Tendências da formação do terapeuta ocupacional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drummond, Adriana de França
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Magalhães, Lívia de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224299
Resumo: This study analyzes the tendencies of lhe education of occupational thcrapists in Brazil, on the basis olThc Brazilian Minimum Curriculum, the Brazilian Federal Government Curriculum Guidelines íor Occupational Therapy courses, the guidelines from the Word Federation of Occupational Therapy (WFOT) and the curriculum of fourteen Brazilian undergraduale Occupational Therapy programs. We hope that this paper will contribute to the advance of the reflections concerning the specificily of the formation of the occupational therapist.
id USP-43_a44a31acadc0a2d6ccf2c9c2d7dc54a6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/224299
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Tendências da formação do terapeuta ocupacional no BrasilTendencies in the education of occupational therapist in BrazilOccupational therapy/educationOccupational therapy/manpowerOccupational lherapy/trendsEducation professional/classification.CurriculumTerapia Ocupacional/educaçãoTerapia ocupacional/recursos humanosTerapia ocupacional/tendênciasEducação profissionalizante/classificaçãoCurrículoThis study analyzes the tendencies of lhe education of occupational thcrapists in Brazil, on the basis olThc Brazilian Minimum Curriculum, the Brazilian Federal Government Curriculum Guidelines íor Occupational Therapy courses, the guidelines from the Word Federation of Occupational Therapy (WFOT) and the curriculum of fourteen Brazilian undergraduale Occupational Therapy programs. We hope that this paper will contribute to the advance of the reflections concerning the specificily of the formation of the occupational therapist.Este artigo analisa as tendências da formação do terapeuta ocupacional no Brasil tendo como referência os currículos mínimos de Terapia Ocupacional vigentes no país, as Diretrizes Curriculares do Curso de Terapia Ocupacional, as orientações curriculares da Federação Mundial de Terapia Ocupacional (WFOT) e os currículos de quatorze instituições de ensino superior que oferecem o curso no país. Como, no momento atual, devido à implantação das diretrizes curriculares, muitos cursos estão passando por reformas curriculares, acreditamos que este trabalho poderá contribuir para o avanço das reflexões sobre a singularidade da formação do terapeuta ocupacional.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2001-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/22429910.11606/issn.2238-6149.rto.2001.224299Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 12 n. 1-3 (2001); 34-39Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 12 No. 1-3 (2001); 34-39Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 12 Núm. 1-3 (2001); 34-392238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224299/203901Copyright (c) 2001 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDrummond, Adriana de FrançaMagalhães, Lívia de Castro2024-04-25T12:31:23Zoai:revistas.usp.br:article/224299Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2024-04-25T12:31:23Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências da formação do terapeuta ocupacional no Brasil
Tendencies in the education of occupational therapist in Brazil
title Tendências da formação do terapeuta ocupacional no Brasil
spellingShingle Tendências da formação do terapeuta ocupacional no Brasil
Drummond, Adriana de França
Occupational therapy/education
Occupational therapy/manpower
Occupational lherapy/trends
Education professional/classification.
Curriculum
Terapia Ocupacional/educação
Terapia ocupacional/recursos humanos
Terapia ocupacional/tendências
Educação profissionalizante/classificação
Currículo
title_short Tendências da formação do terapeuta ocupacional no Brasil
title_full Tendências da formação do terapeuta ocupacional no Brasil
title_fullStr Tendências da formação do terapeuta ocupacional no Brasil
title_full_unstemmed Tendências da formação do terapeuta ocupacional no Brasil
title_sort Tendências da formação do terapeuta ocupacional no Brasil
author Drummond, Adriana de França
author_facet Drummond, Adriana de França
Magalhães, Lívia de Castro
author_role author
author2 Magalhães, Lívia de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drummond, Adriana de França
Magalhães, Lívia de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Occupational therapy/education
Occupational therapy/manpower
Occupational lherapy/trends
Education professional/classification.
Curriculum
Terapia Ocupacional/educação
Terapia ocupacional/recursos humanos
Terapia ocupacional/tendências
Educação profissionalizante/classificação
Currículo
topic Occupational therapy/education
Occupational therapy/manpower
Occupational lherapy/trends
Education professional/classification.
Curriculum
Terapia Ocupacional/educação
Terapia ocupacional/recursos humanos
Terapia ocupacional/tendências
Educação profissionalizante/classificação
Currículo
description This study analyzes the tendencies of lhe education of occupational thcrapists in Brazil, on the basis olThc Brazilian Minimum Curriculum, the Brazilian Federal Government Curriculum Guidelines íor Occupational Therapy courses, the guidelines from the Word Federation of Occupational Therapy (WFOT) and the curriculum of fourteen Brazilian undergraduale Occupational Therapy programs. We hope that this paper will contribute to the advance of the reflections concerning the specificily of the formation of the occupational therapist.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224299
10.11606/issn.2238-6149.rto.2001.224299
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224299
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.rto.2001.224299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224299/203901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2001 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2001 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 12 n. 1-3 (2001); 34-39
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 12 No. 1-3 (2001); 34-39
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 12 Núm. 1-3 (2001); 34-39
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042668039667712