Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Karoline Vitória Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: De Castro, Yarima Silva Gomes, Najjar, Enise Cássia Abdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/115473
Resumo: O estudo objetivou analisar os efeitos da intervenção de Terapia Ocupacional, no âmbito da educação em saúde, no conhecimento acerca da HAS e na adesão ao tratamento do paciente hipertenso. Trata-se de um estudo clínico, descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo 7 pacientes hipertensos atendidos pelo programa HIPERDIA de uma Unidade Básica de Saúde de Belém, que apresentaram conhecimento precário e/ou baixa adesão ao tratamento da HAS. Os pacientes foram selecionados a partir da aplicação de dois questionários semiestruturados que objetivaram avaliar o conhecimento acerca da HAS, a adesão ao tratamento e a rotina ocupacional dos participantes. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: aplicação dos questionários, intervenção educativa em 13 sessões e re-aplicação dos questionários. A análise de dados foi desenvolvida de forma quanti-qualitativa. Os resultados apontaram uma ampliação em média de 76,4% dos níveis de conhecimento (p=0,0007*) e de 77,81% nos níveis de adesão ao tratamento (p=0,0012*) dos participantes após a realização da intervenção, com introdução de hábitos mais saudáveis na rotina ocupacional. Concluiu-se que o conhecimento dos participantes acerca de sua doença contribuiu para o aumento da adesão ao tratamento, evidenciando estreita relação entre rotina ocupacional e adesão ao tratamento. Constatou-se a eficácia da intervenção de Terapia Ocupacional na abordagem de educação em saúde junto ao paciente hipertenso.
id USP-43_a8ffda1bdc0d83bcc7b3121a4acd1e8f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/115473
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.Efeitos de um programa de intervenção terapêutico ocupacional em pacientes com hipertensão arterial sistêmicaHypertensionHealth educationOccupational therapy.HipertensãoEducação em saúdeTerapia ocupacional.O estudo objetivou analisar os efeitos da intervenção de Terapia Ocupacional, no âmbito da educação em saúde, no conhecimento acerca da HAS e na adesão ao tratamento do paciente hipertenso. Trata-se de um estudo clínico, descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo 7 pacientes hipertensos atendidos pelo programa HIPERDIA de uma Unidade Básica de Saúde de Belém, que apresentaram conhecimento precário e/ou baixa adesão ao tratamento da HAS. Os pacientes foram selecionados a partir da aplicação de dois questionários semiestruturados que objetivaram avaliar o conhecimento acerca da HAS, a adesão ao tratamento e a rotina ocupacional dos participantes. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: aplicação dos questionários, intervenção educativa em 13 sessões e re-aplicação dos questionários. A análise de dados foi desenvolvida de forma quanti-qualitativa. Os resultados apontaram uma ampliação em média de 76,4% dos níveis de conhecimento (p=0,0007*) e de 77,81% nos níveis de adesão ao tratamento (p=0,0012*) dos participantes após a realização da intervenção, com introdução de hábitos mais saudáveis na rotina ocupacional. Concluiu-se que o conhecimento dos participantes acerca de sua doença contribuiu para o aumento da adesão ao tratamento, evidenciando estreita relação entre rotina ocupacional e adesão ao tratamento. Constatou-se a eficácia da intervenção de Terapia Ocupacional na abordagem de educação em saúde junto ao paciente hipertenso.The objective of this study was to analyze the effects of Occupational Therapy intervention on health education, knowledge about Systemic Arterial Hypertension (SAH) and adherence to treatment of hypertensive patients. This is a clinical, descriptive study, with quantitative-qualitative approach. Seven hypertensive patients attended by the HIPERDIA program of a Primary Health Unit in Belém, Brazil, participated in the study, who presented poor knowledge and/or low adherence to the treatment of hypertension. Patients were selected from the application of two semi-structured questionnaires that aimed to evaluate the knowledge about SAH, adherence to treatment and occupational routine of the participants. The research was developed in three stages: application of questionnaires, educational intervention in 13 sessions and re-application of questionnaires. Data analysis was developed in a quantitative-qualitative way. The results showed an average increase of 76.4% in the knowledge levels (p = 0.0007*) and 77.81% in the levels of adherence to the treatment (p = 0.0012*) of participants after the intervention, with introduction of healthier habits in the occupational routine. It was concluded that the participants’ knowledge about their disease contributed to the increase of adherence to the treatment, evidencing a close relationship between occupational routine and adherence to treatment. It was verified the effectiveness of the Occupational Therapy intervention in the approach of health education to the hypertensive patient.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2017-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/11547310.11606/issn.2238-6149.v28i1p63-70Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 Núm. 1 (2017); 63-70Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 No. 1 (2017); 63-70Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 28 n. 1 (2017); 63-702238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/115473/129268https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/115473/129269Copyright (c) 2017 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Karoline Vitória SilvaDe Castro, Yarima Silva GomesNajjar, Enise Cássia Abdo2018-04-06T15:27:56Zoai:revistas.usp.br:article/115473Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2018-04-06T15:27:56Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.
Efeitos de um programa de intervenção terapêutico ocupacional em pacientes com hipertensão arterial sistêmica
title Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.
spellingShingle Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.
Rodrigues, Karoline Vitória Silva
Hypertension
Health education
Occupational therapy.
Hipertensão
Educação em saúde
Terapia ocupacional.
title_short Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.
title_full Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.
title_fullStr Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.
title_full_unstemmed Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.
title_sort Effects of an occupational therapy intervention program on patients with systemic arterial hypertension.
author Rodrigues, Karoline Vitória Silva
author_facet Rodrigues, Karoline Vitória Silva
De Castro, Yarima Silva Gomes
Najjar, Enise Cássia Abdo
author_role author
author2 De Castro, Yarima Silva Gomes
Najjar, Enise Cássia Abdo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Karoline Vitória Silva
De Castro, Yarima Silva Gomes
Najjar, Enise Cássia Abdo
dc.subject.por.fl_str_mv Hypertension
Health education
Occupational therapy.
Hipertensão
Educação em saúde
Terapia ocupacional.
topic Hypertension
Health education
Occupational therapy.
Hipertensão
Educação em saúde
Terapia ocupacional.
description O estudo objetivou analisar os efeitos da intervenção de Terapia Ocupacional, no âmbito da educação em saúde, no conhecimento acerca da HAS e na adesão ao tratamento do paciente hipertenso. Trata-se de um estudo clínico, descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo 7 pacientes hipertensos atendidos pelo programa HIPERDIA de uma Unidade Básica de Saúde de Belém, que apresentaram conhecimento precário e/ou baixa adesão ao tratamento da HAS. Os pacientes foram selecionados a partir da aplicação de dois questionários semiestruturados que objetivaram avaliar o conhecimento acerca da HAS, a adesão ao tratamento e a rotina ocupacional dos participantes. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: aplicação dos questionários, intervenção educativa em 13 sessões e re-aplicação dos questionários. A análise de dados foi desenvolvida de forma quanti-qualitativa. Os resultados apontaram uma ampliação em média de 76,4% dos níveis de conhecimento (p=0,0007*) e de 77,81% nos níveis de adesão ao tratamento (p=0,0012*) dos participantes após a realização da intervenção, com introdução de hábitos mais saudáveis na rotina ocupacional. Concluiu-se que o conhecimento dos participantes acerca de sua doença contribuiu para o aumento da adesão ao tratamento, evidenciando estreita relação entre rotina ocupacional e adesão ao tratamento. Constatou-se a eficácia da intervenção de Terapia Ocupacional na abordagem de educação em saúde junto ao paciente hipertenso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/115473
10.11606/issn.2238-6149.v28i1p63-70
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/115473
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v28i1p63-70
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/115473/129268
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/115473/129269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 Núm. 1 (2017); 63-70
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 No. 1 (2017); 63-70
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 28 n. 1 (2017); 63-70
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042670755479552