Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
DOI: | 10.11606/issn.2238-6149.v23i3p274-282 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55643 |
Resumo: | O estudo buscou conhecer as propostas e ações das equipes pedagógicas de escolasmunicipais de ensino básico, do município de Holambra-SP, para efetivar a inclusão escolar decrianças com defi ciência e transtornos psíquicos e identifi car os principais facilitadores e desafi osdo processo. A partir de levantamentos das escolas municipais e estaduais de ensino básico domunicípio, foram selecionadas aquelas que tinham crianças com defi ciência ou transtornos psíquicos matriculadas. Nelas, buscou-se os profi ssionais que trabalhavam com crianças nessas condiçõese realizou-se entrevistas abertas e semi-estruturadas. Os resultados mostram que as equipes pedagógicas vêm construindo propostas de intervenção que respondem à diversidade dos alunos e à heterogeneidade das salas de aula. Apontam também para os facilitadores e desafi os que permeiamo processo de inclusão escolar dessa população, tais como: a formação profi ssional, a importânciado apoio de profi ssionais da saúde e assistência social, bem como recursos e estratégias de ensinodesenvolvidas por eles para abarcar todos os alunos. Finalmente, elucida as possíveis contribuições da terapia ocupacional para esse processo. A pesquisa mostrou a importância de conhecer o cotidiano escolar para o que os profi ssionais implicados com a inclusão escolar, especialmente o terapeutaocupacional, possam pensar ações efetivas nesse contexto |
id |
USP-43_a452fd77975c1ad02f128fea8b5dafa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/55643 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
spelling |
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratórioEducação especialCrianças com deficiência/educaçãoMainstreaming (educação)Terapia ocupacionalO estudo buscou conhecer as propostas e ações das equipes pedagógicas de escolasmunicipais de ensino básico, do município de Holambra-SP, para efetivar a inclusão escolar decrianças com defi ciência e transtornos psíquicos e identifi car os principais facilitadores e desafi osdo processo. A partir de levantamentos das escolas municipais e estaduais de ensino básico domunicípio, foram selecionadas aquelas que tinham crianças com defi ciência ou transtornos psíquicos matriculadas. Nelas, buscou-se os profi ssionais que trabalhavam com crianças nessas condiçõese realizou-se entrevistas abertas e semi-estruturadas. Os resultados mostram que as equipes pedagógicas vêm construindo propostas de intervenção que respondem à diversidade dos alunos e à heterogeneidade das salas de aula. Apontam também para os facilitadores e desafi os que permeiamo processo de inclusão escolar dessa população, tais como: a formação profi ssional, a importânciado apoio de profi ssionais da saúde e assistência social, bem como recursos e estratégias de ensinodesenvolvidas por eles para abarcar todos os alunos. Finalmente, elucida as possíveis contribuições da terapia ocupacional para esse processo. A pesquisa mostrou a importância de conhecer o cotidiano escolar para o que os profi ssionais implicados com a inclusão escolar, especialmente o terapeutaocupacional, possam pensar ações efetivas nesse contextoUniversidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/5564310.11606/issn.2238-6149.v23i3p274-282Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 274-282Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 No. 3 (2012); 274-282Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 23 n. 3 (2012); 274-2822238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55643/59103Schaik, Evelien Emmy vanBrunello, Maria Inês Brittoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-17T12:24:30Zoai:revistas.usp.br:article/55643Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2014-10-17T12:24:30Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório |
title |
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório |
spellingShingle |
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório Schaik, Evelien Emmy van Educação especial Crianças com deficiência/educação Mainstreaming (educação) Terapia ocupacional Schaik, Evelien Emmy van Educação especial Crianças com deficiência/educação Mainstreaming (educação) Terapia ocupacional |
title_short |
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório |
title_full |
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório |
title_fullStr |
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório |
title_sort |
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório |
author |
Schaik, Evelien Emmy van |
author_facet |
Schaik, Evelien Emmy van Schaik, Evelien Emmy van Brunello, Maria Inês Britto Brunello, Maria Inês Britto |
author_role |
author |
author2 |
Brunello, Maria Inês Britto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schaik, Evelien Emmy van Brunello, Maria Inês Britto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Crianças com deficiência/educação Mainstreaming (educação) Terapia ocupacional |
topic |
Educação especial Crianças com deficiência/educação Mainstreaming (educação) Terapia ocupacional |
description |
O estudo buscou conhecer as propostas e ações das equipes pedagógicas de escolasmunicipais de ensino básico, do município de Holambra-SP, para efetivar a inclusão escolar decrianças com defi ciência e transtornos psíquicos e identifi car os principais facilitadores e desafi osdo processo. A partir de levantamentos das escolas municipais e estaduais de ensino básico domunicípio, foram selecionadas aquelas que tinham crianças com defi ciência ou transtornos psíquicos matriculadas. Nelas, buscou-se os profi ssionais que trabalhavam com crianças nessas condiçõese realizou-se entrevistas abertas e semi-estruturadas. Os resultados mostram que as equipes pedagógicas vêm construindo propostas de intervenção que respondem à diversidade dos alunos e à heterogeneidade das salas de aula. Apontam também para os facilitadores e desafi os que permeiamo processo de inclusão escolar dessa população, tais como: a formação profi ssional, a importânciado apoio de profi ssionais da saúde e assistência social, bem como recursos e estratégias de ensinodesenvolvidas por eles para abarcar todos os alunos. Finalmente, elucida as possíveis contribuições da terapia ocupacional para esse processo. A pesquisa mostrou a importância de conhecer o cotidiano escolar para o que os profi ssionais implicados com a inclusão escolar, especialmente o terapeutaocupacional, possam pensar ações efetivas nesse contexto |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55643 10.11606/issn.2238-6149.v23i3p274-282 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55643 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v23i3p274-282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55643/59103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 274-282 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 No. 3 (2012); 274-282 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 23 n. 3 (2012); 274-282 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1822181367252779008 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v23i3p274-282 |