Perception of competence in the situation of diversified activities in the perspective of the teachers and of their students with and without physical deficiency
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/151069 |
Resumo: | Muito se debate sobre a necessidade de um ambiente diferenciado, que disponibilize recursos adaptados às necessidades da pessoa com deficiência, no entanto, deve ser dada atenção à relação indivíduo-tarefa-ambiente, uma vez que a expressão de competências emerge da sua interação com o meio. Este estudo teve o objetivo identificar características da percepção de competência, na perspectiva dos professores e alunos com e sem deficiência física. Participaram deste estudo dezoito alunos e nove professores. Os dados foram coletados com o Perceived Eficacy and Goal Setting System e a análise realizada pelo teste de Mann-Whitney. Os resultados demonstraram que a percepção dos professores para a competência dos alunos sem deficiência foi mais favorável do que a percepção para os alunos com deficiência. No entanto, os valores de dispersão, demonstraram que em todas as análises, os alunos sem deficiência apresentaram uma autopercepção mais favorável. Conclui-se que há diferença na percepção de competência tanto na perspectiva dos professores quanto dos próprios alunos, sendo esta desfavorável em virtude da presença de deficiência física. |
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Perception of competence in the situation of diversified activities in the perspective of the teachers and of their students with and without physical deficiencyPercepção de competência, em situação de atividades diversificadas na perspectiva dos professores e de seus alunos com e sem deficiência físicaSpecialPerceptionMotivationEducation, specialEducação especialPercepçãoMotivaçãoMuito se debate sobre a necessidade de um ambiente diferenciado, que disponibilize recursos adaptados às necessidades da pessoa com deficiência, no entanto, deve ser dada atenção à relação indivíduo-tarefa-ambiente, uma vez que a expressão de competências emerge da sua interação com o meio. Este estudo teve o objetivo identificar características da percepção de competência, na perspectiva dos professores e alunos com e sem deficiência física. Participaram deste estudo dezoito alunos e nove professores. Os dados foram coletados com o Perceived Eficacy and Goal Setting System e a análise realizada pelo teste de Mann-Whitney. Os resultados demonstraram que a percepção dos professores para a competência dos alunos sem deficiência foi mais favorável do que a percepção para os alunos com deficiência. No entanto, os valores de dispersão, demonstraram que em todas as análises, os alunos sem deficiência apresentaram uma autopercepção mais favorável. Conclui-se que há diferença na percepção de competência tanto na perspectiva dos professores quanto dos próprios alunos, sendo esta desfavorável em virtude da presença de deficiência física.Muito se debate sobre a necessidade de um ambiente diferenciado, que disponibilize recursos adaptados às necessidades da pessoa com deficiência, no entanto, acredita-se que deva ser dada atenção à relação indivíduo-tarefa-ambiente, uma vez que a expressão de competências emerge da sua interação com o meio. Este estudo teve o objetivo de identificar características da percepção de competência, na perspectiva dos professores e alunos com e sem deficiência física. Participaram deste estudo dezoito alunos e nove professores. Os dados foram coletados com o Perceived Eficacy and Goal Setting System e a análise foi realizada pelo teste de Mann-Whitney. Os resultados demonstraram que a percepção dos professores para a competência dos alunos sem deficiência foi mais favorável do que a percepção para os alunos com deficiência. No entanto, os valores de dispersão, demonstraram que em todas as análises, os alunos sem deficiência apresentaram uma autopercepção mais favorável. Conclui-se que há diferença na percepção de competência tanto na perspectiva dos professores quanto dos próprios alunos, sendo esta desfavorável em virtude da presença de deficiência física.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/15106910.11606/issn.2238-6149.v29i3p246-253Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 Núm. 3 (2018); 246-253Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 No. 3 (2018); 246-253Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 29 n. 3 (2018); 246-2532238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/151069/151422Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Mirela Moreno AlmeidaDos Santos, Camila BoariniAraújo, Rita de Cássia Tibério2019-04-22T16:51:49Zoai:revistas.usp.br:article/151069Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2019-04-22T16:51:49Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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