O espaço do brincante na experiência do Projeto Casarão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Roseli Esquerdo
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Barros, Denise Dias, Malfitano, Ana Paula Serrata, Galvani, Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224307
Resumo: Este trabalho faz parte de um programa de intervenção de terapia ocupacional no campo social que vem sendo desenvolvido por docentes, profissionais e estudantes da USP e da UFSCar. Os dados aqui apresentados são parte de um projeto que se insere no campo da Pesquisa Participante e que vem realizando um estudo etnográfico como base de intervenção no campo da Terapia Ocupacional Social. A Associação de Construção por Mutirão do Casarão (Movimento de Luta por Moradia Urbana - Unidade do Brás, São Paulo) propôs ao Núcleo USP/UFSCar do Projeto Metuia uma parceria em termos de produção de propostas de soluções para problemáticas que vêm percebendo em seu meio social. Dessa forma foi criado o Projeto Casarão - Centro de Cultura e Convivência da Celso Garcia, que busca formas de equacionar as necessidades de uma população em situação de risco e vulnerabilidade social. Uma de suas propostas tem como objetivo trabalhar com as crianças de dois a seis anos, através de oficinas de brinquedos e brincadeiras, além de atenção domiciliar, atendimento e prosseguimento individualizados. Este relato descreve o trabalho realizado na Oficina de Brinquedos e Brincadeiras e seus desdobramentos. Observamos que as atividades desenvolvidas visam contribuir constituindo lugares e ações comunitárias na área da infância e adolescência, promover a melhoria de qualidade de vida e abrir possibilidades de fortalecimento das redes sociais, nem sempre presentes no cotidiano das crianças brasileiras.
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