Atividades na formação do terapeuta ocupacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/71941 |
Resumo: | As atividades são compreendidas como elementos centrais na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico ocupacional, ressalta-se a importância do seu ensino na formação profi ssional. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a formação do terapeuta ocupacional, com enfoque no ensino de atividades e recursos oferecido nos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, foram utilizados os Projetos Pedagógicos; realizadas entrevistas com coordenadores e aplicados questionários com os docentes envolvidos com o ensino da temática. Foi possível traçar o perfil das instituições em relação ao ensino de atividades, docentes, laboratórios, processos avaliativos, e integração com a pesquisa e a extensão. Concluí-se que o ensino da temática apresenta um núcleo comum, mas ocorre de forma singular nos cursos a depender dos currículos adotados, assim como, da formação e perspectiva dos docentes. Referenda-se a necessidade das atividades se estruturarem como campo próprio de saber e na formação integrar conteúdos teóricos estruturantes aos relacionados à dimensão prática das experimentações e dos fazeres. |
id |
USP-43_7bd6627cc50f66faa3bca5831c3df380 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/71941 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades na formação do terapeuta ocupacionalActivities in the formation of occupational therapistActivities and resourcesOccupational therapyStaff developmentTeachingLearning.Atividades e recursosTerapia ocupacionalDesenvolvimento de pessoalEnsinoaprendizagem.As atividades são compreendidas como elementos centrais na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico ocupacional, ressalta-se a importância do seu ensino na formação profi ssional. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a formação do terapeuta ocupacional, com enfoque no ensino de atividades e recursos oferecido nos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, foram utilizados os Projetos Pedagógicos; realizadas entrevistas com coordenadores e aplicados questionários com os docentes envolvidos com o ensino da temática. Foi possível traçar o perfil das instituições em relação ao ensino de atividades, docentes, laboratórios, processos avaliativos, e integração com a pesquisa e a extensão. Concluí-se que o ensino da temática apresenta um núcleo comum, mas ocorre de forma singular nos cursos a depender dos currículos adotados, assim como, da formação e perspectiva dos docentes. Referenda-se a necessidade das atividades se estruturarem como campo próprio de saber e na formação integrar conteúdos teóricos estruturantes aos relacionados à dimensão prática das experimentações e dos fazeres.The activities are considered central elements in the complex and contextual construction of the occupational therapist process, we emphasize the importance of its teaching in the formation of this professional. We present the results of a research that aimed to map and analyze the formation of occupational therapists, focusing on the teaching activities and the resources offered in the graduation courses of public universities in the São Paulo state. To this end, the Pedagogical Projects and the specifi c subjects of Activities and Resources were analyzed;the courses coordinators were interviewed and questionnaires were applied to the professors involved in the teaching of this topic. It was possible to trace the profi le of the institutions in relation to teaching activ ities, teachers, laboratories, evaluation processes and integration with research and extension. It is concluded that the teaching of the subject has a common core, but it occurs uniquely in courses depending on the adopted curricula, as well as the training and perspective of the teachers. It endorses the need of activities to structure as a fi eld of knowledge and in the formation to integrate theoretical concepts structuring to the profession to the practical dimension of the doings.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/7194110.11606/issn.2238-6149.v26i1p74-82Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 1 (2015); 74-82Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 1 (2015); 74-82Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 1 (2015); 74-822238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/71941/96375Silva, Carla ReginaVon Poellnitz, Jéssica Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T16:44:14Zoai:revistas.usp.br:article/71941Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-11-05T16:44:14Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades na formação do terapeuta ocupacional Activities in the formation of occupational therapist |
title |
Atividades na formação do terapeuta ocupacional |
spellingShingle |
Atividades na formação do terapeuta ocupacional Silva, Carla Regina Activities and resources Occupational therapy Staff development Teaching Learning. Atividades e recursos Terapia ocupacional Desenvolvimento de pessoal Ensino aprendizagem. |
title_short |
Atividades na formação do terapeuta ocupacional |
title_full |
Atividades na formação do terapeuta ocupacional |
title_fullStr |
Atividades na formação do terapeuta ocupacional |
title_full_unstemmed |
Atividades na formação do terapeuta ocupacional |
title_sort |
Atividades na formação do terapeuta ocupacional |
author |
Silva, Carla Regina |
author_facet |
Silva, Carla Regina Von Poellnitz, Jéssica Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Von Poellnitz, Jéssica Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Regina Von Poellnitz, Jéssica Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Activities and resources Occupational therapy Staff development Teaching Learning. Atividades e recursos Terapia ocupacional Desenvolvimento de pessoal Ensino aprendizagem. |
topic |
Activities and resources Occupational therapy Staff development Teaching Learning. Atividades e recursos Terapia ocupacional Desenvolvimento de pessoal Ensino aprendizagem. |
description |
As atividades são compreendidas como elementos centrais na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico ocupacional, ressalta-se a importância do seu ensino na formação profi ssional. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a formação do terapeuta ocupacional, com enfoque no ensino de atividades e recursos oferecido nos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, foram utilizados os Projetos Pedagógicos; realizadas entrevistas com coordenadores e aplicados questionários com os docentes envolvidos com o ensino da temática. Foi possível traçar o perfil das instituições em relação ao ensino de atividades, docentes, laboratórios, processos avaliativos, e integração com a pesquisa e a extensão. Concluí-se que o ensino da temática apresenta um núcleo comum, mas ocorre de forma singular nos cursos a depender dos currículos adotados, assim como, da formação e perspectiva dos docentes. Referenda-se a necessidade das atividades se estruturarem como campo próprio de saber e na formação integrar conteúdos teóricos estruturantes aos relacionados à dimensão prática das experimentações e dos fazeres. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/71941 10.11606/issn.2238-6149.v26i1p74-82 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/71941 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v26i1p74-82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/71941/96375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 1 (2015); 74-82 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 1 (2015); 74-82 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 1 (2015); 74-82 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042670219657216 |