Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaik, Evelien Emmy van
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brunello, Maria Inês Britto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
DOI: 10.11606/issn.2238-6149.v23i3p274-282
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55643
Resumo: O estudo buscou conhecer as propostas e ações das equipes pedagógicas de escolasmunicipais de ensino básico, do município de Holambra-SP, para efetivar a inclusão escolar decrianças com defi ciência e transtornos psíquicos e identifi car os principais facilitadores e desafi osdo processo. A partir de levantamentos das escolas municipais e estaduais de ensino básico domunicípio, foram selecionadas aquelas que tinham crianças com defi ciência ou transtornos psíquicos matriculadas. Nelas, buscou-se os profi ssionais que trabalhavam com crianças nessas condiçõese realizou-se entrevistas abertas e semi-estruturadas. Os resultados mostram que as equipes pedagógicas vêm construindo propostas de intervenção que respondem à diversidade dos alunos e à heterogeneidade das salas de aula. Apontam também para os facilitadores e desafi os que permeiamo processo de inclusão escolar dessa população, tais como: a formação profi ssional, a importânciado apoio de profi ssionais da saúde e assistência social, bem como recursos e estratégias de ensinodesenvolvidas por eles para abarcar todos os alunos. Finalmente, elucida as possíveis contribuições da terapia ocupacional para esse processo. A pesquisa mostrou a importância de conhecer o cotidiano escolar para o que os profi ssionais implicados com a inclusão escolar, especialmente o terapeutaocupacional, possam pensar ações efetivas nesse contexto
id USP-43_a452fd77975c1ad02f128fea8b5dafa9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/55643
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
spelling Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratórioEducação especialCrianças com deficiência/educaçãoMainstreaming (educação)Terapia ocupacionalO estudo buscou conhecer as propostas e ações das equipes pedagógicas de escolasmunicipais de ensino básico, do município de Holambra-SP, para efetivar a inclusão escolar decrianças com defi ciência e transtornos psíquicos e identifi car os principais facilitadores e desafi osdo processo. A partir de levantamentos das escolas municipais e estaduais de ensino básico domunicípio, foram selecionadas aquelas que tinham crianças com defi ciência ou transtornos psíquicos matriculadas. Nelas, buscou-se os profi ssionais que trabalhavam com crianças nessas condiçõese realizou-se entrevistas abertas e semi-estruturadas. Os resultados mostram que as equipes pedagógicas vêm construindo propostas de intervenção que respondem à diversidade dos alunos e à heterogeneidade das salas de aula. Apontam também para os facilitadores e desafi os que permeiamo processo de inclusão escolar dessa população, tais como: a formação profi ssional, a importânciado apoio de profi ssionais da saúde e assistência social, bem como recursos e estratégias de ensinodesenvolvidas por eles para abarcar todos os alunos. Finalmente, elucida as possíveis contribuições da terapia ocupacional para esse processo. A pesquisa mostrou a importância de conhecer o cotidiano escolar para o que os profi ssionais implicados com a inclusão escolar, especialmente o terapeutaocupacional, possam pensar ações efetivas nesse contextoUniversidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/5564310.11606/issn.2238-6149.v23i3p274-282Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 274-282Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 No. 3 (2012); 274-282Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 23 n. 3 (2012); 274-2822238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55643/59103Schaik, Evelien Emmy vanBrunello, Maria Inês Brittoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-17T12:24:30Zoai:revistas.usp.br:article/55643Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2014-10-17T12:24:30Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
title Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
spellingShingle Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
Schaik, Evelien Emmy van
Educação especial
Crianças com deficiência/educação
Mainstreaming (educação)
Terapia ocupacional
Schaik, Evelien Emmy van
Educação especial
Crianças com deficiência/educação
Mainstreaming (educação)
Terapia ocupacional
title_short Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
title_full Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
title_fullStr Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
title_sort Propostas de inclusão escolar de crianças com deficiência no município de Holambra, SP: um estudo exploratório
author Schaik, Evelien Emmy van
author_facet Schaik, Evelien Emmy van
Schaik, Evelien Emmy van
Brunello, Maria Inês Britto
Brunello, Maria Inês Britto
author_role author
author2 Brunello, Maria Inês Britto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schaik, Evelien Emmy van
Brunello, Maria Inês Britto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Crianças com deficiência/educação
Mainstreaming (educação)
Terapia ocupacional
topic Educação especial
Crianças com deficiência/educação
Mainstreaming (educação)
Terapia ocupacional
description O estudo buscou conhecer as propostas e ações das equipes pedagógicas de escolasmunicipais de ensino básico, do município de Holambra-SP, para efetivar a inclusão escolar decrianças com defi ciência e transtornos psíquicos e identifi car os principais facilitadores e desafi osdo processo. A partir de levantamentos das escolas municipais e estaduais de ensino básico domunicípio, foram selecionadas aquelas que tinham crianças com defi ciência ou transtornos psíquicos matriculadas. Nelas, buscou-se os profi ssionais que trabalhavam com crianças nessas condiçõese realizou-se entrevistas abertas e semi-estruturadas. Os resultados mostram que as equipes pedagógicas vêm construindo propostas de intervenção que respondem à diversidade dos alunos e à heterogeneidade das salas de aula. Apontam também para os facilitadores e desafi os que permeiamo processo de inclusão escolar dessa população, tais como: a formação profi ssional, a importânciado apoio de profi ssionais da saúde e assistência social, bem como recursos e estratégias de ensinodesenvolvidas por eles para abarcar todos os alunos. Finalmente, elucida as possíveis contribuições da terapia ocupacional para esse processo. A pesquisa mostrou a importância de conhecer o cotidiano escolar para o que os profi ssionais implicados com a inclusão escolar, especialmente o terapeutaocupacional, possam pensar ações efetivas nesse contexto
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55643
10.11606/issn.2238-6149.v23i3p274-282
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55643
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v23i3p274-282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55643/59103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 274-282
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 No. 3 (2012); 274-282
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 23 n. 3 (2012); 274-282
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1822181367252779008
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v23i3p274-282