da biodiversidade de forma mais intensa pode contribuir muito com a conservação desta, afinal é muito mais provável que se proteja o que se conhece do que o que não se conhece. Na perspectiva da arborização urbana tem-se dois aspectos importantes com relação ao conhecimento da biodiversidade. O primeiro é que a arborização urbana pode contribuir para o conhecimento da biodiversidade local e o segundo aspecto é que quando a população tem percepção da biodiversidade local ela pode cuidar mais das árvores urbanas e, provavelmente, não se incomodar tanto com questões como rachaduras em calçadas, folhas caídas, dentre outros problemas decorrentes. Diante disso, o presente estudo investigou como tem acontecido o ensino do conhecimento sobre as plantas nas escolas públicas de educação básica do litoral do Paraná. Constatou-se que ainda é muito incipiente o ensino do conhecimento sobre as árvores da região nas escolas da educação básica. Evidenciou-se também que a arborização urbana contribui para o conhecimento das espécies pelos estudantes e professores o que justifica a importância de se arborizar com nativas.Universidade Federal do ParanáMaristela Silva, LenirFarina, BrunaFerreira Gomes Lourenço, Josiane2012-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6653610.5380/revsbau.v7i3.66536Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 7, n. 3 (2012); 97-1031980-769410.5380/revsbau.v7i3reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66536/38343http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:50:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/66536Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2019-07-02T12:50:59Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA
title O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA
spellingShingle O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA
Maristela Silva, Lenir
biodiversidade; conservação; educação básica
title_short O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA
title_full O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA
title_fullStr O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA
title_full_unstemmed O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA
title_sort O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA
author Maristela Silva, Lenir
author_facet Maristela Silva, Lenir
Farina, Bruna
Ferreira Gomes Lourenço, Josiane
author_role author
author2 Farina, Bruna
Ferreira Gomes Lourenço, Josiane
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Maristela Silva, Lenir
Farina, Bruna
Ferreira Gomes Lourenço, Josiane
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv biodiversidade; conservação; educação básica
topic biodiversidade; conservação; educação básica
description O conhecimento da biodiversidade de forma mais intensa pode contribuir muito com a conservação desta, afinal é muito mais provável que se proteja o que se conhece do que o que não se conhece. Na perspectiva da arborização urbana tem-se dois aspectos importantes com relação ao conhecimento da biodiversidade. O primeiro é que a arborização urbana pode contribuir para o conhecimento da biodiversidade local e o segundo aspecto é que quando a população tem percepção da biodiversidade local ela pode cuidar mais das árvores urbanas e, provavelmente, não se incomodar tanto com questões como rachaduras em calçadas, folhas caídas, dentre outros problemas decorrentes. Diante disso, o presente estudo investigou como tem acontecido o ensino do conhecimento sobre as plantas nas escolas públicas de educação básica do litoral do Paraná. Constatou-se que ainda é muito incipiente o ensino do conhecimento sobre as árvores da região nas escolas da educação básica. Evidenciou-se também que a arborização urbana contribui para o conhecimento das espécies pelos estudantes e professores o que justifica a importância de se arborizar com nativas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66536
10.5380/revsbau.v7i3.66536
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66536
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v7i3.66536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66536/38343
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 7, n. 3 (2012); 97-103
1980-7694
10.5380/revsbau.v7i3
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845638632210432