Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/209733 |
Resumo: | Introdução: Políticas de Ação Afirmativa no ensino superior são recentes no Brasil. A respeito dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional, observa-se poucas evidências sobre o tema que apoiem o debate e a criação de estratégias de implementação no cotidiano acadêmico de estudantes. Objetivo: Identificar o perfil de estudantes cotistas no curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ, e os desafios relacionados à permanência no ensino superior, a partir do acesso das Políticas de Assistência Estudantil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com abordagem exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionário online junto a 50 estudantes de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foram organizados e descritos por estatística simples e procedimentos de enunciação, frequência e unidades a partir da abordagem de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A maioria das estudantes cotistas foi de mulheres cisgêneras, pretas e pardas, com renda de 1 a 2 salários-mínimos oriundas de escola pública. Há grande incidência de trancamento de disciplinas, decorrentes de problemas de saúde mental e organização da rotina, devido a sobreposição entre curso em período integral e vulnerabilidades socioeconômicas. Considerações finais: A compreensão sobre o perfil sociodemográfico, os tipos de suportes ofertados e acessados, bem como as repercussões da saúde mental, percepção do desempenho acadêmico e manutenção/alteração da vida cotidiana, são tópicos importantes a serem considerados na implementação e acionamento de políticas afirmativas, que ainda são insuficientes devido a desarticulação entre políticas intersetoriais. |
id |
USP-43_1db4cbdd64b3a104b735b6cba2f9ca69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/209733 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia OcupacionalChallenges for the permanence of quota students in the undergraduate course in Occupational TherapyAção afirmativaCotidianoEnsino superiorPolíticas de assistência estudantilTerapia OcupacionalAffirmative actionHigher educationEveryday lifeStudent assistance policiesOccupational TherapyIntrodução: Políticas de Ação Afirmativa no ensino superior são recentes no Brasil. A respeito dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional, observa-se poucas evidências sobre o tema que apoiem o debate e a criação de estratégias de implementação no cotidiano acadêmico de estudantes. Objetivo: Identificar o perfil de estudantes cotistas no curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ, e os desafios relacionados à permanência no ensino superior, a partir do acesso das Políticas de Assistência Estudantil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com abordagem exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionário online junto a 50 estudantes de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foram organizados e descritos por estatística simples e procedimentos de enunciação, frequência e unidades a partir da abordagem de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A maioria das estudantes cotistas foi de mulheres cisgêneras, pretas e pardas, com renda de 1 a 2 salários-mínimos oriundas de escola pública. Há grande incidência de trancamento de disciplinas, decorrentes de problemas de saúde mental e organização da rotina, devido a sobreposição entre curso em período integral e vulnerabilidades socioeconômicas. Considerações finais: A compreensão sobre o perfil sociodemográfico, os tipos de suportes ofertados e acessados, bem como as repercussões da saúde mental, percepção do desempenho acadêmico e manutenção/alteração da vida cotidiana, são tópicos importantes a serem considerados na implementação e acionamento de políticas afirmativas, que ainda são insuficientes devido a desarticulação entre políticas intersetoriais.Introduction: Affirmative Action Policies in higher education are recent in Brazil. Regarding undergraduate courses in Occupational Therapy, there is little evidence on the subject that supports the debate and creation of implementation strategies in the academic daily life of students. Aim: identify the profile of quota students in the undergraduate course in Occupational Therapy at UFRJ, and the challenges related to staying in higher education, based on access to Student Assistance Policies. Methods: This is quali-quantitative research, with an exploratory and descriptive approach. Data were collected through an online questionnaire with 50 undergraduate students in Occupational Therapy at the Federal University of Rio de Janeiro. Data were organized and described by simple statistics and enunciation procedures, frequency and units based on the content analysis approach. Results and discussion: Most of the quota students were cisgender, black and brown women, with an income of 1 to 2 minimum wages from a public school. There is a high incidence of dropping out of courses, resulting from mental health problems and routine organization, due to the overlap between a full-time course and socioeconomic vulnerabilities. Considerations: The understanding of the sociodemographic profile, the types of supports offered and accessed, as well as the repercussions of mental health, perception of academic performance and maintenance/alteration of daily life, are important topics to be considered in the implementation and activation of affirmative policies, which are still insufficient due to the disarticulation between intersectoral policies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/20973310.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e209733Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 33 n. 1-3 (2023); e209733Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 33 No. 1-3 (2023); e209733Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 33 Núm. 1-3 (2023); e2097332238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/209733/203025Copyright (c) 2023 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Ricardo LopesBento, Higor José de Alvarenga Pelosi, Miryam Bonadiu Cabral, Isadora Machado 2024-04-16T21:16:55Zoai:revistas.usp.br:article/209733Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2024-04-16T21:16:55Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional Challenges for the permanence of quota students in the undergraduate course in Occupational Therapy |
title |
Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional |
spellingShingle |
Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional Correia, Ricardo Lopes Ação afirmativa Cotidiano Ensino superior Políticas de assistência estudantil Terapia Ocupacional Affirmative action Higher education Everyday life Student assistance policies Occupational Therapy |
title_short |
Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional |
title_full |
Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional |
title_fullStr |
Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional |
title_full_unstemmed |
Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional |
title_sort |
Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional |
author |
Correia, Ricardo Lopes |
author_facet |
Correia, Ricardo Lopes Bento, Higor José de Alvarenga Pelosi, Miryam Bonadiu Cabral, Isadora Machado |
author_role |
author |
author2 |
Bento, Higor José de Alvarenga Pelosi, Miryam Bonadiu Cabral, Isadora Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ricardo Lopes Bento, Higor José de Alvarenga Pelosi, Miryam Bonadiu Cabral, Isadora Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação afirmativa Cotidiano Ensino superior Políticas de assistência estudantil Terapia Ocupacional Affirmative action Higher education Everyday life Student assistance policies Occupational Therapy |
topic |
Ação afirmativa Cotidiano Ensino superior Políticas de assistência estudantil Terapia Ocupacional Affirmative action Higher education Everyday life Student assistance policies Occupational Therapy |
description |
Introdução: Políticas de Ação Afirmativa no ensino superior são recentes no Brasil. A respeito dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional, observa-se poucas evidências sobre o tema que apoiem o debate e a criação de estratégias de implementação no cotidiano acadêmico de estudantes. Objetivo: Identificar o perfil de estudantes cotistas no curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ, e os desafios relacionados à permanência no ensino superior, a partir do acesso das Políticas de Assistência Estudantil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com abordagem exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionário online junto a 50 estudantes de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foram organizados e descritos por estatística simples e procedimentos de enunciação, frequência e unidades a partir da abordagem de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A maioria das estudantes cotistas foi de mulheres cisgêneras, pretas e pardas, com renda de 1 a 2 salários-mínimos oriundas de escola pública. Há grande incidência de trancamento de disciplinas, decorrentes de problemas de saúde mental e organização da rotina, devido a sobreposição entre curso em período integral e vulnerabilidades socioeconômicas. Considerações finais: A compreensão sobre o perfil sociodemográfico, os tipos de suportes ofertados e acessados, bem como as repercussões da saúde mental, percepção do desempenho acadêmico e manutenção/alteração da vida cotidiana, são tópicos importantes a serem considerados na implementação e acionamento de políticas afirmativas, que ainda são insuficientes devido a desarticulação entre políticas intersetoriais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/209733 10.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e209733 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/209733 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e209733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/209733/203025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 33 n. 1-3 (2023); e209733 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 33 No. 1-3 (2023); e209733 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 33 Núm. 1-3 (2023); e209733 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042667988287488 |