Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/115473 |
Resumo: | O estudo objetivou analisar os efeitos da intervenção de Terapia Ocupacional, no âmbito da educação em saúde, no conhecimento acerca da HAS e na adesão ao tratamento do paciente hipertenso. Trata-se de um estudo clínico, descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo 7 pacientes hipertensos atendidos pelo programa HIPERDIA de uma Unidade Básica de Saúde de Belém, que apresentaram conhecimento precário e/ou baixa adesão ao tratamento da HAS. Os pacientes foram selecionados a partir da aplicação de dois questionários semiestruturados que objetivaram avaliar o conhecimento acerca da HAS, a adesão ao tratamento e a rotina ocupacional dos participantes. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: aplicação dos questionários, intervenção educativa em 13 sessões e re-aplicação dos questionários. A análise de dados foi desenvolvida de forma quanti-qualitativa. Os resultados apontaram uma ampliação em média de 76,4% dos níveis de conhecimento (p=0,0007*) e de 77,81% nos níveis de adesão ao tratamento (p=0,0012*) dos participantes após a realização da intervenção, com introdução de hábitos mais saudáveis na rotina ocupacional. Concluiu-se que o conhecimento dos participantes acerca de sua doença contribuiu para o aumento da adesão ao tratamento, evidenciando estreita relação entre rotina ocupacional e adesão ao tratamento. Constatou-se a eficácia da intervenção de Terapia Ocupacional na abordagem de educação em saúde junto ao paciente hipertenso. |
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