Repercussões da inclusão escolar sobre o cotidiano de crianças com deficiência: um estudo a partir do relato das famílias
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13971 |
Resumo: | Na cidade de São Paulo, principalmente na rede pública municipal, tem-se optado em incluir crianças com deficiência em salas regulares de ensino, buscando garantir a equidade de direitos para todos. Partindo desse princípio, objetivou-se estudar e refletir, qualitativamente, os impactos da educação inclusiva na vida cotidiana das crianças com deficiência, a partir de entrevistas abertas com as famílias de crianças com deficiência mental e/ou distúrbios globais do desenvolvimento inseridas em classes regulares das escolas públicas, contribuindo com o desenvolvimento de avaliações sobre as repercussões da inclusão escolar na vida dessas crianças, promovendo reflexões, estimulando novas ações e trabalhos na área. |
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Repercussões da inclusão escolar sobre o cotidiano de crianças com deficiência: um estudo a partir do relato das famílias Repercussions of scholar inclusion on quotidian of children with special needs: a study initiated from families account Occupacional TherapyDisabled childrenFamilyEducational measurementEducationprimary and secondarySchool admission criteriaTerapia OcupacionalCrianças portadoras de deficiênciaFamíliaAvaliação educacionalEducação primáriaCritérios de administração escolar Na cidade de São Paulo, principalmente na rede pública municipal, tem-se optado em incluir crianças com deficiência em salas regulares de ensino, buscando garantir a equidade de direitos para todos. Partindo desse princípio, objetivou-se estudar e refletir, qualitativamente, os impactos da educação inclusiva na vida cotidiana das crianças com deficiência, a partir de entrevistas abertas com as famílias de crianças com deficiência mental e/ou distúrbios globais do desenvolvimento inseridas em classes regulares das escolas públicas, contribuindo com o desenvolvimento de avaliações sobre as repercussões da inclusão escolar na vida dessas crianças, promovendo reflexões, estimulando novas ações e trabalhos na área. At São Paulo City, mainly in the public municipal net, special needs children have been included in mainstream school rooms, looking for to guarantee the universal equity for all people. According to this concept, the main purpose of this research was to study and to consider, on the qualitative way, the impacts of inclusive education on daily life children with special needs by interviewing families with mental deficiency and developmental disturbance children included in rooms of mainstream public schools, by making contributions to develop tests about the repercussions of inclusion on children´s life, by promoting reflections and encouraging new actions and studies in this area. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1397110.11606/issn.2238-6149.v16i3p124-130Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 16 Núm. 3 (2005); 124-130Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 16 No. 3 (2005); 124-130Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 16 n. 3 (2005); 124-1302238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13971/15789Costabile, CamilaBrunello, Maria Inês Brittoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T12:07:52Zoai:revistas.usp.br:article/13971Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-03-04T12:07:52Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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