VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fátima Reginato Quevedo Melo, Evanisa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Maria Aimi Severo, Branca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66318
Resumo: A paisagem reconstruída e interpretada em uma vegetação urbana como no Campus I da Universidade de Passo Fundo pode ser uma obra de arte e um desafio para torná-la percebida pelos cinco sentidos. Importante área verde regional, nela foi introduzida a vegetação que a caracteriza, na busca da relação harmônica entre o ambiente construído e o meio natural. O objetivo foi conhecer, identificar, localizar, catalogar, conservar e divulgar o valor da preservação da vegetação desta área, bem como proporcionar à comunidade a sensibilização quanto à flora, ao meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida, aliada à responsabilidade social da Universidade. A área foi subdividida em setores, considerando-se como ponto de referência os prédios das Unidades ou de Serviços, além de ruas e avenidas. As espécies catalogadas foram localizadas na planta-baixa do Campus. Foi aplicado o sistema de varredura, amostrando os exemplares com DAP igual ou maior a 10cm. As espécies foram fotografadas e as exsicatas arquivadas no Herbário da Universidade de Passo Fundo (RSPF). A vegetação é composta por mais de três mil exemplares de 108 espécies botânicas em 35,5ha. Há predomínio de espécies exóticas como eucaliptos, pinus, ciprestes, grevilhas, entre outras. Destacam-se pelo porte, beleza e colorido de suas flores, espécies nativas como ipês, corticeira, canafístula, chuva-de-ouro, pinheiro brasileiro e outros. O espaço representa uma coleção de espécies de valor ornamental, madeirável, medicinal e frutífero, crescendo em número e biodiversidade, buscando a sustentabilidade de todo o complexo, resgatando a cultura, a educação e a história. O Campus apresenta uma vegetação exuberante, densa e colorida, garantindo plasticidade e beleza cênica à área, como um laboratório vivo para ensino, pesquisa e extensão, assim como à comunidade e aos visitantes, agregando valor social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a transformação da paisagem urbana.
id USP-42_fe2076418ecb1bdd11261974815e84d7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66318
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOvegetação urbana, campus, biodiversidade, paisagismo.A paisagem reconstruída e interpretada em uma vegetação urbana como no Campus I da Universidade de Passo Fundo pode ser uma obra de arte e um desafio para torná-la percebida pelos cinco sentidos. Importante área verde regional, nela foi introduzida a vegetação que a caracteriza, na busca da relação harmônica entre o ambiente construído e o meio natural. O objetivo foi conhecer, identificar, localizar, catalogar, conservar e divulgar o valor da preservação da vegetação desta área, bem como proporcionar à comunidade a sensibilização quanto à flora, ao meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida, aliada à responsabilidade social da Universidade. A área foi subdividida em setores, considerando-se como ponto de referência os prédios das Unidades ou de Serviços, além de ruas e avenidas. As espécies catalogadas foram localizadas na planta-baixa do Campus. Foi aplicado o sistema de varredura, amostrando os exemplares com DAP igual ou maior a 10cm. As espécies foram fotografadas e as exsicatas arquivadas no Herbário da Universidade de Passo Fundo (RSPF). A vegetação é composta por mais de três mil exemplares de 108 espécies botânicas em 35,5ha. Há predomínio de espécies exóticas como eucaliptos, pinus, ciprestes, grevilhas, entre outras. Destacam-se pelo porte, beleza e colorido de suas flores, espécies nativas como ipês, corticeira, canafístula, chuva-de-ouro, pinheiro brasileiro e outros. O espaço representa uma coleção de espécies de valor ornamental, madeirável, medicinal e frutífero, crescendo em número e biodiversidade, buscando a sustentabilidade de todo o complexo, resgatando a cultura, a educação e a história. O Campus apresenta uma vegetação exuberante, densa e colorida, garantindo plasticidade e beleza cênica à área, como um laboratório vivo para ensino, pesquisa e extensão, assim como à comunidade e aos visitantes, agregando valor social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a transformação da paisagem urbana.Universidade Federal do ParanáFátima Reginato Quevedo Melo, EvanisaMaria Aimi Severo, Branca2007-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6631810.5380/revsbau.v2i2.66318Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 2, n. 2 (2007); 76-871980-769410.5380/revsbau.v2i2reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66318/38173http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T14:21:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/66318Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2019-07-02T14:21:40Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
spellingShingle VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Fátima Reginato Quevedo Melo, Evanisa
vegetação urbana, campus, biodiversidade, paisagismo.
title_short VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_full VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_fullStr VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_full_unstemmed VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_sort VEGETAÇÃO ARBÓREA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
author Fátima Reginato Quevedo Melo, Evanisa
author_facet Fátima Reginato Quevedo Melo, Evanisa
Maria Aimi Severo, Branca
author_role author
author2 Maria Aimi Severo, Branca
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fátima Reginato Quevedo Melo, Evanisa
Maria Aimi Severo, Branca
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv vegetação urbana, campus, biodiversidade, paisagismo.
topic vegetação urbana, campus, biodiversidade, paisagismo.
description A paisagem reconstruída e interpretada em uma vegetação urbana como no Campus I da Universidade de Passo Fundo pode ser uma obra de arte e um desafio para torná-la percebida pelos cinco sentidos. Importante área verde regional, nela foi introduzida a vegetação que a caracteriza, na busca da relação harmônica entre o ambiente construído e o meio natural. O objetivo foi conhecer, identificar, localizar, catalogar, conservar e divulgar o valor da preservação da vegetação desta área, bem como proporcionar à comunidade a sensibilização quanto à flora, ao meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida, aliada à responsabilidade social da Universidade. A área foi subdividida em setores, considerando-se como ponto de referência os prédios das Unidades ou de Serviços, além de ruas e avenidas. As espécies catalogadas foram localizadas na planta-baixa do Campus. Foi aplicado o sistema de varredura, amostrando os exemplares com DAP igual ou maior a 10cm. As espécies foram fotografadas e as exsicatas arquivadas no Herbário da Universidade de Passo Fundo (RSPF). A vegetação é composta por mais de três mil exemplares de 108 espécies botânicas em 35,5ha. Há predomínio de espécies exóticas como eucaliptos, pinus, ciprestes, grevilhas, entre outras. Destacam-se pelo porte, beleza e colorido de suas flores, espécies nativas como ipês, corticeira, canafístula, chuva-de-ouro, pinheiro brasileiro e outros. O espaço representa uma coleção de espécies de valor ornamental, madeirável, medicinal e frutífero, crescendo em número e biodiversidade, buscando a sustentabilidade de todo o complexo, resgatando a cultura, a educação e a história. O Campus apresenta uma vegetação exuberante, densa e colorida, garantindo plasticidade e beleza cênica à área, como um laboratório vivo para ensino, pesquisa e extensão, assim como à comunidade e aos visitantes, agregando valor social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a transformação da paisagem urbana.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66318
10.5380/revsbau.v2i2.66318
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66318
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v2i2.66318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66318/38173
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 2, n. 2 (2007); 76-87
1980-7694
10.5380/revsbau.v2i2
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845636611604480