Time use in daily activities of working class children from 9 to 12 years of age

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Célia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89617
Resumo: Este é um estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado em quatro escolas públicas estaduais de um município de médio porte localizado no interior do estado de São Paulo. O objetivo deste artigo é descrever como crianças de classe popular usam seu tempo em atividades cotidianas. Os dados foram coletados por meio do Diário de Atividades – versão infantil, instrumento elaborado pelas autoras para coletar informações sobre o uso do tempo da dessa população. Para as análises dos resultados foi utilizado o Software estatístico SPSS® versão 21, e esses apontaram que a maior parte do tempo das crianças durante a semana e nos finais de semana foi dedicada às atividades básicas diárias relacionadas ao cuidado com elas mesmas, com a casa e com outras crianças. Os resultados apontaram ainda equilíbrio entre os tempos de trabalho, os tempos livres e os tempos de dedicação aos cuidados consigo mesmas. Verificou-se neste estudo a necessidade de maiores investimentos em atividades de lazer, educação complementar e atividades esportivas, e os resultados encontrados reafirmaram o que a literatura da área tem apontado, ou seja, maior investimento e maior atenção das instâncias governamentais para a população infantil periférica e de baixo poder econômico.
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spelling Time use in daily activities of working class children from 9 to 12 years of ageO uso do tempo nas atividades cotidianas de crianças de classe popular de 9 a 12 anosChild rearingSocial classChildOccupational therapy.Educação infantilClasse socialCriançaTerapia ocupacional.Este é um estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado em quatro escolas públicas estaduais de um município de médio porte localizado no interior do estado de São Paulo. O objetivo deste artigo é descrever como crianças de classe popular usam seu tempo em atividades cotidianas. Os dados foram coletados por meio do Diário de Atividades – versão infantil, instrumento elaborado pelas autoras para coletar informações sobre o uso do tempo da dessa população. Para as análises dos resultados foi utilizado o Software estatístico SPSS® versão 21, e esses apontaram que a maior parte do tempo das crianças durante a semana e nos finais de semana foi dedicada às atividades básicas diárias relacionadas ao cuidado com elas mesmas, com a casa e com outras crianças. Os resultados apontaram ainda equilíbrio entre os tempos de trabalho, os tempos livres e os tempos de dedicação aos cuidados consigo mesmas. Verificou-se neste estudo a necessidade de maiores investimentos em atividades de lazer, educação complementar e atividades esportivas, e os resultados encontrados reafirmaram o que a literatura da área tem apontado, ou seja, maior investimento e maior atenção das instâncias governamentais para a população infantil periférica e de baixo poder econômico.This is a cross-sectional, descriptive, quantitative study, performed at four public schools from a medium sized municipality located in the country area of the State of São Paulo. This article aims to describe how working class children use their time in everyday activities. The data was collected through the Activity Log – children’s version, an instrument developed by the authors to collect information about the use of time by that population. The statistical software SPSS®, version 21, was used for the analysis of the results, which pointed that most of the children’s time during the week and weekends was dedicated to basic daily activities related to self-care, household chores and taking care of other children. The results also indicated a balance among working time, free time and self-care time. The study verified the necessity of greater investment on leisure activities, complementary education and sports activities, and its findings reaffirm what the literature has been pointing, that is, greater investment and attention from the government authorities to periphery and low income children’s population.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/8961710.11606/issn.2238-6149.v26i2p176-185Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 176-185Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 176-185Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 176-1852238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89617/101714https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89617/101713Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Ana CéliaEmmel, Maria Luísa Guillaumon2015-09-15T12:51:14Zoai:revistas.usp.br:article/89617Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-09-15T12:51:14Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
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O uso do tempo nas atividades cotidianas de crianças de classe popular de 9 a 12 anos
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