Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ricardo Lopes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bento, Higor José de Alvarenga, Pelosi, Miryam Bonadiu, Cabral, Isadora Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/209733
Resumo: Introdução: Políticas de Ação Afirmativa no ensino superior são recentes no Brasil. A respeito dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional, observa-se poucas evidências sobre o tema que apoiem o debate e a criação de estratégias de implementação no cotidiano acadêmico de estudantes. Objetivo: Identificar o perfil de estudantes cotistas no curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ, e os desafios relacionados à permanência no ensino superior, a partir do acesso das Políticas de Assistência Estudantil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com abordagem exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionário online junto a 50 estudantes de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foram organizados e descritos por estatística simples e procedimentos de enunciação, frequência e unidades a partir da abordagem de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A maioria das estudantes cotistas foi de mulheres cisgêneras, pretas e pardas, com renda de 1 a 2 salários-mínimos oriundas de escola pública. Há grande incidência de trancamento de disciplinas, decorrentes de problemas de saúde mental e organização da rotina, devido a sobreposição entre curso em período integral e vulnerabilidades socioeconômicas. Considerações finais: A compreensão sobre o perfil sociodemográfico, os tipos de suportes ofertados e acessados, bem como as repercussões da saúde mental, percepção do desempenho acadêmico e manutenção/alteração da vida cotidiana, são tópicos importantes a serem considerados na implementação e acionamento de políticas afirmativas, que ainda são insuficientes devido a desarticulação entre políticas intersetoriais.
id USP-43_1db4cbdd64b3a104b735b6cba2f9ca69
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/209733
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia OcupacionalChallenges for the permanence of quota students in the undergraduate course in Occupational TherapyAção afirmativaCotidianoEnsino superiorPolíticas de assistência estudantilTerapia OcupacionalAffirmative actionHigher educationEveryday lifeStudent assistance policiesOccupational TherapyIntrodução: Políticas de Ação Afirmativa no ensino superior são recentes no Brasil. A respeito dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional, observa-se poucas evidências sobre o tema que apoiem o debate e a criação de estratégias de implementação no cotidiano acadêmico de estudantes. Objetivo: Identificar o perfil de estudantes cotistas no curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ, e os desafios relacionados à permanência no ensino superior, a partir do acesso das Políticas de Assistência Estudantil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com abordagem exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionário online junto a 50 estudantes de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foram organizados e descritos por estatística simples e procedimentos de enunciação, frequência e unidades a partir da abordagem de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A maioria das estudantes cotistas foi de mulheres cisgêneras, pretas e pardas, com renda de 1 a 2 salários-mínimos oriundas de escola pública. Há grande incidência de trancamento de disciplinas, decorrentes de problemas de saúde mental e organização da rotina, devido a sobreposição entre curso em período integral e vulnerabilidades socioeconômicas. Considerações finais: A compreensão sobre o perfil sociodemográfico, os tipos de suportes ofertados e acessados, bem como as repercussões da saúde mental, percepção do desempenho acadêmico e manutenção/alteração da vida cotidiana, são tópicos importantes a serem considerados na implementação e acionamento de políticas afirmativas, que ainda são insuficientes devido a desarticulação entre políticas intersetoriais.Introduction: Affirmative Action Policies in higher education are recent in Brazil. Regarding undergraduate courses in Occupational Therapy, there is little evidence on the subject that supports the debate and creation of implementation strategies in the academic daily life of students. Aim: identify the profile of quota students in the undergraduate course in Occupational Therapy at UFRJ, and the challenges related to staying in higher education, based on access to Student Assistance Policies. Methods: This is quali-quantitative research, with an exploratory and descriptive approach. Data were collected through an online questionnaire with 50 undergraduate students in Occupational Therapy at the Federal University of Rio de Janeiro. Data were organized and described by simple statistics and enunciation procedures, frequency and units based on the content analysis approach. Results and discussion: Most of the quota students were cisgender, black and brown women, with an income of 1 to 2 minimum wages from a public school. There is a high incidence of dropping out of courses, resulting from mental health problems and routine organization, due to the overlap between a full-time course and socioeconomic vulnerabilities. Considerations: The understanding of the sociodemographic profile, the types of supports offered and accessed, as well as the repercussions of mental health, perception of academic performance and maintenance/alteration of daily life, are important topics to be considered in the implementation and activation of affirmative policies, which are still insufficient due to the disarticulation between intersectoral policies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/20973310.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e209733Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 33 n. 1-3 (2023); e209733Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 33 No. 1-3 (2023); e209733Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 33 Núm. 1-3 (2023); e2097332238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/209733/203025Copyright (c) 2023 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Ricardo LopesBento, Higor José de Alvarenga Pelosi, Miryam Bonadiu Cabral, Isadora Machado 2024-04-16T21:16:55Zoai:revistas.usp.br:article/209733Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2024-04-16T21:16:55Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional
Challenges for the permanence of quota students in the undergraduate course in Occupational Therapy
title Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional
spellingShingle Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional
Correia, Ricardo Lopes
Ação afirmativa
Cotidiano
Ensino superior
Políticas de assistência estudantil
Terapia Ocupacional
Affirmative action
Higher education
Everyday life
Student assistance policies
Occupational Therapy
title_short Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional
title_full Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional
title_fullStr Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional
title_full_unstemmed Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional
title_sort Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional
author Correia, Ricardo Lopes
author_facet Correia, Ricardo Lopes
Bento, Higor José de Alvarenga
Pelosi, Miryam Bonadiu
Cabral, Isadora Machado
author_role author
author2 Bento, Higor José de Alvarenga
Pelosi, Miryam Bonadiu
Cabral, Isadora Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ricardo Lopes
Bento, Higor José de Alvarenga
Pelosi, Miryam Bonadiu
Cabral, Isadora Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ação afirmativa
Cotidiano
Ensino superior
Políticas de assistência estudantil
Terapia Ocupacional
Affirmative action
Higher education
Everyday life
Student assistance policies
Occupational Therapy
topic Ação afirmativa
Cotidiano
Ensino superior
Políticas de assistência estudantil
Terapia Ocupacional
Affirmative action
Higher education
Everyday life
Student assistance policies
Occupational Therapy
description Introdução: Políticas de Ação Afirmativa no ensino superior são recentes no Brasil. A respeito dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional, observa-se poucas evidências sobre o tema que apoiem o debate e a criação de estratégias de implementação no cotidiano acadêmico de estudantes. Objetivo: Identificar o perfil de estudantes cotistas no curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ, e os desafios relacionados à permanência no ensino superior, a partir do acesso das Políticas de Assistência Estudantil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com abordagem exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionário online junto a 50 estudantes de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foram organizados e descritos por estatística simples e procedimentos de enunciação, frequência e unidades a partir da abordagem de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A maioria das estudantes cotistas foi de mulheres cisgêneras, pretas e pardas, com renda de 1 a 2 salários-mínimos oriundas de escola pública. Há grande incidência de trancamento de disciplinas, decorrentes de problemas de saúde mental e organização da rotina, devido a sobreposição entre curso em período integral e vulnerabilidades socioeconômicas. Considerações finais: A compreensão sobre o perfil sociodemográfico, os tipos de suportes ofertados e acessados, bem como as repercussões da saúde mental, percepção do desempenho acadêmico e manutenção/alteração da vida cotidiana, são tópicos importantes a serem considerados na implementação e acionamento de políticas afirmativas, que ainda são insuficientes devido a desarticulação entre políticas intersetoriais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/209733
10.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e209733
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/209733
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e209733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/209733/203025
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 33 n. 1-3 (2023); e209733
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 33 No. 1-3 (2023); e209733
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 33 Núm. 1-3 (2023); e209733
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042667988287488