Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
DOI: | 10.11606/issn.2238-6149.v27i1p36-41 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225 |
Resumo: | Objetivou-se descrever e analisar a opinião de mães e de professoras sobre o uso do Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física na Realização de Atividades de Pintura e Colagem. Participaram 13 mães e 13 professoras de crianças com deficiência física. As participantes tinham duas tarefas. Primeiro, preencher o Protocolo com base na observação de uma filmagem da criança desempenhando uma atividade de pintura e colagem. Na sequência, responder a um roteiro de entrevista que tinha como objetivo identificar as suas opiniões acerca do uso deste Protocolo. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados sugerem que o Protocolo é de fácil preenchimento e de linguagem acessível para ambos os grupos. O seu uso representou uma possibilidade para identificar informações referentes ao desempenho da criança que, em alguma medida, podem contribuir para a atuação do professor e dos pais frente à realização de atividades escolares. |
id |
USP-43_93bf460b9a17497eadd279c937524e41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/99225 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
spelling |
Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.Opinião de mães e professoras sobre o uso de um protocolo de observação do desempenho de crianças com deficiência físicaPsychomotor performancePeople with physical disabilitiesMothersTeachersChildren with physical disabilities/education.PercepçãoDesempenho motor e de processoDeficiência físicaMãesProfessorasDesempenho psicomotorPessoas com deficiênciaDocentesCrianças com deficiência/educação.Objetivou-se descrever e analisar a opinião de mães e de professoras sobre o uso do Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física na Realização de Atividades de Pintura e Colagem. Participaram 13 mães e 13 professoras de crianças com deficiência física. As participantes tinham duas tarefas. Primeiro, preencher o Protocolo com base na observação de uma filmagem da criança desempenhando uma atividade de pintura e colagem. Na sequência, responder a um roteiro de entrevista que tinha como objetivo identificar as suas opiniões acerca do uso deste Protocolo. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados sugerem que o Protocolo é de fácil preenchimento e de linguagem acessível para ambos os grupos. O seu uso representou uma possibilidade para identificar informações referentes ao desempenho da criança que, em alguma medida, podem contribuir para a atuação do professor e dos pais frente à realização de atividades escolares.This paper aims to describe and analyze mothers’ and teachers’ opinions about use of an Observation Protocol of The Performance of Children With Physical Disabilities During Painting and Aollage Cctivities. A total of 13 mothers and 13 teachers of children with physical disabilities participated in the research. The participants had two tasks. First, fill in the Protocol after watching a recorded painting and collage activity. Subsequently, answer to an interview script prepared to identify their opinions regarding the use of this Protocol. The collected data were analyzed qualitatively. The results suggest that the Protocol is easy to fill in and the language is accessible to both groups. Its use enabled the identification of information related to the child’s performance that, to some extent, may help teachers and parents carrying out school activities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/9922510.11606/issn.2238-6149.v27i1p36-41Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 1 (2016); 36-41Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 1 (2016); 36-41Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 1 (2016); 36-412238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225/114570https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225/114571Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessZafani, Mariana DutraOmote, SadaoBaleotti, Luciana Ramos2016-07-08T15:42:26Zoai:revistas.usp.br:article/99225Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-07-08T15:42:26Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. Opinião de mães e professoras sobre o uso de um protocolo de observação do desempenho de crianças com deficiência física |
title |
Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. |
spellingShingle |
Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. Zafani, Mariana Dutra Psychomotor performance People with physical disabilities Mothers Teachers Children with physical disabilities/education. Percepção Desempenho motor e de processo Deficiência física Mães Professoras Desempenho psicomotor Pessoas com deficiência Docentes Crianças com deficiência/educação. Zafani, Mariana Dutra Psychomotor performance People with physical disabilities Mothers Teachers Children with physical disabilities/education. Percepção Desempenho motor e de processo Deficiência física Mães Professoras Desempenho psicomotor Pessoas com deficiência Docentes Crianças com deficiência/educação. |
title_short |
Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. |
title_full |
Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. |
title_fullStr |
Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. |
title_full_unstemmed |
Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. |
title_sort |
Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities. |
author |
Zafani, Mariana Dutra |
author_facet |
Zafani, Mariana Dutra Zafani, Mariana Dutra Omote, Sadao Baleotti, Luciana Ramos Omote, Sadao Baleotti, Luciana Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Omote, Sadao Baleotti, Luciana Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zafani, Mariana Dutra Omote, Sadao Baleotti, Luciana Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psychomotor performance People with physical disabilities Mothers Teachers Children with physical disabilities/education. Percepção Desempenho motor e de processo Deficiência física Mães Professoras Desempenho psicomotor Pessoas com deficiência Docentes Crianças com deficiência/educação. |
topic |
Psychomotor performance People with physical disabilities Mothers Teachers Children with physical disabilities/education. Percepção Desempenho motor e de processo Deficiência física Mães Professoras Desempenho psicomotor Pessoas com deficiência Docentes Crianças com deficiência/educação. |
description |
Objetivou-se descrever e analisar a opinião de mães e de professoras sobre o uso do Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física na Realização de Atividades de Pintura e Colagem. Participaram 13 mães e 13 professoras de crianças com deficiência física. As participantes tinham duas tarefas. Primeiro, preencher o Protocolo com base na observação de uma filmagem da criança desempenhando uma atividade de pintura e colagem. Na sequência, responder a um roteiro de entrevista que tinha como objetivo identificar as suas opiniões acerca do uso deste Protocolo. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados sugerem que o Protocolo é de fácil preenchimento e de linguagem acessível para ambos os grupos. O seu uso representou uma possibilidade para identificar informações referentes ao desempenho da criança que, em alguma medida, podem contribuir para a atuação do professor e dos pais frente à realização de atividades escolares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225 10.11606/issn.2238-6149.v27i1p36-41 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v27i1p36-41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225/114570 https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225/114571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 1 (2016); 36-41 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 1 (2016); 36-41 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 1 (2016); 36-41 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1822181367405871104 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v27i1p36-41 |