The importance of health guidelines for child development and breastfeeding in the first year of life

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes-Granzotti, Raphaela Barroso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Kelly da, César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro, Dornelas, Rodrigo, Souza, Larissa Santos, Jesus, Larissa Santos de, Oliveira, Taisa Ribeiro de Souza, Domenis, Danielle Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/170835
Resumo: Objetivo: determinar o efeito das orientações em saúde para o desenvolvimento infantil e aleitamento materno no primeiro ano de vida. Método: estudo longitudinal (n=45 crianças), sendo 31 pertencentes ao grupo não exposto e 14 ao exposto, sendo este último acompanhado com visitas domiciliares mensais do nascimento ao 12º mês de vida, recebendo informações sobre saúde materno-infantil. Foi utilizado o Teste de Triagem Denver II para acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor e um questionário para avaliação das variáveis do estudo. Resultados: 64,3% do grupo exposto e 45,2% do não exposto foram amamentados até o primeiro ano de vida, sem diferenças significantes. Quanto à transição alimentar, a única relevância estatística foi a introdução de alimentos sólidos, ocorrendo em período adequado para o exposto e antecipado para o não exposto. Houve introdução precoce de líquidos e pastosos para ambos os grupos. Quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, houve maior número de sujeitos além do esperado para a idade e tendência de melhor coordenação motora fina no grupo exposto (sem diferenças estatísticas). Conclusão: as orientações evidenciaram que intervenções em saúde na primeira infância, mesmo para grupos que não são de risco, proporcionam oportunidades para um desenvolvimento pleno.
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spelling The importance of health guidelines for child development and breastfeeding in the first year of lifeImportância das orientações em saúde para o desenvolvimento infantil e o aleitamento materno no primeiro ano de vidaEducação em saúdeAleitamento maternoDesenvolvimento infantilCuidado da criançaHealth educationChild developmentBreast feedingChild careObjetivo: determinar o efeito das orientações em saúde para o desenvolvimento infantil e aleitamento materno no primeiro ano de vida. Método: estudo longitudinal (n=45 crianças), sendo 31 pertencentes ao grupo não exposto e 14 ao exposto, sendo este último acompanhado com visitas domiciliares mensais do nascimento ao 12º mês de vida, recebendo informações sobre saúde materno-infantil. Foi utilizado o Teste de Triagem Denver II para acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor e um questionário para avaliação das variáveis do estudo. Resultados: 64,3% do grupo exposto e 45,2% do não exposto foram amamentados até o primeiro ano de vida, sem diferenças significantes. Quanto à transição alimentar, a única relevância estatística foi a introdução de alimentos sólidos, ocorrendo em período adequado para o exposto e antecipado para o não exposto. Houve introdução precoce de líquidos e pastosos para ambos os grupos. Quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, houve maior número de sujeitos além do esperado para a idade e tendência de melhor coordenação motora fina no grupo exposto (sem diferenças estatísticas). Conclusão: as orientações evidenciaram que intervenções em saúde na primeira infância, mesmo para grupos que não são de risco, proporcionam oportunidades para um desenvolvimento pleno.Objective: to determine the effect of health guidelines on child development and breastfeeding in the first year of life. Method: a longitudinal study (n = 45 children), 31 belonging to the unexposed group, and 14 to the exposed group, the latter being accompanied with monthly home visits from birth to the 12th month of life, collecting information on maternal and child health. The Denver II Screening Test was used to monitor neuropsychomotor development and a questionnaire to assess the study variables. Results: 64.3% of the exposed group and 45.2% of the unexposed group were breastfed until the first year of life, with no significant differences. As for the food transition, the only statistical relevance was the introduction of solid foods, occurring in an appropriate period for the exposed group and anticipated for the unexposed group. There was an early introduction of liquids and pasty foods for both groups. As for neuropsychomotor development, there was a greater number of subjects than expected for age and a trend towards better fine motor coordination in the exposed group (without statistical differences). Conclusion: the guidelines showed that health interventions in early childhood, even for groups that are not at risk, provide opportunities for full development.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2020-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/17083510.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p1-8Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 31 Núm. 1-3 (2020); 1-8Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 31 No. 1-3 (2020); 1-8Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 31 n. 1-3 (2020); 1-82238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/170835/171557Copyright (c) 2020 Raphaela Barroso Guedes-Granzotti, Kelly da Silva, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César, Rodrigo Dornelas, Larissa Santos Souza, Larissa Santos de Jesus, Taisa Ribeiro de Souza Oliveira, Danielle Ramos Domenishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes-Granzotti, Raphaela BarrosoSilva, Kelly da César, Carla Patrícia Hernandez Alves RibeiroDornelas, RodrigoSouza, Larissa SantosJesus, Larissa Santos deOliveira, Taisa Ribeiro de SouzaDomenis, Danielle Ramos2021-05-21T12:01:29Zoai:revistas.usp.br:article/170835Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2021-05-21T12:01:29Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
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