Os processos sociais de constituição das habilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Kátia Maria Penido
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
DOI: 10.11606/issn.2238-6149.v18i2p47-53
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14006
Resumo: Este artigo se baseia na tese de doutorado que aborda os processos sociais envolvidos na constituição das habilidades. Tem por objetivo central apresentar para o debate algumas referências teóricas que permitem compreender a sociogênese das habilidades, das quais se destacam os conceitos de Habitus, estrutura de patrimônios (BOURDIEU, 1998), as modalidades de socialização (LAHIRE, 2002) e configuração social (ELIAS, 1994). A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso e os recursos para coleta de dados foram: a entrevista semi-diretiva com cada sujeito, seus familiares (incluindo os avós), professores, treinadores e amigos; a observação de perfil etnográfico em cada campo de habilidade e suas instâncias de socialização e a análise de registros e documentos relativos à atividade. Os dados foram analisados tomando-se como referência sete parâmetros, a saber: modelos socializadores/educativos familiares, tipos de mobilização, relações intersubjetivas, relações intergeracionais, ações pertinentes do próprio sujeito, grupos de referências e influência das condições sociais e o aprendizado formal. A síntese de um dos casos, relativo ao campo do futebol, é apresentada como exemplo de análise. Evidenciou-se a natureza social e complexa da constituição das habilidades e apontou-se algumas implicações desse tema para o campo da Terapia Ocupacional.
id USP-43_74ed2000dc37a95f497c6ad7673ea77d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/14006
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
spelling Os processos sociais de constituição das habilidades The social processes of the constitution of abilities AptidãoSocializaçãoTerapia ocupacional^i1^stendêncAptitudeSocializationOccupational therapy^i2^stre Este artigo se baseia na tese de doutorado que aborda os processos sociais envolvidos na constituição das habilidades. Tem por objetivo central apresentar para o debate algumas referências teóricas que permitem compreender a sociogênese das habilidades, das quais se destacam os conceitos de Habitus, estrutura de patrimônios (BOURDIEU, 1998), as modalidades de socialização (LAHIRE, 2002) e configuração social (ELIAS, 1994). A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso e os recursos para coleta de dados foram: a entrevista semi-diretiva com cada sujeito, seus familiares (incluindo os avós), professores, treinadores e amigos; a observação de perfil etnográfico em cada campo de habilidade e suas instâncias de socialização e a análise de registros e documentos relativos à atividade. Os dados foram analisados tomando-se como referência sete parâmetros, a saber: modelos socializadores/educativos familiares, tipos de mobilização, relações intersubjetivas, relações intergeracionais, ações pertinentes do próprio sujeito, grupos de referências e influência das condições sociais e o aprendizado formal. A síntese de um dos casos, relativo ao campo do futebol, é apresentada como exemplo de análise. Evidenciou-se a natureza social e complexa da constituição das habilidades e apontou-se algumas implicações desse tema para o campo da Terapia Ocupacional. This article is based on the PhD thesis dissertation entitled The Social Processes of the Constitution of Abilities: a Network of Actions and Relations. Its main objective is to discuss some theoretical references that allow us to understand the sociogenesis of abilities, which include the concepts of Habitus, the structure of heritages (BOURDIEU, 1998), the forms of socialization (LAHIRE, 2002) and social configuration (ELIAS, 1994). The methodology consisted of a case study and the data was collected through a semi-directive interview with each subject, their family members (grandparents included), teachers, coaches and friends; the observation of the ethnographic profile of each ability field and their spaces of socialization; and the analysis of the records and documents related to the activity. The data were analyzed within seven parameters: family models of socialization/upbringing, types of mobilization, intersubjective relations, intergenerational relations, actions directly pertinent to the subject, reference groups and the influence of the social conditions, and the formal learning. The synthesis of one of the cases, related to a soccer field, is presented as an example for analysis. The social and complex nature of the constitution of abilities became evident and some implications of this theme for the field of Occupational Therapy were addressed. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1400610.11606/issn.2238-6149.v18i2p47-53Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 Núm. 2 (2007); 47-53Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 No. 2 (2007); 47-53Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 18 n. 2 (2007); 47-532238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14006/15824Bueno, Kátia Maria Penidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T12:06:43Zoai:revistas.usp.br:article/14006Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-03-04T12:06:43Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os processos sociais de constituição das habilidades
The social processes of the constitution of abilities
title Os processos sociais de constituição das habilidades
spellingShingle Os processos sociais de constituição das habilidades
Os processos sociais de constituição das habilidades
Bueno, Kátia Maria Penido
Aptidão
Socialização
Terapia ocupacional^i1^stendênc
Aptitude
Socialization
Occupational therapy^i2^stre
Bueno, Kátia Maria Penido
Aptidão
Socialização
Terapia ocupacional^i1^stendênc
Aptitude
Socialization
Occupational therapy^i2^stre
title_short Os processos sociais de constituição das habilidades
title_full Os processos sociais de constituição das habilidades
title_fullStr Os processos sociais de constituição das habilidades
Os processos sociais de constituição das habilidades
title_full_unstemmed Os processos sociais de constituição das habilidades
Os processos sociais de constituição das habilidades
title_sort Os processos sociais de constituição das habilidades
author Bueno, Kátia Maria Penido
author_facet Bueno, Kátia Maria Penido
Bueno, Kátia Maria Penido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Kátia Maria Penido
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão
Socialização
Terapia ocupacional^i1^stendênc
Aptitude
Socialization
Occupational therapy^i2^stre
topic Aptidão
Socialização
Terapia ocupacional^i1^stendênc
Aptitude
Socialization
Occupational therapy^i2^stre
description Este artigo se baseia na tese de doutorado que aborda os processos sociais envolvidos na constituição das habilidades. Tem por objetivo central apresentar para o debate algumas referências teóricas que permitem compreender a sociogênese das habilidades, das quais se destacam os conceitos de Habitus, estrutura de patrimônios (BOURDIEU, 1998), as modalidades de socialização (LAHIRE, 2002) e configuração social (ELIAS, 1994). A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso e os recursos para coleta de dados foram: a entrevista semi-diretiva com cada sujeito, seus familiares (incluindo os avós), professores, treinadores e amigos; a observação de perfil etnográfico em cada campo de habilidade e suas instâncias de socialização e a análise de registros e documentos relativos à atividade. Os dados foram analisados tomando-se como referência sete parâmetros, a saber: modelos socializadores/educativos familiares, tipos de mobilização, relações intersubjetivas, relações intergeracionais, ações pertinentes do próprio sujeito, grupos de referências e influência das condições sociais e o aprendizado formal. A síntese de um dos casos, relativo ao campo do futebol, é apresentada como exemplo de análise. Evidenciou-se a natureza social e complexa da constituição das habilidades e apontou-se algumas implicações desse tema para o campo da Terapia Ocupacional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14006
10.11606/issn.2238-6149.v18i2p47-53
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14006
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v18i2p47-53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14006/15824
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 Núm. 2 (2007); 47-53
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 No. 2 (2007); 47-53
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 18 n. 2 (2007); 47-53
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1822181367062986753
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v18i2p47-53